Bordeaux é uma cidade extraordinariamente bela, acolhedora e fácil. Estivemos lá em 2011 e voltamos agora em 2014 para uma estadia de três noites.

Bordeaux

Bordeaux

Bordeaux está inscrita na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco graças à unidade da sua arquitetura clássica e néoclássica que, praticamente, não conheceu nenhuma ruptura de estilo nos últimos dois séculos.

Bordeaux contemporânea

Bordeaux contemporânea

Ao lado da Bordeaux histórica, temos uma outra, contemporânea e pensada para os pedestres. As margens do rio Garonne representam realmente um espaço de vida e são dedicadas ao esporte, ao lazer, aos eventos, como o Festival de Vinho, e à flânerie.

Es

Miroir d’Eau

Na nossa opinião, a visita da cidade deve começar no famoso espelho de água, situado entre o Garonne e a Place de la Bourse. Uma obra contemporânea diante de um monumental edifício de mais de 300 anos.

Espelho de água

Espelho de água

O Miroir d’Eau é uma obra fotogênica, alternando efeitos de espelho e de névoa.

A área mais bonita de Bordeaux começa neste espelho. Dê as costas ao rio e entre na cidade para passear no interior do triângulo determinado pelo Cours du Châpeau Rouge, Cours de l’Intendence, Cours George Clemenceau, Cours de Verdun e Cours Xavier Arnozan.

Grande Teatro de Bordeaux

Opera National de Bordeaux

Aí se encontra a magnífica Opera National de Bordeaux.

Interior da Opera de Bordeaux

Interior da Opera de Bordeaux

Uma das mais belas salas de espetáculo do XVIII século.

Esculturas da Place Quinconces

Esculturas da Place Quinconces

Aí se encontra também Place des Quinconces, ponto de eventos numerosos e centro das linhas do tramway.

O Office du Tourisme, onde você pode se documentar sobre a cidade e os vinhedos, está situado entre a Opera e Quinconces. Clique aqui para acessar o site oficial do Office du Tourisme.

Falarei com mais calma sobre os restaurantes e bares da cidade, mas já cito um delicioso endereço para degustação de vinhos localizado na frente do Ofício. Trata-se do bar de degustações do Conseil Interprofessionnel du Vin de Bordeaux (CIVB).

Gra

Grand Hotel de Bordeaux

Esta é a região mais bonita da cidade onde encontramos uma arquitetura elegante, lojas luxuosas, excelentes restaurantes como a Brasserie Dubern e o bonito InterContinental Bordeaux – Le Grand Hotel.

Conte meio dia para flanar por aí antes de terminar o passeio instalado diante de um maravilhoso vinho do país.

Porte Cai

Porte Cailhau

O segundo roteiro explora as ruelas da cidade medieval, o Vieux Bordeaux situado entre o Cours de l’Intendance e a rue Peyronnet. Uma outra atmosfera, ruas animadas, população mais jovem e belas relíquias arquitetônicas da história da cidade como a Porte Cailhau, um Arco do Triunfo construido em 1494.

Place Saint Pierre

Place Saint Pierre

Da Porte Cailhau, ande até a acolhedora praça Saint Pierre e seus inúmeros restaurantes. Nos dias quente, as mesas das varandas ficam cheias e animadas. Em seguida caminhe ao longo da rue du Parlement Saint Pierre e perca-se nas ruelas adjacentes. Encontrará um comércio interessante  e pequenas lojas de antiguidade.

Antigos galpões restaurados

Antigos galpões restaurados

O último itinerário, seria conhecer o bairro Chartrons. O antigo cais de Chartrons foi inteiramente renovado e transformado em zona para pedestres com inúmeros restaurantes, lojas e uma imensa ponta de estoque chamada Quai des Marques.

Antiquários de Chartrons

Antiquários de Chartrons

E não deixe de caminhar pela rua Notre Dame, uma das mais interessantes de Chartrons. Ambiente cosmopolita e hype, uma rua cheia de antiquários e brechós. Ela termina no espaço Village Notre Dame que reúne várias lojas de antiguidades.

Em um dia e meio você pode fazer estes três itinerários.

Como ir de Paris até Bordeaux

  • Avião: a viagem de avião dura 1 hora e custa cerca de 45 euros. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: a viagem tem cerca de 3 horas de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: passando por Orléans, Tours. Belo passeio pela região do Vale do Loire. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 8 horas de duração. Preços a partir de 19 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

No site Minha Viagem Paris você encontra vários passeios pela região de Bordeaux. Clique aqui para saber mais e fazer sua reserva.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.