Lyon na França é uma cidade que deve constar na sua lista de lugares a serem visitados.

Lyon é bonita, charmosa, culta e cheia de segredos. Como se não bastasse, Lyon é também um importante centro gastronômico francês. E tem mais, sua localização é excelente para a organização de um roteiro de viagem pela França ou pela Europa.

Nesse artigo nós te contaremos tudo que você precisa saber para organizar sua viagem a Lyon.

Basílica de Lyon frança

Lyon na França, cidade interessante e bonita

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA

 

Onde se localiza a cidade de Lyon?

Lyon se localiza no sudeste da França, na confluência dos rios Saône e Rhône. Ela é a terceira cidade mais populosa da França.

Lyon fica à 2 horas de trem de Paris, 2 horas de Annecy, 1h45 de Beaune (na Borgonha) e 1 hora de Genebra.

Como dissemos na introdução do artigo, Lyon pode ser uma parada interessante (ou o ponto de partida) para quem está indo aos Alpes, à Suíça, à Côte d’Azur.

Mapa de Lyon França

Clique aqui e acesse o mapa de Lyon, França.

Quantos dias para turismo em Lyon na França?

Recomendamos que você passe pelo menos três dias na cidade para conhecer os três bairros mais bonitos e mais famosos: (1) Presqu’île, (2) Vieux Lyon, (3) Fourvière.

Mas tudo que citamos abaixo pode ser conhecido em tempo mais comprimido: 1 dia e meio.

Mas lembre-se que se puder ficar três dias terá tempo para sentar e degustar com calma a gastronomia e os vinhos da região.

Poderá, também, admirar com atenção as atrações locais e as pinturas murais que fazem parte de todos os circuitos sérios sobre essa cidade. 

Independente de quantos dias você pretende ficar em Lyon, sempre achamos uma boa ideia fazer um city tour quando visitamos uma cidade pela primeira vez:

Lyon e seus segredos

Lyon possui um extraordinário patrimônio arquitetônico composto de vestígios do Império Romano, de edificações que datam da época em que se tornou uma grande cidade medieval, de um belíssimo bairro construído quando Lyon foi o centro financeiro do renascimento.

O resultado são quatro distritos inscritos no Patrimônio Mundial da Unesco.

Lyon na França, Patrimônio Mundial da Unesco

Nos quatro bairros históricos de Lyon – Vieux Lyon, les collines de Fourvière, Croix Rousse e Presqu’Île – 162 edifícios e monumentos estão classificados como Monumentos Históricos.

É pela preservação do patrimônio, pela continuidade e harmonia arquitetônica que a Unesco inscreveu o centro urbano histórico de Lyon no Patrimônio Mundial. Este centro representa 500 hectares.

Cada época deixou sua marca através da arquitetura, escultura, pintura, literatura.

A história de Lyon começou há 2.000 anos e a cidade soube conservar seus monumentos, suas tradições culturais e sua riqueza arquitetural. Flanando por Lyon deparamos com teatros antigos e vestígios da época galo-romana, edifícios da Idade Média, do Renascimento, monumentos dos séculos XVIII e XIX e a extraordinária arquitetura contemporânea do bairro Confluence.

Lyon na França, famosa também por sua gastronomia

Além da beleza arquitetônica, a cidade, que se auto-proclamou capital mundial da gastronomia, é de fato uma perdição gastronômica.

Dos mercados aos bouchons — nome dado aos pequenos (e maravilhosos) restaurantes que servem comida típica da região — Lyon definitivamente não é um destino para quem está de dieta ou abstêmios. Afinal, aqui pertinho, se encontram duas das principais regiões vinícolas da França: Beaujolais e Côtes du Rhône.

Mais abaixo temos um parágrafo detalhado sobre o Mercado de Lyon.

Famosos bistrôs de Lyon frança

Bistrôs chamados Bouchon

 


Não esqueça o SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Pontos turísticos de Lyon na França por região

1 – Presqu’île

Assim como Paris é cortada pelo rio Sena, Lyon também é dividida, não por um, mas por dois rios: Saône e Rhône (Ródano, em português).

Entre as águas desses dois rios, se encontra a Presqu’île, uma das regiões mais charmosas da cidade e com uma grande concentração de atrações turísticas.

Curiosidade: Presqu’île significa “quase ilha”. Não se trata de uma ilha de verdade, mas sim de um pedaço de terra que vai afinando até o encontro das águas de ambos os rios.

