Vieux Lyon é o bairro mais bonito da cidade de Lyon.

Vieux Lyon

O bairro Vieux Lyon

Trata-se de conjunto formado por becos e ruelas medievais com arquitetura renascentista e cores italianas.

Ruelas do Vieux Lyon

Ruelas do Vieux Lyon

O circuito se articula em torno da Catedral Saint Jean e da rua do mesmo nome.

Tour Rose

Tour Rose

A ruela Saint Jean é interessantíssima e seus segredos devem ser descobertos com calma. Esta restreita rua é cheia de passagens secretas chamadas traboules: são corredores que nos levam de uma rua à outra passando pelo interior dos imóveis. As traboules são privadas, mas quase todas elas estão abertas ao público.

Veiux Lyon medieval

Veiux Lyon medieval

Percorram as ruelas Saint Jean, rue du Boeuf, rue des Trois Maries. O prazer deste circuito é procurar as traboules, empurrar portas e descobrir tesouros da arquitetura passada. Um exemplo, no número 54 da rue Saint Jean se encontra uma passagem até a rue du Boeuf. Dizem que esta é a traboule mais longa de Lyon.

Vieux Lyon e Fourvière no alto da colina

Vieux Lyon e Fourvière no alto da colina

O passo seguinte é subir a colina Fourvière, em direção à Basílica de Fourvière.

Montée

Montée du Garillan

Existem várias escadas e nós pegamos a Montée du Garillan, que começa na rue Saint Jean esquina com rue Gadagne.

Vista parcial de Lyon

Vista parcial de Lyon

A vista que temos da cidade é surpreendente. Não fomos até a Basílica, ficou para uma próxima vez.

Mas nos aconselharam, na próxima vez, subir pela Montée de Chazeaux que se incia na rue do Boeuf. São 228 degraus que nous revelam a cidade inteira. No final da Montée, a subida até a Basílica se faz por uma segunda Montée, chamada Saint Barthélemy, logo à esquerda. E, no final desta, por uma caminhada de 30 minutos dentro de um jardim chamado Rosaire. Para os corajosos.

Lyon possui um evento extraordinário e não poderia deixar de citá-lo,  a famosa Fête des Lumières. Já marquei no meu calendário um retorno à cidade na próxima festa, do dia 6 até 9 de dezembro 2013.

fete des lumieres lyon

A tradicional festa das luzes em Lyon. Foto de Nikki Britz no Flickr

Leia também:

Como ir de Paris até Lyon?

Existem diversas opções de transporte:

  • Avião: a viagem de avião dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: a viagem tem 2 horas de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa.  A viagem tem cerca de 6 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
  • Carro: a viagem dura cerca de 4h30. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

A Air France oferece aos seus passageiros voos partindo de Sao Paulo, Rio de Janeiro e Brasília direto para Paris e, de lá, 5 voos diários entre Paris – Charles de Gaulle e Lyon, e outros 2 voos dirários entre Paris – Orly e Lyon.

Obs.: os posts sobre Lyon são produzidos pelo Conexão Paris e patrocinados pela Air France.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris