Como visitar os castelos do vale do Loire

Muitos brasileiros sonham em conhecer os castelos do vale do Loire.

Castelo de Chambord no vale do loire

Castelo de Chambord, no Vale do Loire. Foto de La reserve du Val de Loire, no Flickr.

Antes de dar as informações sobre como visitá-los eu gostaria de fazer uma pequena recomendação. Se você estiver na França por três, quatro ou cinco dias, não aconselho a viagem ao vale do Loire. Se quiser muito conhecer um castelo, visite Versailles. Por que? Você não tem muito tempo, Paris é uma cidade maravilhosa e Versailles é um dos castelos mais bonitos da França.

Para conhecer os castelos da Loire, a maneira mais simpática, na minha opinião, é alugar carro. Nesse caso, você pode alugar em Paris e dirigir até a Loire.

Mas você também pode pegar um trem em Paris até Amboise ou Tours e alugar um carro nessas cidades. A localização de Amboise é melhor para fazer o circuito dos castelos. Para aqueles que temem se perder na saída de Paris, esta é a melhor solução.

E, se você não quiser dirigir, você pode ainda contratar uma van com motorista brasileiro, altamente qualificado, com uma das empresas que indicamos.

É possível conhecer dois ou três castelos em um dia. Os principais castelos são Chambord, Chenonceaux, Amboise, Clos Lucé.

Mas se preferirem uma viagem organizada, eu aconselho a empresa de ônibus e city tours Paris CityVision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, que oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris para passeios de um dia ao Vale do Loire. Clique aqui.

A viagem é feita em ônibus confortáveis, com possibilidade de ver três castelos em um dia só por 172 euros ou 199 euros por pessoa. Ida e volta no mesmo dia com saída às 7h45 e retorno às 20h00. É importante conferir os valores na hora da reserva, pois podem estar mais atualizados do que aqui.

Leia também:

 

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

442 pitacos, participe desta conversa

  1. Maia disse:

    Resolvi deixar mais um comentário, porque consegui planejar minha viagem, com a ajuda desse site, os organizadores e os pitaqueiros.
    Passamos 13 dias na França, sendo os três últimos no Vale do Loire. Valeu a pena, pois acho que deixei o melhor para o final.
    Nós estávamos em 5 pessoas: 2 adultos, 2 idosos e 1 criança de 10 anos e o programa agradou a todas as idades. Fomos em uma quarta-feira, pois quis evitar o final de semana.

    >> Pegamos o Trem para Tours, onde alugamos um carro, mas ficamos hospedados em Amboise, que é simplesmente maravilhosa, peculiar, fascinante. Assim o roteiro ficou dessa forma (por causa das idades, fizemos tudo bem devagar):
    Primeiro Dia: fomos do trem direto para Chenonceau, Castelo das Damas. Ele é incrível. Almoçamos por lá e acabamos ficando quase umas 4 horas. Em seguida seguimos para Amboise, deixamos as malas e fomos direto passear e conhecer o Castelo com o mesmo nome. Difícil escolher o mais bacana. Vale a pena passear pela cidade, pois ela é uma surpresa gratificante.
    Dia 2 – Castelo Chambord, é gigantesco e magnifico. Passamos a manhã toda por lá e almoçamos. Além da visita ao castelo, vimos o show equestre às 11h45, que nos arrancou muitas risadas, pois há uma parte de comédia também. Tem também passeio com carrinho elétrico, bicicleta, barco.
    Em seguida, Cheverny. Uma graça e às 17h tem a alimentação dos cães…o que deixa as crianças fascinadas. Têm outras coisas interessantes por lá…mas não tive tempo. A cidade também é linda
    Último dia – Clos Luce, última morada de Da Vinci. Não pude ver no primeiro dia, então deixei para o fim. Meu filho disse que foi o melhor castelo, pois lá, as crinças podem brincar com as invenções de Da Vinci, no jardim. Realmente saímos de lá encantados demais. Fomos almoçar, apreciar a cidade pela última vez e pegar o trem de volta a Paris e ir para o Aeroporto, com a Telma Tour.
    Espero ter ajudado de alguma forma. Quem vai com pouca gente, consegue ver mais castelos, mas acho que com calma, fica mais prazeroso aproveitar os detalhes.
    Abraços

  2. Viviane disse:

    Olá, Rodrigo, iremos a Tours em outubro, chegaremos em Paris e vamos direto pelo TGV saindo do CDG, vi no site da Rail Europe e está mais barato que a SCNF, mas afinal, são duas empresas diferentes? Achava que eram a mesma coisa. rs Vimos que fica mais barato comprar direto na RailEurope em vez de fazer a parceria com a AirFrance, pq a conexão que eles oferecem é muito apertada, nosso voo chega às 8h e o trem parte pra Tours às 10:15, então, vamos pegar o das 12:49 pra fazermos tudo com calma, vc tem alguma opinião sobre isso? Desde já, obrigada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Viviane, geralmente a Rail Europe cobra uma taxa alta na venda das passagens. Eu sempre utilizo o site oficial da SNCF. Mas, se a mesma passagem está mais barata na Rail Europe, compre lá mesmo. Eu também acho 2 horas pouco tempo entre a chegada do seu avião e a partida do trem.
      Abraços.

  3. RENATA disse:

    Boa tarde
    Adoro o site de vocês. Fiz todo o roteiro da minha viagem por ele.
    Mas estou com um problema, e peço a ajuda de vocês para tentar resolver. Comprei ontem pelo site de vocês o passeio pelo Vale do Loire com a ParisCityVision, no valor total de 372,60 euros já incluindo o desconto de 10%. Todo este valor foi debitado imediatamente no meu cartão de crédito, mas desde ontem eu não recebi os vouchers do passeio! Já olhei em todas as minhas caixas de e mail e nada!Estou desesperada, pois viajo daqui a dois dias e preciso imprimir os vouchers antes!!! Me ajudem por favor. Tenho o número do meu pedido, posso enviar para vocês. Obrigada.

  4. Cicero Tavares disse:

    Olá Rodrigo, eu e minha esposa vamos ficar 6 dias em Paris (vindo de Londres de trem) gostaria muito de conhecer o Loire ou um local com castelos, o que você acha? Eu quero conhecer o centro de Paris, porém gostaria de explorar outras regiões, apesar do curto tempo. Obrigado!

  5. Ursulla Monteiro disse:

    Olá Rodrigo,
    Eu e meu namorado vamos para a Europa em novembro, mas estou bastante preocupada com o tempo neste período e se os castelos estarão fechados. Você acha que é uma boa época para conhecer o Vale do Loire? Como estamos com o roteiro completamente em aberto tanto de países quanto regiões, gostaria de saber o q acha dessa região em novembro??

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ursulla, os castelos funcionam em novembro. Essa não é a época mais bonita do ano mas se você só tem esse mês para viajar acho que vale a pena conhecer os castelos. Dois dias no Vale do Loire são suficientes. Como dissemos no artigo acima, você consegue visitar de 2 a 3 castelos por dia.
      Abraços.

  6. cintia disse:

    Bom dia Lina e Rodrigo! Gostaria de saber se existe trem direto de Paris a Amboise. Obrigada.

  7. celeste disse:

    como fazer para passar em Giverne. Iremos de Paris para o Vale de Loire, Ficaremos em Tours por 5 dias , dá para dar um esticada a GIVERNE? lembrando que usaremos transporte ferroviário ou onibus se precisar, é possível ? Queriamos muito visitar o Jairdim e a casa de Monet. Abraços e obrigada desde já.

  8. Eduardo Câmara disse:

    Estou indo a Paris agora em abril. Aluguei um carro para retirar e devolver em orly. Vou viajar pelo vale do loire até tours onde estou com htl reservado. Gostaria de saber como proceder quanto aos pedagios das estradas. Qual seria o melhor roteiro a seguir.

  9. Lucia disse:

    Olá!
    De Paris, iremos para Tours, onde ficaremos por 4 dias. Gostaria de aproveitar bem o tempo para conhecer alguns castelos. Depois iremos a Mont Saint Michel, pernoitaremos e voltaremos para Paris. Estou cheia de dúvidas….
    Sair de Paris de carro é complicado?
    É possível ir de carro ou ficará muito cansativo?
    Melhor ir de trem até Tours e lá alugar um carro para conhecer os castelos?
    Que castelos devemos priorizar para conhecer?
    De Tours a Mont Saint Michel é melhor ir de carro ou outro transporte?
    Gostaria muito de uma sugestão de roteiro para aproveitar bem a viagem.
    Obrigada, seu blog é o máximo!!!

  10. Rodrigo Lavalle disse:

    Daniel, para ir de Paris à Blois você pega o trem na Gare Montparnasse ou na Gare d’Austerlitz. Isso depende do horário do trem.
    O trem que sai de Amboise chega em Paris em uma dessas suas estações citadas acima.
    Compre os bilhetes nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en/

  11. Rodrigo Lavalle disse:

    Marcelo, obrigado pelas dicas.
    Abraços.

  12. Rodrigo Lavalle disse:

    Selma, o passeio de balão descrito nesse artigo http://www.conexaoparis.com.br/2010/01/07/vale-do-loire-de-balao/ acontece do meio de março até final de outubro. Em maio o clima é bom, na teoria haveria condições do passeio acontecer.
    Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.