A grande novidade das Galeries Lafayette Paris Haussmann nesse fim de ano é a reformulação dos seus departamentos dedicados à gastronomia e à casa.

Antes separados em prédios distintos, esses departamentos foram reunidos sob o mesmo teto no edifício onde antes funcionava a Lafayette Maison. O local agora passa a se chamar Lafayette Gourmet & Maison e seus 5 andares receberam denominações especiais de acordo com o tipo de produto ali vendido:

Subsolo

No subsolo, chamado Faire Son Marché (fazer seu mercado), fica o supermercado propriamente dito e sua grande seleção de alimentos frescos e não perecíveis.

frutas

Frutas no Veggie Point

O destaque são as três principais seções:

O açougue gourmet Le Bourdonnec, que vende carnes excepcionais.

O Fish Point, que vende peixes e frutos do mar.

fishpoint

Fish Point

ostras

Ostras no Fish Point

La table du fromager vende alguns dos quase 400 tipos diferentes de queijos produzidos na França.

queijos

Queijos

Nas seções de carnes e de peixes, além de se comprar os produtos frescos para levar para casa, pode-se também desgustá-los sur place nos pequenos restaurantes anexos.

O subsolo da Lafayette Gourmet é um verdadeiro paraíso para quem gosta de cozinhar/comer e uma aula visual de tudo que a França tem a oferecer em termos gastronômicos. Saboreie a deliciosa manteiga Bordier com uma baguette tradition bien cuite – gordura animal e glúten incluídos! – comprada na boulangerie Liberté no térreo e se apaixone para sempre por esse país.

bordier

Manteiga Bordier

Boulangerie Liberté

Boulangerie Liberté

Térreo

No térreo, chamado Déguster (degustar), encontramos os pratos e alimentos já prontos para o consumo (seja no local, seja para se levar para casa). São inúmeros restaurantes, traiteurs e delicatessens que oferecem comidas do mundo todo.

Traiteur grego

Traiteur grego

A cadeia inglesa (apesar de nome) Prêt à Manger é especializada em sanduíches e lanches rápidos e foi uma grata surpresa. Além dela há também o Petrossian (caviar e salmão), o 5 Jotas (presuntos espanhóis), o Paris Tokyo (sushis), os chocolates artesanais e preciosos do Alain Ducasse, os macarons do Pierre Hermé, os 1001 diferentes sabores de éclairs da Éclair de Génie, os doces franco-japonesas da Aoki e muito, muito mais!

alainducasse

Chocolates Alain Ducasse

leclair

L’éclair de Génie

1° andar

No 1° andar, denominado Cuisiner (cozinhar), ficam os utensílios de cozinha (panelas, acessórios e pequenos eletrodomésticos) e a suntuosíssima Cave à Vins.

Panelas Le Creuset

Panelas Le Creuset

De ambiance sofisticada, a cave propõe vinhos, champanhes e bebidas alcoólicas variadas e para todos os gostos e bolsos. A Bordeauxthèque é um santuário de vinhos Bordeaux e vende desde os mais corriqueiros até exemplares raros que custam pequenas fortunas. Vale a visita e o choque!

champa

Bordeauxtèque

vinhos

Vinhos raros

2° andar

O 2° andar, chamado Recevoir (receber), vende tudo aquilo necessário para se montar uma mesa: talheres, louças, copos e taças, tecidos, candelabros, velas perfumadas e aromatizadores de ambiente. Mais uma vez a oferta vai de marcas para o dia a dia até marcas de luxo como Hermès, Versace e Baccarat.

louças

Louças

baccarat

Cristais Baccarat

Minhas anfitriãs na visita à loja me contaram uma curiosidade interessante: na mesa tradicional francesa os talheres são colocados virados para baixo pois o rei Luis XVI – muito estabanado – se machucava freqüentemente nas pontas do garfo…

Talheres virados para baixo

Talheres virados para baixo

3° andar

No 3° andar, denominado Se Ressourcer (“se renovar”), encontramos roupas e objetos de cama e banho.

O andar das roupas de cama e banho

O andar das roupas de cama e banho

Com uma ampla oferta de produtos de alta qualidade conjugada com uma ambientação e identidade visual limpas e modernas, a nova Lafayette Gourmet & Maison não deixa nada a dever a nenhuma outra grande épicerie de Paris.

Todas as fotos por Guilherme Poulain.


As Galeries Lafayette oferecem benefícios exclusivos aos leitores do Conexão Paris. Nas compras acima de 250 euros, ganhe um cupom de 25 euros para almoçar em um dos restaurantes da Lafayette. Nós gostamos muito do Angelina que, além do famoso chocolate quente, serve também refeições. Clique aqui para baixar nosso voucher e ler as instruções.


Leia todos os artigos sobre as Galeries Lafayette, clique aqui.

Lafayette Gourmet & Maison: 35 boulevard Haussmann; metrô linhas 7 e 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 e 8, estação Opéra.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.