Por Renata Poletto

Sou estudante de Artes Plásticas no Brasil e estou em intercâmbio internacional entre universidades federais. Aqui em Paris faço mestrado em História da Arte.

Como amante das artes em geral, e para melhor aproveitar os pontos turísticos e meu tempo, decidi fazer os passeios guiados com a guia conferencista Zildinha que conhece Paris como ninguém. Esta é a melhor forma de descobrir e conhecer os lugares que nos interessam.

Montmartre metrô Abbesses

Montmartre metrô Abbesses

Um dos passeios foi em Montmarte, ou Monte dos Martírios, que recebeu esse nome devido ao martírio de Saint Denis. O tour tem ponto de partida diante do metro Abbesses com sua decoração estilo orgânico da Art Nouveau.

Montmartre é um dos bairros mais altos de Paris com uma belíssima vista panorâmica da cidade e possui inúmeras histórias e segredos. Com estilo de vida boêmio, muitos artistas e escritores aí viveram.

Hoje, a colina de Montmartre faz parte de Paris e se localiza no 18º arrondissement da cidade. Mas nem sempre foi assim, como conta Zildinha.

Antes de 1860, a colina era um vilarejo onde moravam trabalhadores, operários e artistas. Todos sofriam com a pobreza, com as dificuldades de saneamento, com o calor e o frio que abatiam a colina.

Zildinha diante do Bateau Lavoir

Zildinha diante do Bateau Lavoir

Conhecemos o ateliê Le Bateau Lavoir, onde viveu Pablo Picasso. O artista chegou ainda jovem e foi neste ateliê que desenvolveu sua fase rosa e mais tarde criou seu famoso estilo cubista.

Descobri ainda que os antigos ateliês funcionam e que recebem jovens artistas do mundo todo. Até hoje a colina ainda mantém seu clima boêmio e artístico. É simplesmente incrível o ambiente criativo que exala em Montmartre.

Praça Tertre

Praça Tertre

Quando chegamos na Place du Tertre, rodeada por galerias e bares entupidos de gente, sentimos uma sensação de alegria. O ambiente é leve e colorido com suas  pinturas, desenhos, caricaturas, esculturas, grafites e stencil nas paredes.

Zildinha e os affiches antigos

Zildinha e os affiches antigos

Sem contar a beleza dos tradicionais affiches que na época promoviam os cabarés e os teatros do bairro.

Passamos pelo Lapin Agile que foi o mais antigo cabaré de Montmartre. Aberto em 1869, ele era ponto de encontro de artistas e críticos. Hoje ele é um pitoresco restaurante.

Conheci a vinha de Montmartre, sim, Montmartre ainda produz vinhos. A produção é pequena e os valores altos. Na realidade, o vinho de Montmartre não é tão bom quanto parece devido ao tipo de uva. Toda a renda arrecadada é doada para obras sociais.

Moulin

Moulin de la Galette

Os famosos moinhos da colina montmartreana são belos mas apenas um, o Moulin de la Galette, nos recorda os moinhos da época. Somente este possui uma estrutura próxima do original, revela a guia. Na segunda metade do século 18, o Moulin de la Galette se tornou uma Ganguete, bares populares, e foi imortalizado por Renoir na famosa tela “O Baile no Moulin de la Galette”.

Montmartre, Moulin Rouge

Montmartre, Moulin Rouge

Pude conhecer melhor o famosíssimo cabaré Moulin Rouge construído para uma das exposições universais de Paris, como a Torre Eiffel. Hoje, ele realiza espetáculos com grandes produções e funciona como um teatro de revista.

Montmartre, a Maison Rose

Montmartre, a Maison Rose

Descendo a rua Lepic encontramos o café Les 2 Moulins onde foram gravadas cenas do filme “O fabuloso destino de Amelie Poulain”, passamos também pela casa onde viveu Van Gogh com seu irmão Théo, pela Maison Rose e pela praça Dalida.

Montmartre, Sacre Coeur

Montmartre, Sacre Coeur

Descobrimos ainda outros segredos e para finalizar chegamos na Basílica de Sacré Coeur. A Basílica do Sagrado Coração de Jesus foi construída como pagamento de promessa caso Paris saísse ilesa de uma importante revolta social. Para selar a paz na cidade, a partir deste momento a cidade foi colocada sob a proteção de Jesus.

A basílica é um templo da igreja católica romana e tem inspiração arquitetônica românica e bizantina. Ela foi construída com um mármore que dispersa cálcio e apesar da chuva e da poluição mantem-se branca. Sua construção durou de 1875 até 1914. Seu pórtico possui três arcos com estátuas de Jesus, Joana D’Arc e do Rei São Luis IX. O interior da basílica é indescritível e é uma experiência que não podemos perder.

Zildinha e sua equipe propõem passeios a pé pelos bairros de Paris, incluindo Montmartre e visitas guiadas dos museus e de Versailles. Para reservar os passeios ou saber mais informações, entre em contato com a Zildinha no email visiteparisape@gmail.com

Outros artigos sobre Montmartre:


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.