Gil

Gil Honigman

Por Gil Honigman

Escargots do

Escargots do Petit Saint Benoit

Na primeira noite em Paris, jantei no Au Petit Saint-Benoit, um bistrô tipicamente francês em Saint-Germain, bairro onde localizava-se meu hotel K + K Cayré. Pedi 6 escargots e peixe grelhado com legumes, para acompanhar ½ garrafa de vinho branco Chablis. Garçons simpáticos que brincaram comigo afirmando que hoje em dia há mais brasileiros em Paris do que antes, pois vocês (nós) ficaram (ficamos) ricos!!!. Preço: 50 Euros. Recomendo.

Au Petit Zinc

Au Petit Zinc

Ainda em Saint-Germain, para apreciadores de frutos-do-mar, indico o Le Petit Zinc, próximo da Praça Saint-Germain-de-Prés. Comi uma sopa de peixe de entrada e um duo de peixe (salmão e dourado) com legumes, servido com aquele capricho do qual somente os chefs franceses são capazes. [Nota CP.: esse restaurante não existe mais]

Outro jantar digno de nota foi no sofisticado Maison de la Truffe (clique aqui para reservar um mesa no restaurante Maison de la Truffe Marbeuf), na Rue Marbeuf, perpendicular à Champs-Elysées. O restaurante é especializado em trufas, daí seu nome. Quase todos os pratos contêm esta iguaria. Restaurante caro, ideal para um jantar romântico após um passeio à pé pela Champs-Elysées.

Depois de uma visita ao Louvre, atravessei a Rue de Rivoli e virei à direita na Rue Cambon, onde almocei frutos do mar no Flottes (clique aqui para reservar um mesa no restaurante Chez Flottes). Restaurante com jeito de ser frequentado por executivos na hora do almoço, cardápio decente, com boas opções de ostras e vinhos. O café gourmand estava muito bom.

Em termos de relação custo-benefício também recomendo Vins e Terroirs (clique aqui para reservar um mesa no restaurante Vins et Terroirs), um bistrôzinho em frente à curiosa travessa onde fica o turístico Le Procope. O garçom do restaurante do Vins e Terroirs me reconheceu e me ofereceu de brinde uma taça de vinho rosé. Fiquei lisonjeado com a gentileza. O boeuf bourguignon do bistrôzinho é uma boa pedida e um prato farto para quem não é guloso. Crème brulèe imperdível.

Na Île-de-la-Cité, após visitar a Conciergerie, almocei no Au Rendez-Vous des Camionneurs. Não é um restaurante badalado e turístico, algo incomum nessa parte da Cidade Luz segundo a Lina Hauteville, do blog Conexão Paris. Com direito à localização privilegiada: à beira do Rio Sena… [Nota CP.: esse restaurante não existe mais]

No Boulevard Montparnasse, visitei dois restaurantes frequentados por renomados artistas nos anos 20: La Coupole (clique aqui para reservar um mesa no restaurante La Coupole)e La Closerie des Lilas (clique aqui para reservar um mesa no restaurante La Closerie des Lilas). No La Coupole os pratos de frutos do mar são ótimos e o local simpático. Inclusive presenciei as luzes se pagarem e os garçons cantarem parabéns para um nativo aniversariante… No La Closerie de Lilas, há três ambientes à sua escolha, boa comida, tradição, piano ao vivo…

Varanda do Fauchon

Varanda do Fauchon

Uma dica imperdível é o Fauchon, na Praça Madeleine, onde servem um duo de patê de foie gras de ganso e fígado, acompanhado de pães variados e de geléia. Uma perdição. Depois, ainda degustei uma porção de queijos franceses… Tudo sempre acompanhado de um incomparável tinto francês.

Ravioles do Les Ombres

Ravioles do Les Ombres

Por último, o Les Ombres (clique aqui para reservar um mesa no restaurante Les Ombres), no último andar do Museu Quai Branly, proporciona um almoço inesquecível. Comida boa, preço acessível, ambiente acolhedor e vista da Torre Eiffel. Destaque para a entrada de ravioli de escargots com molho de ervas. Preço: 98 Euros por pessoa com entrada, prato principal, sobremesa, meia garrafa de vinho Bordeaux e um expresso. Correto, não?

Comentário do Conexão Paris: agradecemos a Gil sua contribuição. Dos restaurantes acima quase todos já foram citados aqui no blog: Les Ombres, Fauchon, Au Saint Benoit (citado em 2009 na categoria restaurantes baratos, veja aqui), Maison de la Truffe, La Coupole, La Closerie de Lilas. Não conhecemos o Vins et Terrois e o Petit Zinc.


pratos à compartilharConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris