Como visitar os castelos do vale do Loire

Muitos brasileiros sonham em conhecer os castelos do vale do Loire.

Castelo de Chambord no vale do loire

Castelo de Chambord, no Vale do Loire. Foto de La reserve du Val de Loire, no Flickr.

Antes de dar as informações sobre como visitá-los eu gostaria de fazer uma pequena recomendação. Se você estiver na França por três, quatro ou cinco dias, não aconselho a viagem  ao vale do Loire. Se quiser muito conhecer um castelo, visite Versailles. Por que? Você não tem muito tempo, Paris é uma cidade maravilhosa e Versailles é um dos castelos mais bonitos da França.

Para conhecer os castelos da Loire, a maneira mais simpática, na minha opinião, é alugar carro. Nesse caso, você pode alugar em Paris e dirigir até a Loire.

Mas você também pode pegar um trem em Paris até Amboise ou Tours e alugar um carro nessas cidades. A localização de Amboise é melhor para fazer o circuito dos castelos. Para aqueles que temem se perder na saída de Paris, esta é a melhor solução.

E, se você não quiser dirigir, você pode ainda contratar uma van com motorista brasileiro, altamente qualificado, com uma das empresas que indicamos.

É possível conhecer dois ou três castelos em um dia.  Os principais castelos são Chambord, Chenonceaux, Amboise, Clos Lucé.

Mas se preferirem uma viagem organizada, eu aconselho a empresa de ônibus e city tours  ParisCityVision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris,que oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris para passeios de um dia ao Vale do Loire. Clique aqui.

A viagem é feita em ônibus confortáveis, com possibilidade de ver três castelos em um dia só por 172 euros ou 199 euros por pessoa. Ida e volta no mesmo dia com saída às 7h45 e retorno às 20h00. É importante conferir os valores na hora da reserva, pois podem estar mais atualizados do que aqui.

Leia também:

 

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

419 pitacos, participe desta conversa

  1. Dillemba disse:

    Bom dia, Rodrigo. Em setembro pretendemos conhecer o Vale do Loire, com um pernoite, mas tem que ser em transporte público. Pensei em ir de Paris a Blois e conhecer o castelo de Chambord, que parece que é o maior. Pernoitaríamos em Tours , na manhã seguinte Amboise, à tarde Chenonceau e volta à Paris. Está bom assim eu devo fazer o contrário, começar com Amboise e Chenonceau e deixar Chambord para o segundo dia? Obrigada.

  2. Edu disse:

    Olá Rodrigo vou para França em julho e tenho a seguinte dúvida: os castelos do Vale do Loire abrem todos os dias da semana? Obrigado

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Edu, os dois principais castelos da região, Chenonceau e Chambord, ficam abertos todos os dias do ano (com exceção do 1° de janeiro e 25 de dezembro). Para os demais eu sugiro que você pesquise nos respectivos sites.
      Abraços.

  3. LEANDRO disse:

    Saímos de Paris para um passeio de dois dias pelo vale do Loire (eu, esposa e criança). Minha viagem deu muito certo pois não enfrentamos o estresse de alugar e sair de carro de Paris. Fomos de Paris a Orleans (1h) e lá pegamos um carro na hertz, local até perto da estação ferroviária. De lá seguimos a autoestrada em direção a Amboise, onde ficamos num chateau lindo (Chateau du Pray). No caminho da ida já paramos em Chambord e na volta em Chenonceaux. Ambosie em si já nos apresenta o castelo de Ambosie e Clos de Lucé. A autoestrada é bem sinalizada e um mapa já basta para chegar aos castelos, sem contar que lá durante o percurso não encontrei as famosas barberagens de caminhoneiros e motoristas brasileiros que ultrapassam sem dar seta ou se mantém a esquerda o tempo todo, não… lá em dois dias não vi nada disso. Na volta passamos por Blois e conhecemos a catedral de S. Nicolas e ainda tomamos um chá e comemos docinhos numa simpática casa de chás… Realmente um passeio imperdível.

  4. Fabiana disse:

    Em um dia consigo conhecer esses três Castelos:
    Villandy; Chantilly e Chambord.

  5. Marina disse:

    Olá! Primeiro, parabéns pelo Blog! Ele é quase que essencial para pessoas que vão visitar Paris pela Primeira vez e estão montando um roteiro!!
    Gostaria muuuuito de uma dica: é possível fazer o Palácio de Versalhes pela manhã e algum castelo do Vale de Loire pela tarde? Somente encontrei passeios que atrelam Versalhes à Giverny, mas ainda não encontrei Versalhes com Vale de Loire! Se sim, como faço??
    Agradeço desde já pela atenção dispensada!
    Marina

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Marina, possível é, mas extremamente cansativo. Talvez por isso não hajam os dois passeios juntos. Para o Vale do Loire é preciso alugar carro e ir de castelo em castelo, não é um passeio simples.
      Abraços.

  6. Eduardo AviZ disse:

    Veja todos os passeios no Vale do Loire em http://www.travelling.com.br/pariscityvision.html

  7. Jefersson disse:

    Ola, gostaria de ajuda pois pretendo conhecer o máximo de castelos do vale, qtos dias serão precisos para visitá-los?

  8. FERNANDO disse:

    Cara Natália,
    Não vejo comentários sobre o Castelo de Azay-le-Rideau. Está aberto à visitação? Abre todos os dias?

  9. FERNANDO disse:

    Caro Rodrigo,
    Pretendo ir agora no dia 15 de agosto para a França e gostaria de visitar os castelos de Chambord, Amboise, Chenonceau, Villandry e Azay-le-Rideau em um só dia, saindo de Paris de madrugada de carro. É possível? É melhor durante a semana? Compramos os ingressos na hora?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Fernando, estou achando 5 castelos muito para um dia só. Tanto do ponto de vista de tempo quando de paciência. Alguns ingressos têm que ser comprados com antecedência e outros só são vendidos no local. Pesquise nos sites oficiais de cada castelo. Durante a semana é melhor.
      Abraços.

  10. João B. disse:

    Obrigado, Rodrigo.
    Uma outra dúvida, por favor:
    Na sua opinião, para evitar muitas filas e grande número de turistas, é melhor ir ao Vale do Loire em dias úteis ou no final de semana? Muito obrigado!

  11. João disse:

    Boa noite.
    Estarei em Paris em outubro e penso em ir ao Vale do Loir, mas estou em dúvida entre alugar um carro ou ir de trem até Tours, para só depois apanhar o veículo.
    Então gostaria de saber, por gentileza, se a saída de Paris de carro, em direção ao Vale, é fácil, sem complicações, ou se pode dificultar demais o passeio já de início.
    Grato e atenciosamente.

  12. Rodrigo Lavalle disse:

    Fabiola, as lojas devem estar fechadas porque é domingo. Os castelos de Chenonceau e de Chambord, os mais conhecidos, estarão abertos.
    Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.