Por Karen Goldman, chef responsável pelos roteiros gastronômicos do Conexão Paris.

Os food trucks viraram moda por aqui. Eles mostram que a street food também pode ter qualidade e abriram espaço na cena da requintada gastronomia francesa.

Um comportamento que surpreende quando a imagem que temos da culinária francesa começa pela alta gastronomia e por seus restaurantes estrelados. A melhora na qualidade e a escolha de produtos made in france explicam talvez o aumento do consumo de fast food. Mas é evidente que a grande quantidade de turistas e consumidores viajados ajudam a remodelar o varejo na capital francesa.

Uma grande contribuição para o sucesso da street food em Paris foi a entrada de novos chefs que deram vida aos food trucks. Os caminhões móveis apareceram aos poucos na cena parisiense, muitos com cozinhas elaboradas, conquistando assim espaço e reputação. Hoje, eles servem desde sanduíches até sushi e conseguem atender a demanda do cliente moderno que busca comer com rapidez e qualidade.

Tudo começou com jovens chefs estrangeiros que resolveram se aventurar em um mercado que, teoricamente, parecia não gostar de comer na rua. Assim que eles montaram seus primeiros caminhões, cujo cardápio era hamburguer com batata frita, as filas foram quilométricas!

O discurso dos food trucks aqui na França é: nós trabalhamos com fornecedores de matéria-prima francesa! Uma exigência que pode parecer detalhe, mas que faz diferença na hora de vender para um público que é orgulhoso do seu savoir faire.

Confira a seleção dos melhores food trucks da cidades:

O pioneiro

O pioneiro

LE CAMION QUI FUME

O pioneiro na moda dos food trucks. Hoje, Camion que fume já possui um segundo caminhão fixo e dá aulas de empreendimento. A fórmula é hambúrguer + batata frita por 10 euros.

Observação do CP: Le Camion qui Fume costuma estacionar na Praça Madeleine, no centro de Paris. O site abaixo informa tudo.

www.lecamionquifume.com

La Cantine California

La Cantine California

LA CANTINE CALIFORNIA

É também um caminhão de hambúrguer. Criado por Jordan Feilders, La Cantina California adiciona no cardápio tacos mexicanos e possui uma proposta de produtos biológicos.

Obs do CP: La Cantine California estaciona na praça do Marché Saint Honoré, pertinho da rue Saint Honoré e no Boulevard Raspail, em Saint Germain. Confira no site abaixo.

www.cantinecalifornia.com

Le Refectoire

Le Réfectoire

LE RÉFECTOIRE

Serve hambúrguer e batatas fritas com versão vegetariana.

Obs do CP: Le Réfectoire estaciona nas terças e sextas no 107 boulevard Richard Lenoir no 11 ème. Nos outros dias no 20ème. Veja no site abaixo.

www.le-refectoire.com

Mozzarelas e cia

Mozzarelas e cia

MOZZA & CO

Possui uma proposta da gastronomia italiana com sanduíche de muçarela em quatro variedades,  acompanhados por espinafre, rúcula, legumes grelhados, etc.

Obs. do CP: Mozza & Co possui um ponto fixo nas novas margens do Sena, na altura do seguinte endereço: 11 Quai Anatole France 75007.

Para a localização do caminhão, consulte a página do Mozza & Co do Facebook.

Le Camion Bol

Le Camion Bol

LE CAMION BOL

Trata-se do caminhão de Nathalie Nguyen, finalista do programa francês Masterchef, em 2011. A cozinha é uma mistura de sabores entre o Vietnã e França.

Obs. do CP: Le Camion Bol estaciona com frequência na cidade pertinho de Paris chamada Lavalois Perret. O site abaixo informa.

www.lecamionbol.com

La

La Caravane Dorée

LA CARAVANE DORÉE

Possui sanduíches em diversos tipos de pães, sopas e saladas.

Obs. do CP: La Caravane Dorée estaciona também fora de Paris. Algumas vezes ela oferece brunch no Musée de l’Arsenal, na Bastille.

Informações na página do Facebook da Caravane Dorée.

Le

Le Bugelski Deli

BÜGELSKI DELI COMPTOIR

Serve bagels americanos. Quatro versões estão disponíveis: pastrami , peru assado, frango e salmão.

Obs. do CP: Bubelski opera nas cidades vizinhas de Paris como Aubervilliers e Courbevoie.

Mais informações na página do facebook Bugelski.

Bon appétit!


Clique aqui e conheça os roteiros gastronômicos em Paris da Karen.


restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa agência de viagens online Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.