Fauchon, Madeleine

Fauchon, Madeleine

Fauchon é uma épicerie histórica e um dos mais famosos endereços da gastronomia francesa. Fauchon faz parte dos endereços que frequentamos pela sua história, assim como o Café Les Deux Magots, a brasserie Lipp e o Flore.

Quando a conhecemos, hoje, nas cores rosa Barbie, ouro e preto esmaltado, custamos imaginar a versão original, épicerie e salão de chá inglês do final do anos 1880.

Fauchon

Fauchon

A história começou em 1886, quando um comerciante de legumes e frutas abre sua loja na Madeleine. Pela qualidade dos seus produtos ele atrai a rica clientela parisiense. Em 1898 seu salão de chá já é ponto de encontro dos chics da época.

Em torno de 1950, Fauchon importa produtos exóticos e inventa a épicerie que vende morangos no Natal, cerejas do Chile e abacates de países tropicais. Hoje, qualquer supermercado vende mamão e abacaxi do Brasil. Mas em meados do século XX, Fauchon representava o luxo sem limites, o único endereço onde parisienses se abasteciam em produtos requintados, franceses ou importados.

Na revolta estudantil do final dos anos 1960, os maoistas investiram a loja da Madeleine aos gritos “abaixo Fauchon”, o grande símbolo da burguesia nacional. Dizem que Sartre apoia o movimento estimando que a “existência mesmo do Fauchon é um escândalo”.

Nos anos 1980, Fauchon perdeu sua originalidade. Kiwis e litchis, os parisienses encontram para todos os lados.

No início do anos 2000, Fauchon muda de estratégia e salva esta marca maravilhosa. A loja adota as cores atuais, os produtos são design e a comunicação agressiva. Hoje, não frequentamos mais o Fauchon para fazer compras de legumes e frutas. Para isto temos os maravilhosos mercados de bairro ou a Lafayette Gourmet e a Grande Épicerie.

Fauchon, éclair

Fauchon, éclair

Fauchon hoje é uma marca vendendo presentes e lembranças da gastronomia francesa e produtos de excelente qualidade.

Fauchon, restaurante

Fauchon, restaurante

Atravessamos Paris para degustar éclairs, foie gras, geléias, chás, cafés, madeleines. Fauchon possui, somente em Paris, 75 chefs cozinheiros e pâtissiers. Seu restaurante, no primeiro andar do número 30 da praça, é agradável e os pratos saborosos. Nós já testamos o restaurante, clique aqui para ler o artigo. Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Fauchon Le Café.

Mas o grande segredo do sucesso da marca Fauchon é a exportação. O Oriente Médio é o grande consumidor dos seus famosos produtos.

Acabei de ler uma entrevista com o proprietário que prevê, para 2015, grandes reformas das lojas da Madeleine. Tomara que elas continuem abertas durante as obras.

Além do Fauchon, Paris possui dois outros espaços gastronômicos maravilhosos. Clique aqui para saber tudo sobre a Lafayette Gourmet. Clique aqui para conhecer a Grande Épicerie de Paris.

E para terminar, na frente desta épicerie luxuosa encontra-se um restaurante popular administrado por uma associação chamada Foyer de la Madeleine. Ele se encontra no subsolo da igreja e mediante uma cotização anual de 5 euros, o almoço servindo entrada+prato+sobremesa custa apenas 8.50 euros. E, para as pessoas sem recursos, a refeição é gratuita. Leia mais aqui.


melhor barman do mundoConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.