Ao longo deste e outros artigos vamos descrever nossa última estadia em Bordeaux.

Gare Saint Jean de Bordeaux

Gare Saint Jean de Bordeaux

Primeiro, o trajeto de trem TGV Paris/Bordeaux é rápido e fácil. Em 3.14h você sai do centro de Paris, Gare Paris Montparnasse, e desembarca na estação Saint Jean de Bordeaux. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.

Bordeaux

Place de la Bourse em Bordeaux

Segundo, Bordeaux é uma cidade bonita, pequena e muito bem preparada para receber o turista.

Tramway de Bordeaux

Tramway de Bordeaux

Na frente da estação você pega o tramway – excelente meio de transporte de Bordeaux – que circula pelos principais bairros da cidade. A estação mais central se chama Quinconces e se encontra a 10 minutos da estação ferroviária. O ticket custa 1.40 euros.

Se achar melhor pegar um táxi, a corrida até o centro fica em torno de 12 euros.

Após deixar suas malas no hotel, vá até o Office du Tourisme de Bordeaux (12 Cours du 30 Juillet – estação de tramway Quinconces) e pegue os mapas com os circuitos para conhecer Bordeaux a pé. Eles são bem feitos e em dois dias você conhece bem o belo centro da cidade. Pegue também o mapa das linhas de tramway e em dois segundos você entende o seu funcionamento. Clique aqui para acessar o site oficial do Office du Tourisme.

Ciclovias de Bordeaux

Ciclovias de Bordeaux

Bordeaux é plana e possui uma excelente rede de ciclovias. Descobrir Bordeaux de bicicleta é delicioso. Quando estiver no Office du Tourisme, reserve seu passeio organizado pela empresa Guidon Futé.

Ponto de locação de bicicletas da

Ponto de locação de bicicletas da VCuB

Bordeaux possui também um serviço de locação de bicicletas como o Vélib de Paris. Em Bordeaux ele se chama VCuB e o funcionamento é o mesmo. Você paga uma caução e quando devolver a bike a caução é devolvida no final de 7 dias. Os primeiros 30 minutos são gratuitos. VCuB aconselha a todos trocarem de bike antes dos 30 minutos e passear gratuitamente. Se você ultrapassar 30 minutos, paga 2 euros por hora. Site do serviço de locação de bikes de Bordeaux.

Os amigos esperam enquanto tiro a foto

Bordeaux City Tour

Logo que chegamos em Bordeaux, para temos uma idéia geral da cidade, fizemos um circuito com os ônibus vermelhos da Bordeaux City Tour. É programa para turista? É sim. Mas é ótimo. O ponto de partida dos ônibus se encontra ao lado do Office du Tourisme.

Vista da sala do café da manhã do hotel

Vista da sala do café da manhã do hotel

Nós nos hospedamos no Mercure Cité Mondiale, dica de uma amiga corse com residência em Bordeaux. O escolhemos porque ele se encontra nas margens do rio Garonne. O bairro do hotel, Chartrons, é interessante e nos lembrou um pouco Sainta Teresa no Rio: lojas interessantes, pequenos bares e restaurantes e uma deliciosa pracinha gastronômica por perto.

Nosso quarto

Nosso quarto

Uma diária para setembro 2013, alta temporada, custa 142 euros. Clique aqui e reserve o Mercure Cité Mondiale no excelente site de reservas de hotéis Booking

Como ir de Paris até Bordeaux

  • Avião: a viagem de avião dura 1 hora. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: a viagem tem cerca de 3 horas de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: passando por Orléans, Tours. Belo passeio pela região do Vale do Loire. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa, a viagem tem cerca de 8 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

No site Minha Viagem Paris você encontra vários passeios pela região de BordeauxClique aqui para saber mais e fazer sua reserva.