Presqu'Île melhor bairro de Lyon frança

Presqu’Île. o bairro que indicamos para se hospedar

O que fazer na Presqu’île

A Presqu’île é formada por 3 distritos de Lyon — 1, 2 e 4 — e concentra prédios que datam do século 12 até os dias de hoje. Trata-se de um bairro central e na nossa opinião o mais bem situado para conhecer Lyon. Siga nosso exemplo e fique hospedado aqui. 

  • Ópera de Lyon. A maravilhosa Ópera, construída em 1831, foi renovada pelo famoso arquiteto Jean Nouvel em 1993. Este monumento já ganhou diversos prêmios de arquitetura. Trata-se de uma surpreendente associação entre arquitetura clássica e contemporânea. A mistura entre a fachada do século 19 e o topo em estrutura metálica e vidro, típica do final do século 20, confere ao monumento um aspecto peculiar. Endereço: 1 place de la Comédie. Clique aqui e acesse o site oficial para saber sobre os espetáculos e comprar seus ingressos.
Place des Terreaux lyon França

Place des Terreaux

  •  Place des Terreaux e sua bela Fonte Bartholdi. Esta fonte é uma obra de Frédéric Bartholdi, escultor da estátua de Liberdade de New York. A fonte é uma proeza técnica e artística e acabou de ser renovada. Foram necessários 18 meses para desmontá-la como um quebra-cabeças em 3D. Ela representa 21 toneladas de ferro e de chumbo, possui 4,85 metros de altura e 15 metros de diâmetro.
  • Compras na Presqu’île. Presqu’île possui mais de 3.000 lojas para todos os gostos e bolsas. A área chamada Carré d’Or, entre a praça Bellecour e Cordeliers, concentra um comércio diverso e interessante. As marcas de luxo ficam em torno da rua Edouard Herriot. Não deixe de ver também a rua Victor Hugo. 

2 – Vieux Lyon

Vieux Lyon é o bairro mais bonito da cidade de Lyon. Trata-se de conjunto formado por becos e ruelas medievais com arquitetura renascentista e cores italianas.

bairro Vieux Lyon em lyon frança

O charme do antigo bairro de Lyon chamado Vieux Lyon

O que fazer no Vieux Lyon

O circuito deste bairro se articula em torno da Catedral Saint Jean e da rua do mesmo nome. A ruela Saint Jean é interessantíssima e seus segredos devem ser descobertos com calma.

  • As Traboules do Vieux Lyon. A rua Saint Jean é cheia de passagens secretas chamadas traboules. As famosas traboules são corredores que nos levam de uma rua à outra passando pelo interior dos imóveis. As traboules são privadas, mas quase todas elas estão abertas ao público. Sugerimos que você percorra a rue Saint Jean, rue du Boeuf, rue des Trois Maries. O prazer deste circuito é procurar as traboules, empurrar portas e descobrir tesouros da arquitetura passada. 
  • Anote dois endereços famosos do Vieux Lyon. No número 16 da rue du Boeuf você encontra um pequeno pátio interno com uma torre rosa e redonda. Ela foi construída no século 16, possui quatro andares e uma decoração original. E no número 54 da rue Saint Jean se encontra uma passagem até a rue du Boeuf. Dizem que esta é a traboule mais longa de Lyon. 
  • Montée du Garillan. Sugiro também que faça o seguinte circuito: pegue a Montée du Garillan que começa na rue Saint Jean esquina com rue Gadagne. Suba para ser recompensado pela vista que temos da cidade. Surpreendente. 
  • Há tours gastronômicos de degustação pelo Vieux Lyon e suas traboules. O tour dura cerca de 4 horas e faz 5 paradas onde você vai degustar cerca de 14 pratos/produtos típicos da região. Clique aqui para saber mais e fazer sua reserva.

3 – Fourvière

Fourvière é o nome da colina que domina o centro de Lyon. Fourvière é também o bairro mais antigo de Lyon, lugar da fundação romana de uma cidade antiga chamada Lugdnum. 

O que fazer em Fourvière

O acesso à Fourvière é feito à partir do bairro Vieux Lyon. Para os mais apressados, sugerimos a visita de Fourvière logo após a visita ao Vieux Lyon.

Para os menos apressados deixe Fourvière para o dia seguinte. Flane por todas as ruelas do bairro e, no final da visita do Vieux Lyon, escolha um dos restaurantes citados abaixo. Sugerimos que você dedique tempo aos vinhos e receitas locais. 

