Por Kátia Becho

Tenho que confessar que adoro alguns lugares de Paris que tem uma aura de decadência, com uma decoração cujo estilo é indecifrável: um lustre art-déco ali, umas fotos de artistas de cinema na parede lá, umas pinturas a óleo acolá e até um gato bicolor que, misturado a muitas bizarrices, tem a magia de funcionar e nos fazer sentir em casa.

Pois é exatamente essa a atmosfera do Café de l’Industrie, na moda há mais de 15 anos na região da Bastilha. O lugar faz tanto sucesso que já ocupa 3 imóveis vizinhos, cada um com sua proposta e sua independência.

O pioneiro tem um grande salão e outros ambientes menores interligados, com piso de madeira, tapetes persas surrados, tinta velha na parede e muita luz indireta vindo de abajures milimetricamente instalados pra que a confusão estética fique bem aconchegante.

Nesse você pode ir para almoçar a qualquer hora, sendo que a fórmula do dia só é servida até às 15h (a €10,50 com entrada, prato principal e sobremesa – ótimo preço!). Após esse horário, você pode pedir o prato do dia, que varia entre 9 e 18 euros. O jantar é à la carte, servido até às 22h.

Para um drink, atravesse a rua e entre no Café com a fachada vermelha ou no bar ao lado, novinho em folha (a partir de 18h). Não espere luxo, essa não é a proposta. Não espere, tampouco, gastronomia de primeira. Espere aconchego – principalmente em dias frios e chuvosos – e um ambiente acolhedor e simpático que inclui uma playlist recheada de músicas brasileiras e ótimo jazz americano.

Aos sábados e domingos eles servem um brunch a 17 euros, com bebida quente, brioche e duas opções de pratos quentes: 1) ovos mexidos com salmão e espinafre ou 2) ovos mexidos, salsicha, bacon e pimentão. Além disso, está incluída no brunch a sobremesa do dia, que quase sempre é arroz doce com caramelo na manteiga salgada.

Eclético? É pouco pra esse típico ponto de encontro parisiense.

Café de l’Industrie: 3 endereços na mesma esquina: números 15 (bar), 16 (o pioneiro) e 17 (novo, com wifi) da rue Saint-Sabin, 75011 Paris – Tel.: +33 01 47 00 13 53


restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.