Marseille é uma cidade interessante e cheia de contrastes. Uma das mais violentas da França, com ajustes de contas sangrentos entre máfias diversas e com uma cena cultural trepidante.

Escultura de Veilhan:Corbusier desenha no solo da galeria

Hoje está sendo inaugurada em Marseille a galeria de arte MAMO do jovem designer Ora Ito, um dos grandes nomes do design francês. MAMO se encontra no último andar da Cité Radieuse, imóvel construido no início dos anos 1950 e assinado por Corbusier.
Para a inauguração do MAMO, uma exposição de Xavier Veilhan. Já citamos Veilhan no Conexão Paris, quando este artista foi exposto no castelo de Versailles (leia aqui).

Interior do novo museu de Marseille

Marseille possui um novo museu dedicado às culturas dos países da orla do Mediterrâneo. Ele se encontra na entrada do Vieux Port – o antigo porto – e se chama Mucem, Musée des Civilisations de l’Europe et de la Méditerranée.

E Marseille possui também a La Friche, uma antiga manufatura de tabaco transformada, hoje, em espaço reservado à criatividade e às experiênciais culturais urbanas.

E La Friche acabou de expor a obra acima, do artista David Bowen, uma rede conectada por computador à uma boia no Pacífico, em Hawai, e que reproduzia, em Marseille, os movimentos reais das ondas. Esta informação vem do blog da Sophie Fontanel.

A foto do Mucem é do Les Inrocks.

MAMO: 280 boulevard Michelet, Marseille.
MUCEM: 1 esplanade du J4, Marseille.
La Friche: 41 rue Jobin, Marseille.

Como ir de Paris até Marseille

. De trem. A viagem de trem dura cerca de 3h30. Os preços variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.

. De avião. A viagem de avião dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Marseille, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.

. De carro. Passando por Lyon, Avignon, Aix en Provence. Belo passeio em direção ao sol da Provence e da Côte d’Azur. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

. De ônibus. Esta é geralmente a opção mais barata e também a mais longa, com 12 horas de trajeto e uma parada na Gare de Lyon. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).