por Rodrigo Lavalle

A moda infantil na França é levada tão a sério quanto a moda para adultos. O mercado francês tem crescido junto com a taxa de natalidade do país (a segunda maior da Europa) e as próprias crianças estão cada vez mais envolvidas com a moda e querendo opinar e escolher o que vão vestir. Há uma grande quantidade e variedade de marcas e lojas especializadas nesse setor e muitas grifes voltadas para o público adulto possuem também uma linha para as crianças.

Porém, diferente da maioria das marcas brasileiras e americanas onde o mais comum é o estilo streetwear, representado pela combinação jeans + camiseta + moleton, as marcas francesas apostam em uma roupa leve, delicada, atemporal e sobretudo de bom gosto. Poucas cores primárias e estampas de super-heróis e mais tons suaves e pueris com estampas fofas e delicadas. As roupas não tentam reproduzir as roupas dos adultos mas também não caem na armadilha fácil das roupas infantis quase espalhafatosas.

Em Paris encontra-se roupas para todas as ocasiões, todos os estilos e, principalmente, todos os bolsos: começando bem acessível nos grandes supermercados como o Monoprix (52 avenue des Champs Élysées ou 50 rue de Rennes).

Passando pelas marcas de fast fashion como a Zara (140 rue Rennes ou 88 rue de Rivoli).

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E pelas marcas tradicionais francesas como a Petit Bateau fundada em 1893 (116 avenue des Champs Elysées ou 186 rue de Grenelle).

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Terminando em grande estilo nas grifes de luxo como a Dior (Baby Dior, 26-28 avenue Montaigne).

Com relação às grifes de luxo, outro dia vi uma jaquetinha de couro da Gucci para crianças de 3 anos que custava modestos 1.000€!

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