O leitor Maurício Christovão nos envia mais um post sobre as principais cidades da Bretanha. O seu circuito de quatro dias começa em Saint Malo, a deliciosa cidade/fortaleza situada pertinho do Mont Saint Michel. Maurício seguiu os conselhos de Conexão Paris e se hospedeou nesta cidade. Leia este artigo clicando aqui. Em seguinda o circuito continua com a visita do Mont Saint Michel, leia aqui. E hoje, ele nos fala do seu passeio pela orla marítina, para conhecer Dinard e Cancale.

Por Maurício Christovão

Você já andou pelas muralhas de Saint Malo, foi à praia, conheceu a cidade intramuros…E agora? O que mais se pode fazer estando baseado em Saint Malo? Muita coisa. Existem boas opções de visitas a locais próximos, além do Mont Saint Michel. Agências locais fazem esses passeios, mas preferimos alugar um carro, pela flexibilidade e a curiosidade de explorar caminhos diferentes.

Dinart, vista de Saint Malo

Dinart, vista de Saint Malo

Dinard: Fica a uns 10 km de Saint Malo. Sua posição é do outro lado da baía, oposta às muralhas de Saint Malo, e a vista é espetacular. A cidade possui também marinas, belas praias e estradinhas à beira mar nas quais nos “perdemos” com muito prazer. Nos deu a impressão, pelo padrão das residências, de ser um lugar de veraneio  para os mais abonados. A estrada (D168) passa sobre a usina maremotriz de La Rance, que produz eletricidade com a força das marés. Dá para visitar Dinard pela manhã e almoçar em Cancale depois.

Cancale

Cancale

Cancale: Fica a 15 km, mas na direção oposta a Dinard. Ostras, ostras e mais ostras!!! Mas Cancale não é só isso. É também uma cidadezinha à beira mar muito agradável de se visitar.

Fazendas de ostras em Cancale

Fazendas de ostras em Cancale

Se você é do estilo “mão na massa”, pode fazer como os turistas que vimos, paramentados com roupas de trabalho e botas de borracha para visitar as fazendas de ostras na maré baixa.

Cancale, fazenda de ostras

Cancale, fazenda de ostras

As ostras são numeradas por tamanho, e as maiores são as de nº1. Existem vários restaurantes na orla de Cancale cujo prato principal você já adivinhou: ostras!

roteiro pela bretanha

Cancale, ostras

Mas para quem não gostar, ou quiser outra coisa, os peixes e outros frutos do mar também estão à sua disposição. Apenas como exemplo, um almoço, para dois, no Chez Victor saiu por 50 euros com água mineral e café expresso. Não foi muito barato, mas estava delicioso!!!

Atenção: no verão, o estacionamento à beira mar e próximo aos restaurantes em Cancale é difícil e as ruas internas são bloqueadas, sendo acessíveis apenas aos moradores. Conseguimos vaga num “parking” próximo ao quebra-mar, que fica do lado esquerdo da praia. Talvez por ser meio escondido, ainda não estava cheio.

Cancale fica na Route de La Baie, que é uma estrada alternativa mais próxima ao mar e que vai de Saint Malo ao Mont Saint Michel. Recomendo, na ida, ir pelas estradas principais (D137,E401, D997 e D976) que são bem sinalizadas e o levarão sem sustos ao MSM em menos de uma hora.

Na volta, se não estiver com pressa e gostar de aventura, em Pontorson procure as placas da Route de La Baie (D 997,D797, D155, D76 e D201) e descubra lugares lindos, como Le Vivier-sur-Mer, Saint Benoit-des-Ondes (os nomes são ótimos), fazendas típicas, praias desertas, dunas,até chegar a Cancale e daí a Saint Malo.

Talvez o GPS não ajude muito, pois o nosso “teimava” em dar o caminho mais curto, mas nós tínhamos um mapa Michelin da Bretanha que resolveu a parada. Aconselho encher o tanque, pois não vi muitos postos de gasolina nessas estradas secundárias. Se você for do tipo cauteloso, informe na portaria do hotel aonde pretende ir e quando voltará.

Nós sugerimos que você leia mais alguns artigos sobre Saint Malo, Cancale e outras cidades da Bretanha clicando nos links abaixo. Assim terá outras excelentes informações sobre restaurantes e hospedagens.

. Alguns dias na Bretanha

. Um hotel inesquecível perto do Mont Saint Michel

. De Paris a Saint Michel via Saint Malo

. Visita inusitada ao Mont Saint Michel

Como ir de Paris até Saint Malo

  • Trem: a viagem tem cerca de 3 horas de duração. Preços podem variar dependendo do dia da semana, da hora da viagem e da época do ano. Compre antecipadamente, no site da Rail Europe, para garantir os melhores preços.
  • Carro: A viagem dura cerca de 4h30. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de  horas de duração. Preços a partir de 19 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas no KAYAK Brasil.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro nao KAYAK Brasil.