Tecido wax

Tecido wax

Tecido confeccionado

Tecido confeccionado

Sempre admirei o tecido das parisienses de origem africana. Acho que ninguém fica indiferente diante das cores e das estampas que sobressaem no cenário cinza de Paris.

Qual não foi minha surpresa ao ler no jornal Le Monde a história destes maravilhosos tecidos fabricados… na Holanda. A marca de chama Vlisco e a indústria holandesa fornece há mais de um século aos inúmeros países africanos. Criada em 1846, Vlisco influenciou o gosto vestimentário da África central e ocidental e, por sua vez, se deixou influenciar pelas mulheres e estilistas destas regiões.

Wax

Wax da Mariane Boutique

O tecido se chama wax e sua fabricação, 100% algodão, pede 22 etapas diferentes. Ele não é vendido ao metro. Compra-se a peça de 6 metros, como na foto acima. Seu preço começa em 65 euros a peça. O super-wax, a gama superior, custa mais caro.

No século XIX, a empresa fabricava tecidos visando o mercado colonial, hoje a Indonésia. Antes do Canal de Suez, os barcos holandeses, a caminho da colônia asiática, navegavam ao longo da costa da África fazendo escalas para reabastecimento. E foi assim que estes tecidos se aclimataram na região. A partir de 1930, Vlisco passou a produzir somente para os países africanos.

Pilha de wax nas lojas

Wax da Mariame Boutique

No 18ème distrito de Paris encontramos lojas que vendem o wax. Fomos conferir e passamos algumas horas descobrindo pequenas lojas de tecidos, mercados vendendo mandiocas e minúsculos ateliers de confecção.

As lojas de tecidos vendem o verdadeiro wax da Vlisco e cópias fabricadas na África ou na China com preços bem mais baratos.

Kumasi Market

Kumasi Market

Kumasi Market é uma loja bem organizada e com bela escolha de tecidos originais e cópias.

Tecidos

Tecidos da Mariame Boutique

Na minúscula Mariame Boutique a mãe vende tecidos e a filha ataca a confecção. Nesta, o acolhimento foi mais sorridente e amável.

Nesta tarde, estava acompanhada por Rita, a fotógrafa do Conexão Paris. Gentilmente ela foi a minha guia do bairro, pois em uma destas lojas Rita encomendou seu vestido de noiva. Este vestido virou fonte de inspiração para um artigo publicado pelo CP. Leia aqui. E se precisar de uma fotógrafa em Paris, leia a proposta da Rita aqui.

Kumasi Market: 39 bis rue Doudeauville, 75018. Metrô Château Rouge.

Mariame Boutique: 35 rue Poissonnier, 75018. Metrô Château Rouge.

www.vlisco.com


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.