Fourvière vale a pena por três razões: 

  • pela vista de Lyon. Fourvière é o ponto mais alto da cidade. Em comparação com Paris, Fourvière é a Montmartre de Lyon; 
  • pelo jardim chamado Jardim Rosaire. Trata-se de um imenso jardim com um circuito onde os fiéis seguem uma prece dedicada à Virgem Maria e à vida de Cristo. Este circuito cobre mais de dois hectares. O jardim é bonito, possui árvores extraordinárias e uma coleção de rosas antigas;
  • pela Basílica Notre Dame de Fourvière, um símbolo importante da cidade. Ela acolhe todos os anos em torno de dois milhões de turistas. Como chegar à Basílica? Temos duas opções:
    • com o funicular, que você pega na estação Vieux Lyon Saint Jean;
    • ou a pé. Esta opção é para os que gostam de caminhar. Neste caso, no Vieux Lyon, pegue a Montée de Chazeaux que se inicia na rua Boeuf. São 228 degraus que revelam a cidade inteira. No final da Montée, a subida até a Basílica se faz por uma segunda Montée, chamada Saint Barthélemy, logo à esquerda. E, no final desta, por uma caminhada de 30 minutos dentro de um jardim chamado Rosaire. 
Mercado Les Halles de Lyon frança

Mercado Paul Bocuse, Les Halles de Lyon

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Lyon, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

Gastronomia em Lyon: pratos típicos e o Mercado Gastronômico

Lyon é uma das capitais gastronômicas da França e, nesta área, o personagem lyonnais mais conhecido é o do chef — já falecido — Paul Bocuse.

Por isso o famoso mercado coberto de Lyon se chama Halles de Lyon Paul Bocuse. O mercado esteve fechado para reformas e na inauguração recebeu o nome do chef mais conhecidos da história da gastronomia francesa. Explicação de pequeno detalhe: a palavra halles em francês indica um mercado fechado. 

Mercado de Lyon na França

Produtos locais no Mercado de Lyon

O que ver e pratos típicos no Halles Paul Bocuse

Aí encontramos padarias, queijarias, açougues, patisseries, lojas de frutas e legumes, lojas de vinhos e, claro, restaurantes.

A maioria das lojas coloca em destaque os produtos típicos da gastronomia regional:

  • embutidos como a rosette de Lyon e o Jésus de Lyon
  • saucisson brioché (salame ou linguiça dentro de um brioche)
  • quenelles de brochet (patê feito de peixe e enrolado em forma de salsicha)
  • escargots
  • torta de praliné rosa
  • queijos como o Saint Marcellin e o Mont d’Or

Encontramos também produtos de luxo da cozinha francesa e internacional. Na minha última visita degustei ostras em pé, no balcão, acompanhado por uma taça de vinho regional. No restaurante Chez Léon, as ostras chegam todos os dias da costa Atlântica.

Entre os vinhos — Beaujolais e Côtes du Rhône — escolham Brouilly, Saint Joseph, Saint Amour.

Endereço e horários do Les Halles de Lyon Paul Bocuse: 102 Cours Lafayette. Atenção aos horários: os restaurantes estão abertos durante a semana das 7:00 até 22:30. Mas os comerciantes abrem das 7:00 até 19:00. Nos fins de semana os comerciantes abrem das 7:00 até 13:00 e os restaurantes das 7:00 até 16:00. Clique aqui e acesse o site oficial para mais informações.

Sugestões de restaurantes em Lyon França

Bons restaurantes em Lyon é o que não falta. Indicamos abaixo dois endereços que apreciamos.

Restaurante Vivarais Lyon França

Vivarais, um dos bons bistrôs de Lyon, na França

  • L’Institut Paul Bocuse. Não se trata do restaurante gastronômico do grande chef e sim de um bistrô que oferece uma cozinha de bistrô com preços cordiais. O L’Institut Paul Bocuse se encontra no centro de Lyon. No site oficial você tem acesso aos menus e preços. Endereço: 20 Place Bellecour. Aberto de terça até sábado, almoço e jantar.
  • Restaurant Le Vivarais. Restaurante situado na Presq’Île, com cozinha criativa. O testamos em 2013 e gostamos muito. De lá para cá o Vivarais foi citado pelo Michelin e faz parte da lista dos Bouchons Lyonnais. O Menu du Jour – Menu do Dia – di Vivarais custa 23 euros com entrada+prato+sobremesa. Endereço: 1 Place Gailleton. Aberto de terça até sábado, almoço e jantar.

