O Mont Saint Michel recebe mais de 3 milhões de turistas por ano e é um dos monumentos mais visitados da França. Saiba como chegar lá, o que visitar etc.
Por Maurício Christovão
O Mont Saint Michel recebe mais de 3 milhões de turistas por ano e é um dos monumentos mais visitados da França. Sugiro não ir lá nos finais de semana.
O acesso ao monumento é muito bem organizado. Para receber os turistas, foi criada uma estrutura distante 2.5km do MSM. Esta estrutura conta com um Centro de Informação Turística, um estacionamento e um eficiente sistema de transporte.
Os turistas são transportados por ônibus especiais, as navettes, que saem continuamente do cento de visitantes. São gratuitas, é só entrar e partir. Elas param também perto de alguns hotéis que ficam na estrada de acesso ao munumento.
Aconselho memorizar bem a localização do veículo, pois o estacionamento (pago) é enorme. Os pontos de pagamento ficam no centro de visitantes. Uma sugestão, fotografe a placa com as coordenadas do local. Nós não fizemos isso e custamos um pouco para achar nosso carrinho na volta.
Quem preferir pode caminhar, ou pedalar, por uma estrada que vai do estacionamento até a passarela de acesso ao Mont.
Essa passarela está sendo reformada e será toda sobre pilares, permitindo a livre circulação das marés. O antigo acesso será removido, pois bloqueava as águas e estava contribuindo para o assoreamento da baía. Tudo deverá estar pronto em ainda em 2015.
Antigamente havia histórias terríveis de carros submersos, mas isso não ocorre mais, pois os carros particulares ficam todos no estacionamento. Hoje pode-se visitar o monumento sem susto. Aconselho uma consulta do site oficial do MSM, que traz a tábua de marés para o ano todo. As chamadas marés vivas, com as maiores variações de altura, ocorrem nas luas Nova e Cheia. Essas variações são semelhantes às de Saint Malo. Leia aqui artigo sobre Saint Malo e suas marés.
A vista do MSM ao longe, na planicie, é impactante e rende boas fotos. A entrada inicial do monumento é livre, a cobrança do ingresso é feita dentro de um dos acessos da Abadia. Lá podemos alugar aparelhos com audioguias em várias línguas.
Como o fluxo de visitantes é intenso, existe um sentido de visita que deve ser obedecido. Tiro o meu chapéu para os velhinhos europeus que, de bengala e tudo, sobem aqueles caminhos de pedra até a Abadia. Se você tem alguma dificuldade de locomoção, avalie bem suas condições físicas, pois o sobe e desce nos caminhos medievais é cruel.
Os restaurantes e lanchonetes concentram-se próximos à entrada, inclusive o Mère Poulard e sua famosa omelete de 45 euros. Se quiser se abastecer, o local é esse, pois lá para cima não há opções. As lojas de souvenirs tradicionais também estão por ali, mas na abadia existe também a loja oficial do MSM.
Um pouco mais acima ficam as opções de hospedagem, para quem quiser apreciar todo o ciclo das marés e a noite num lugar tão cheio de histórias. Uma noite de lua cheia ali deve ser de arrepiar os cabelos!
Segundo os livros de história, o MSM era inexpugnável. Carcassonne, Aigues Mortes e o MSM foram muito importantes para a formação da França como nação e a definição de suas fronteiras.
Existem vários mirantes nos jardins externos que permitem uma visão de toda a região que é muito plana. Na maré baixa, podemos ver os grupos de turistas caminhando pela areia. O CP já publicou um post sobre essa aventura que só deve ser tentada com guias locais. Leia o artigo aqui.
A arquitetura da Abadia de São Miguel é realmente impressionante. Seu interior simples, quase despojado, forma com os discretos vitrais um conjunto que convida à meditação e ao recolhimento.
Alguns vitrais apresentam o desenho de uma “Coquille Saint Jacques”, a nossa vieira, símbolo dos peregrinos do Caminho de Santiago.
Lá dentro, percorremos um caminho bem intrincado, passando por salões e um belo jardim no pátio interno.
Na ponta da torre mais alta, a 170 metros, a estátua dourada do Arcanjo São Miguel, de espada em punho, protege a abadia, os fiéis e os turistas também, espero!!!
Antes de embarcar, compre seus ingressos para a abadia do Mont Saint Michel com antecedência, clique aqui.
Como ir de Paris até o Mont-Saint-Michel
- Excursão da ParisCityVision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, que oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris para passeios de um dia ao Mont Saint Michel. Clique aqui.
Para ir por conta própria:
- Trem: a viagem tem cerca de 4 horas de duração, saindo da estação Montparnasse. O trem vai até a cidade de Rennes e depois um ônibus até o MSM. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: dependendo da estrada que você escolher, é possível passar por cidades como Giverny, Caen. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa, a viagem tem cerca de 4h45 de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
A França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.
No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.
No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.
Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.
44 Comentários
Pilar
Boa tarde! Vou ao Mont Saint Michel em agosto, onde pretendo ficar de um dia para outro. Comprei a passagem de trem Paris – Rennes mas não encontrei nada sobre a passagem de onibus Rennes _ Saint Michel. Poderia me ajudar por favor?
Rodrigo Lavalle
Pilar, clique aqui para pesquisar horários dos ônibus Rennes-MSM e valores das passagens e comprar a sua com antecedência a fim de garantir preços mais baixos.
Cristina Fortes
Rodrigo,
ainda sobre o mont saint michel. Como vamos fazer as praias do Dia D vindo de Londres, desembarcaremos em Calais, ficaremos em Bayeux, no hotel Reine Mathilde. Seguiremos para Portonson para a visita ao Mont Saint Michel. A expectativa é vermos ele no por do sol e logo pela manhã. De lá, seguiremos de carro até Paris. Alguma dica de caminho ? Infelizmente pelo que pesquisei, Giverny estará fechado. Algum caminho especial?Saint Malo vale a pena ? Honfleur já está em nosso roteiro. Mas ficamos pensando em um caminho que seja indicado para a chegada até Paris.
Rodrigo Lavalle
Cristina, Saint Malo vale a pena mas, apesar de ficar perto do MSM, não fica no caminho para Paris. Temos vários artigos sobre a cidade, clique aqui para ler. Outra opção é a cidade do Havre, perto de Honfleur, clique aqui e aqui e leia nossos artigos sobre ela.
Cristina Fortes
Lina, adoro seu blog e a sigo desde a seu início. Vamos ao Mont Saint Michel em janeiro. Vamos nos hospedar no Eugenie. Pareceu-nos muito bom para famílias e recém reformado. Depois da estadia deixarei minhas impressões. Fica em Portonson. Vc conhece ?
Rodrigo Lavalle
Cristina, infelizmente não conhecemos esse hotel. Esperamos as suas impressões.
Érica
É possível chegar ao MSM via Le Havre? Estaremos explorando a Normandia e esta será nossa base. Não estamos de carro.
Rodrigo Lavalle
Érica, é possível porém bem complicado e demorado se não for de carro. Em Havre pegue o ônibus 20 até Caen. Em seguida um trem até Pontorson e de lá os shuttles até o MSM.
Jessica Costa
UAAAAAU é de tirar o fôlego… como saber informações sobre a estadia no local, disponibilidade,valores …?
Rodrigo Lavalle
Jessica, temos alguns artigos com dicas de hotéis entorno do Mont Saint Michel:
– https://www.conexaoparis.com.br/2013/06/24/hotel-de-charme-perto-do-mont-saint-michel/
– https://www.conexaoparis.com.br/2013/08/14/normandia-pequeno-e-charmoso-hotel-em-saint-malo-perto-do-mont-saint-michel/
– https://www.conexaoparis.com.br/2012/07/24/chateau-de-la-ballue-castelo-hotel-perto-do-mont-saint-michel/
– https://www.conexaoparis.com.br/2011/11/21/um-hotel-inesquecivel-perto-do-mont-saint-michel/
No site do Office de Tourisme do Mont você encontra dicas de hospedagens dentro e fora das muralhas: http://goo.gl/EUUW0Y.
Abraços.
Katia
Muito obrigada, Rodrigo!
Um abraço!
Katia
Katia
Olá!! Qlguem sabe dizer se existe ônibus que faça a linha hendaye e Rennes sem passar por Paris
Rodrigo Lavalle
Kátia, não existe. Mesmo o trem passa por Paris. Você pode pegar um trem de Hendaye até Bayonne e depois um ônibus até Rennes. Pesquise os horários e preços dos trens nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en/ e dos ônibus nesse site: http://www.eurolines.fr/.
Abraços.
Graça Leite
Boa noite Rodrigo!
Grata pela atenção,
Um abraço,
Graça