Neste fim de semana, fomos conferir a Festa das Luzes de Lyon, que acontece entre os dias 5 e 8 de dezembro. Anualmente, 2 milhões de turistas vêm se juntar aos 2 milhões de habitantes para ver a cidade iluminada. A multidão nas ruas é tipo carnaval de Salvador, mas tudo muito calmo, sem stress, com muitas crianças e idosos.

Nesta edição de 2014, foram mais de 70 instalações de luz, de diferentes artistas, em toda a cidade:

  • Incríveis projeções nas fachadas dos prédios históricos. Abaixo, as projeções na Place des Terreaux, onde fica o lindo prédio do Hotel de Ville, a prefeitura da cidade.

Abaixo, a projeção no prédio na catedral Saint Jean:

Iluminação da catedral

Iluminação da catedral de Lyon

Iluminação na Place de Bellecour:

Place de Bellecour, em Lyon

Place de Bellecour, em Lyon

Projeção ao longo dos quase 2 km de um túnel no centro da cidade:

Instalação de luz dentro do túnel de quase dois quilômetros no centro da cidade

Instalação de luz dentro do túnel

  • Performances iluminadas: ao longo da cidade, diversos artistas realizam performances e interagem com o público.
Seres com roupas iluminadas interagem com as pessoas nas ruas

Seres com roupas iluminadas interagem com as pessoas nas ruas

Dica importante! 

É preciso planejar a viagem com antecedência pois em maio já não se acham mais quartos disponíveis nos hotéis da cidade. Como não sou tão organizada assim, a solução foi alugar um apartamento no AirBnB. Tivemos muita sorte – o apartamento tinha localização perfeita, com vista para o Rio Saône e a colina de Fouvières. Como as crianças se cansavam rápido, voltávamos para o apartamento por volta das 10 da noite e ficávamos namorando as luzes pela janela. A foto abaixo foi tirada do site do evento, mas essa era exatamente essa a vista que tínhamos.

Um enorme globo de boate iluminou a Basílica de Notre-Dame de Fouvières.

Um enorme globo de boate iluminou a Basílica de Notre-Dame de Fouvières.

A festa tem origem popular: no século 19, após um longo período de inundações e conflitos sociais, a população de mobilizou no dia 8 de dezembro, dia de Imaculada Conceição,  para festejar a construção de uma estátua da Virgem Maria na colina de Fouvières. Espontaneamente, toda a população ascendeu velas nas janelas de suas casas, dando início à festa das luzes. De lá pra cá, a coisa foi crescendo aos poucos, até chegar neste espetáculo grandioso de hoje.

O vídeo abaixo é apanhado de várias instalações e mostra o clima na rua da cidade:

Coincidentemente –  ou não! – Lyon é também a cidade natal dos irmãos Lumière, inventores do cinematógrafo, considerados os pais do cinema. A cidade abriga o Museu Lumière, que retraça as origens do cinema. Infelizmente não tivemos tempo de visitá-lo. Mas voltei para casa achando que Lyon merece receber de Paris o título de Cidade-Luz.

Observação: a maioria das fotos acima são do site do evento. Como não estava com uma boa câmera fotográfica, minhas fotos não conseguem passar a grandiosidade das obras.

Como ir de Paris até Lyon?

  • Avião: a viagem de avião dura  1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: a viagem tem 2 horas de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa.  A viagem tem cerca de 6 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
  • Carro: a viagem dura cerca de 4h30. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

Leia também: