Quando moramos em Paris e pegamos o trem TGV com frequência evitamos o vagão/bar e seus sanduíches sem gosto, suas saladas sem tempero, sem esquecer os terríveis pratos quentes.
Damos uma voltinha pelo bar para passar o tempo, comprar água, coca cola e saquinhos de castanhas de caju.
Recentemente passamos uns dias em Aix en Provence. Na ida tínhamos nossos sanduíches tipo farofeiras e, na volta, testamos, mais uma vez, os pratos do vagão/bar. Definitivamente, não aconselho.
Observei o comportamento dos outros passageiros e raros foram aqueles que compraram o almoço ou o jantar no trem. A solução passa por um bom sanduíche comprado na estação de embarque e, para os mais corajosos, um feito em casa.
Encontramos, nas estações, algumas das redes que vendem sanduiches como Paul e Brioche Dorée. Para mim, os melhores sanduíches são os do Paul: o pão é crocante e muitas vezes com grãos e cereais, o presunto correto e os legumes frescos. A localização da Brioche Dorée é mais visível. O Paul, na Gare de Lyon, se encontra escondido no final do Hall 3. Vimos também um Paul na estação de Aix en Provence.
Para a felicidade geral, durante alguns dias, os mais famosos Food Trucks de Paris estacionarão diante das estações. O Camion qui Fume e o Breizh Truck estarão na Gare de Lyon e Gare de l’Est do dia 12 de maio até dia 12 de junho e na Gare Saint Lazare até 12 de julho.
Parece que esta iniciativa conta com o apoio do chef Yves Camdeborde e, para mim, é uma mensagem clara: encontre uma solução para sua fome antes de subir no trem.
Pense em chegar pelo menos uns 30 minutos antes da hora do embarque. As filas dos sanduíches costumam ser longas.
60 Comentários
Nivaldo Rodrigues da Silva Filho
Olá.
gostaria saber se há serviço de bordo, café, sucos, etc no trem. sobretudo no trem de paris para lyon. nao precisa ser no gvt, quero saber no trem simples.
desde já, grato.
nil.
Rodrigo Lavalle
Nivaldo, há um vagão restaurante no trem onde você mesmo pode comprar bebidas e comidas rápidas.
Cida
Boa noite , vou viajar de Berna para Paris pelo tgv LYria com troca de trem em Basel em 5 minutos , alguém aqui já fez esta viagem ? Sabem me dizer se o trem sai da mesma plataforma , se eu tenho que passar pela imigração ? Como funciona isso por favor me ajudem
Rodrigo Lavalle
Cida, você não terá que passar pela imigração. Infelizmente não sabemos lhe informar se o trem sai da mesma plataforma. Se informe com o funcionário do trem que fará o trajeto Berna-Basel.
Patricia Panepucci
olá, tenho uma dúvida. Vamos chegar em Paris de manhã e já pegar o TGV para Aix en Provence. Entre o desembarque do avião e o embarque no trem, quanto tempo vocês aconselham de intervalo? não quero ficar demais no aeroporto, mas tenho medo de que algo atrase minha saída do avião ou com as bagagens (estaremos com 2 crianças).
Rodrigo Lavalle
Patrícia, eu diria em torno de 2 horas.
Anderson Pereira
O Paul de Aix é terrível. Não há concorrência… A infra da gare é boa, menos para alimentação. No trecho Aix – Paris, sugiro passar em uma padaria (para que faz questão de uma boa refeição no trajeto, há boas boulangeries nos quarteirões fechados do centro de Aix) e prepar um lanche de qualidade para levar (principalmente para quem viaja com crianças ou melhor idade). Os lanches do TGV, além de insossos e caros, tem fila até a metade da viagem. E o carrinho que passa nos vagões para atendimento, demora “meia” viagem para chegar…
FABIOLA FERRAZ
Ola Rodrigo ,devo ir a paris em setembro ,pensei em descer de trem ate Nice e parar talvez em Lyon ,marseille,aix em Provence ….
onde vc me recomenda parar e devo passar a noite em alguma dessas …
sugestões ….obrigada
Rodrigo Lavalle
Fabiola, qualquer uma dessas 3 cidades que você citou é interessante e merece que se durma uma noite. Eu acho Aix mais simpática.
Leia nossos artigos sobre elas:
– Lyon: https://www.conexaoparis.com.br/2013/10/21/o-bairro-mais-atraente-de-lyon-le-vieux-lyon/, https://www.conexaoparis.com.br/2013/10/28/lyon-dicas-de-hoteis-e-restaurantes/ e https://www.conexaoparis.com.br/2013/10/14/parislyon-dias-cidades-bonitas-franca/
– Aix: https://www.conexaoparis.com.br/2014/07/11/duas-noites-em-aix-en-provence/ e https://www.conexaoparis.com.br/2014/03/12/os-mercados-das-flores-de-aix-en-provence.
– Marseille: https://www.conexaoparis.com.br/2015/10/06/24-horas-em-marseille/
Abraços.
Henrique Castro
Oi Rodrigo! Meu caro, pretendo visitar Geneve, mas farei pouso em Charles de Gaulle (Paris). Como vou de trem para Geneve desse Aeroporto?
Tem limite de kilos de bagagem nesse trem?
Rodrigo Lavalle
Henrique, no terminal 2 do aeroporto CDG existe uma estação de trens. Lá você pega o TGV pra Genebra. Pesquise os horários e o preço das passagens nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en.
Não há limite de bagagem mas é você mesmo que terá que subir e descer com as malas do trem.
Abraços.
Luiz Henrique
Rodrigo vou sair de Frankfourt e chegar em Paris as 20:54 na estação Paris EST e vou ficar hospedado no hotel IBIS Paris Eiffel Cambronne.
É complicado pegar metro ou indicaria outro tipo de transpote. Grato e um bom dia
Rodrigo Lavalle
Luiz, na Paris Est (também conhecida como Gare de l’Est) pegue o metrô linha 4 (direção Montrouge) e vá até a estação Montparnasse – Bienvenüe. Lá troque pela linha 6 (direção Étoile) e desça na estação Cambronne.
Abraços.
FRANCISCO WELLINGTON
Rodrigo, antes de embarcar no trens é necessário fazer algum check in de bagagens, identificação de bagagens ? conferir bilhetes ? onde me dirijo para realizar este serviço ?
Rodrigo Lavalle
Francisco, nas viagens de trem não existe check-in e nem como despachar as bagagens. O próprio viajante é que entra com elas no vagão. É recomendável colocar identificação.
Se você imprimiu a passagem em casa não há necessidade de fazer mais nada. Se você vai retirar as passagens na estação de trem é preciso validá-las nas máquinas amarelas que existem espalhadas pela estação.
Abraços.
FRANCISCO WELLINGTON
Observo que no site da Thalys não esta sendo possível emitir bilhetes (Tickless) de Paris Nord até Brugges …eu teria então que comprar para Bruxelas ? de Bruxelas existem muitas opções de horários para Brugges ?
Rodrigo Lavalle
Francisco, tente nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en/. Existem trens bens frequentes de Bruxelas para Brugges.
Abraços.
FRANCISCO WELLINGTON
Rodrigo , pretendo fazer pelo menos duas viagens de trem (Thalys e TGV/SNCF) como faço para identificar o meu vagão(voiture) nas plataformas ? devo escolher a forma de emissão dos bilhetes nas gares, com isso consigo emitir meus bilhetes- nas máquinas sem auxilio de terceiros ?
Rodrigo Lavalle
Francisco, cada vagão tem o número na porta. Escolha a impressão em casa dos bilhetes.
Abraços.
Raimundo Bernardes
Olá Rodrigo, vou a Paris em junho e de lá pretendo visitar meu tio na Suíça. Qual a forma mais barata de chegar a Zurique?
Muito bom e útil o site de vocês. Parabéns!
Rodrigo Lavalle
Raimundo, a forma mais prática é o trem. Pesquise horários e preços das passagens nesse site: http://en.voyages-sncf.com/.
Abraços.
paula
Olá Rodrigo, vou fazer Barcelona Paris em janeiro de train e queria saber a diferença do TGV p o Renfe sncf.
Rodrigo Lavalle
Paula, não tenho certeza mas creio que quando o site voyages.sncf diz que o trecho é feito de Renfe SNCF quer dizer que ele é feito de trem comum, ou seja, não é TGV (o trem de alta velocidade).
Abraços.
Thaise
Olá Rodrigo,
Essa observação da comida do trem também vale para o Thalys (Paris-Bruges-Paris)? É pq comprei as passagens e a ida, consegui um bom preço de 1st class e tem uma refeição incluída. Como o trem sai às 8h da manhã, creio que seja um café da manhã. Será que é “comível”? rs! Abraços! =)
Rodrigo Lavalle
Thaise, eu nunca fiz Paris-Bruges de primeira classe. Fiz Paris-Basel e o café da manhã era bom. Imagino que seja parecido.
Abraços.