Para conhecer os melhores restaurantes em Lyon França sugerimos que consulte o site Bouchons Lyonnais ou o guia Michelin.

Outros pontos turísticos de Lyon França

Lyon frança Os muros pintados

Os muros pintados de Lyon

As Pinturas Murais de Lyon

As pinturas murais de Lyon também fazem parte dos cartões postais da cidade. Elas são assinadas pela empresa CitéCréation que, hoje, realiza pinturas murais no mundo todo. Anote os endereços das duas das mais famosas pinturas murais de Lyon:

  • Fresques des Lyonnais. Endereço: Quai Saint Vincent, esquina com rue de la Martinière. Admire com calma a mais famosa pintura mural de Lyon. Nela reconhecemos alguns dos moradores famosos da cidade – les lyonnais – como o chef-celebridade Paul Bocuse. Da Presq’île até a Fresques des Lyonnais a caminhada é de apenas 15 minutos. 
  • Mur de Canuts. Endereço: 36 Boulevard des Canuts. Esta é a maior pintura mural de Lyon. Nela admiramos as características do bairro e os hábitos de seus habitantes. Na foto acima, dois habitantes de Lyon diante do Mur de Canuts onde estão representados. Da Presq’île até o Mur de Canuts, à pé, você leva 30 minutos. 
Museu Confluences em Lyon frança

Museu Confluences em Lyon

Lyon e o bairro Confluence

Confluence me interessou desde minha primeira estadia em Lyon. O bairro se encontra na ponta sul da Presq’île, exatamente na convergência dos dois rios. Confluence foi a zona industrial e portuária de Lyon e era área a ser evitada.  

Revitalização de Confluence

Com localização nobre, Confluence passou por um projeto de revitalização que mudou o bairro. Hoje Confluence ganhou o status de área nobre para passear, morar e visitar.

Como foi dada total liberdade aos arquitetos que participaram da revitalização da área, Confluence é o oposto da Paris do Barão Haussmann. Aqui o urbanismo coerente e uniforme de Haussmann foi substituído pela singularidade de grandes arquitetos. 

O que ver em Confluence

Além do maior centro comercial da cidade, Confluence possui duas grandes atrações: um museu e um antigo prédio industrial convertido em local para exposições e bienais.

  • Musée des Confluences. O projeto do Museu des Confluences é dos arquitetos austríacos CoopHimmelb(l)au e se inspira nos cristais e nas nuvens, no mineral e no aéreo. Seu acervo é composto de mais de 2 milhões de objetos do século 17 até hoje. O Museu se interessa à origem da Terra, da Humanidade com sua História e sua Geografia. Endereço: 86 Quai Perrache. Horários de funcionamento: de terça até sexta, 11h00/19h00. Sábado e domingo, 10h00/19h00. Clique aqui e compre seu ingresso antecipado.
Lyon frança rio

Lyon seus dois rios e inúmeras pontes

Clima em Lyon França

Lyon tem um clima semi-continental com influências mediterrâneas, com mais chuvas no verão do que no inverno.

Clima em Lyon no inverno

Lyon possui invernos rigorosos e geralmente secos. Em janeiro, o mês mais frio do ano, a temperatura pode cair para 0° C, favorecendo a queda de neve.

Temperaturas: janeiro de 2 a 6 graus | fevereiro de 3 a 8 graus | março de 5 a 13 graus

Clima em Lyon na primavera

A neve diminui gradualmente a partir de meados de março e dá lugar a temperaturas mais amenas em abril e maio. Como na maioria dos países europeus a primavera em Lyon é agradável e essa é a melhor época do ano para visitar a cidade.

Temperaturas: abril de 8 a 17 graus | maio de 12 a 20 graus | junho de 16 a 25 graus

Clima em Lyon no verão

O verão é quente e chuvoso, podendo até mesmo ocorrer tempestades. Em julho e agosto, a temperatura máxima média é de 27° C, podendo chegar a 30° C, tornando o calor realmente sufocante.

Temperaturas: julho de 18 a 27 graus | agosto de 17 a 27 | setembro de 13 a 23

Clima em Lyon no outono

O outono em Lyon é ameno com temperaturas agradáveis, principalmente em outubro. Temperaturas e em dezembro de 3 a 7 graus.

Temperaturas: outubro de 11 a 18 graus | novembro de 7 a 12 gruas | dezembro de 3 a 7 graus

Sugerimos a leitura do artigo Temperaturas e Clima em Paris (clique aqui). O que é dito neste artigo se adapta para toda a França.

Quando viajar para Lyon França

Vale a pena conhecer Lyon em qualquer época do ano. Como para qualquer região francesa, os meses ideais são abril, maio, junho, setembro e outubro

Porém, é no inverno que acontece o principal evento de Lyon e neste momento a cidade fica deslumbrante. Veja o item abaixo.

Lyon e seu principal evento: Festa das Luzes Lyon | Fête des Lumières

O principal evento de Lyon é a famosa Fête des Lumières que acontece do dia 5 até 8 de dezembro. Anualmente, 2 milhões de turistas vêm se juntar aos 2 milhões de habitantes para ver a cidade iluminada.

Neste momento as ruas ficam cheias mas tudo muito calmo, sem stress nem violência, famílias, jovens, muitas crianças e idosos.

Festa das Luzes em Lyon frança

Famosa Festa das Luzes – Fête des Lumières – de Lyon

O que é a Festa das Luzes Lyon

Durante quatro dias luzes coloridas tornam a cidade mais bonita ainda.

Os espetáculos se dividem em duas categorias: ograndiosos, organizados pela prefeitura ou pelas empresas que escolhem iluminar os principais monumentos da cidade, e os pequenos espetáculos, organizados por artesãos, escultores, pintores.

Flane pelas ruas de Lyon para encontrar os artistas e suas obras.

Como conhecer a Festa das Luzes Lyon

É preciso planejar a viagem com antecedência. Em maio já fica difícil reservar hotéis para os dias da Festa. Mas esta é a única dificuldade.

A festa é muito bem organizada e no site oficial encontramos todas as informações necessárias. O principal cuidado é de baixar os quatro roteiros montados pela Prefeitura (clique aqui). Cada dia você segue um deles. Eles indicam a quilometragem a ser percorrida e a localização de cada obra.

Origem da Festa das Luzes Lyon

A festa tem origem popular: no século 19, após um longo período de inundações e conflitos sociais, a população se mobilizou no dia 8 de dezembro, dia de Imaculada Conceição, para festejar a construção de uma estátua da Virgem Maria na colina de Fouvières. De maneira espontânea a população acendeu velas nas janelas de suas casas. De lá pra cá, o movimento foi crescendo aos poucos até chegar no mega esspetáculo de hoje.

Museu Lumière

Para fechar o capítulo sobre luzes e festa das luzes gostaríamos de acrescentar que, coincidentemente – ou não! – Lyon é também a cidade natal dos irmãos Lumière. Eles foram os inventores do cinematógrafo e hoje são considerados os pais do cinema.

A cidade abriga o Museu Lumière, que retraça as origens da Sétima Arte. Além da cidade da Gastronomia, Lyon merece também receber, como Paris, o título de Cidade-Luz. 

Lyon frança Presq'Île

Onde se hospedar? No bairro Presq’Île

Onde se hospedar em Lyon?

Sem dúvida alguma a Presq’île é o bairro ideal para se hospedar em Lyon. Este bairro é elegante, chic, perto de tudo e com uma localização perfeita para conhecer a cidade. 

Sugestões de Hotéis em Lyon na Presqu’ile

  • Hotel Vaubecour – 2 estrelas – Classificado como Fantástico com nota 9,1 – Este pequeno hotel com excelente localização é considerado fantástico pelo usuários do Booking. Ele possui ótimas tarifas à partir de 100 euros. Clique aqui para fazer sua reserva
  • Hotel des Artistes – 3 estrelas – Classificado como Fabuloso com nota 8,8 – Fica na Place des Celestins, uma excelente localização, central e ao mesmo tempo tranquila. Um 3 estrelas com quartos renovados, diárias a partir de 172 euros. Clique aqui para fazer sua reserva

Clique aqui e veja mais opções de bons hotéis em Lyon.

Como ir de Paris até Lyon?

Existem diversas opções de transporte:

Conclusão

Por todas as dicas acima, espero tê-los convencido de que Lyon merece ser conhecida. Saia dos roteiros banais do turismo internacional e tente a experiência lyonnaise. Você não se arrependerá!

Outros posts da série sobre Lyon:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris