Veja a receita do famoso prato da culinária francesa, o steak au poivre. Saiba também como ele apareceu e a história da pimenta do reino.

Por Karen Goldman, chef que criou os roteiros gastronômicos do Conexão Paris

A pimenta do reino é uma especiaria antiga e as civilizações passadas já a utilizavam muito antes dela desembarcar por aqui. Os romanos apreciavam a pimenta do reino longa. Os grãos redondos e pequenos, que usamos hoje, serviam somente para disfarçar o sabor do vinho quando este começava a ficar azedo.

A pimenta do reino chegou à França no século XII nas malas dos monges itinerantes. Famosa por suas virtudes afrodisíacas, ela era símbolo de poder e virilidade. Ela era uma mercadoria preciosa, tão valiosa quanto o ouro e a prata.

Hoje, quando falamos em pimenta pensamos logo no steak au poivre. De acordo com o especialista Francis Marie esta receita data do século 19 e foi inventada nos bistrôs da Normandia. Os figurões da época levavam suas companheiras para jantares tardios, desejosos de pratos apimentados e suas supostas propriedades afrodisíacas.

Preparação do steak au poivre. Créditos www.tateskitchen.com

Preparação do steak au poivre. Créditos www.tateskitchen.com

Receita Steak au Poivre Clássica

. 3 colheres de sopa de pimenta do reino preta em grãos
. 4 pedaços de carne bem espessos com cerca de 120g cada
. sal
. 2 colheres de sopa de manteiga
. 1 colher de sopa de óleo
. ⅓ xícara de conhaque
. 1 xícara caldo de carne
. ½ xícara de creme de leite

Coloque a pimenta em um pano de prato limpo, em seguida esmague pressionando firmemente com o fundo de uma frigideira ou batendo com um martelo. Atenção, a pimenta deve ser quebrada e não transformada em pó. Transfira a pimenta para um prato e enrole os filés nela para que fiquem uniformemente revestidos. Tempere os filés com sal.

Preparação do steak. Créditos:ckenb.blogspot.com

Preparação do steak. Créditos:ckenb.blogspot.com

Esquente a manteiga e o óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione o filé e cozinhe até ficar bem dourado, cerca de 4 minutos de cada lado. Transfira a carne para quatro pratos aquecidos. Cubra com papel alumínio para mantê-los aquecidos enquanto prepara o molho.

O famoso steak au poivre. Créditos: diplomatickitchen.com

O famoso steak au poivre. Créditos: diplomatickitchen.com

Aqueça a mesma panela que estava a carne e adicione o conhaque. Flambe cuidadosamente. Mantenha uma tampa à mão, assim você pode apagar o fogo, se necessário. Deixe o álcool queimar cerca de 1 minuto, em seguida adicione o caldo de carne. Cozinhe até reduzir pela metade, cerca de 4 minutos. Adicione o creme e cozinhe, mexendo ocasionalmente uns 4 minutos. Tempere com sal e despeje sobre bifes. Sirva com batatas coradas.

Um dos meus lugares favoritos para comer Steak au Poivre é o Chez Paul.

Chez Paul: 13 rue Charonne, 75011 Paris. Tel.: + 33 01 47 00 34 57. Metrô linha 8; estação Ledru-Rollin.


Clique aqui para conhecer os roteiros gastronômicos em Paris que a Karen oferece aos leitores do Conexão Paris.


Guias dos melhores restaurantes em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris