Eu já escrevi um artigo sobre o Mont Saint Michel onde enumero todas as possibilidades, saindo de Paris, de uma ida e volta no mesmo dia.

Os artigos agora descrevem uma viagem que fiz de dois dias em novembro de 2008: Paris/Saint Malo/Mont Saint Michel/Paris. Saint Malo é uma cidade/forte linda, uma das mais bonitas de Bretanha. Aconselho esta opção para aqueles que querem conhecer o Mont Saint Michel com mais tempo, conhecer os bons endereços e degustar os produtos da região.

Eu peguei um trem TGV em Paris às 8 horas da manhã e 3 horas depois estava em Saint Malo. Os preços da passagem estão entre 29 e 39 euros. Os preços variam  em função da hora, do dia e do prazo entre a compra e a viagem.

Saint Malo é uma cidade/forte cercada por muralhas.

Com ruelas românticas marcadas pela bela arquitetura da região. A cidade foi bombardeada durante a segunda guerra mundial, 80% da cidade antiga foi inteiramente reconstruída.

Neste primeiro dia visitei Saint Malo intra muros, a parte histórica que fica dentro dos muros de proteção. Em seguida aluguei um carro para conhecer a estrada da orla marítima em direção a  Dinart. Esta cidade é um balneário chic, lugar onde as tradicionais famílias franceses passam suas férias de verão.

Após uma pequena volta em Dinart, continuei pela estrada da orla. A Bretanha, especialmente Saint Malo, é uma região ideal para aqueles que gostam de esportes marítimos.

Surf, windsurf. Eu estava vestida com casaco de lã polar, cachecol e luvas enquanto estes loucos estavam dentro da água.

O que pedir nesta região?

Antes de mais nada, crepes. Deliciosas. Na foto crepe com presunto, queijo, cogumelos e molho bechamel.

Em seguida uma outra com molho de chocolate. Todas encharcadas de manteiga, delícias perigosas. Para beber, um cidre brut.

Um dos melhores endereços de Saint Malo para crepes é a Creperie Solidor – 7 Esplanade Commandante Menguy, 35400 Saint Malo – 0299816453. Este endereço não é mais intra-muros, está fora de parte histórica e com uma linda vista da cidade.

Em termos gastronômicos esta região é conhecida pelos seus peixes e frutos do mar. Tenho amigos que passam fim de semana em Saint Malo por causa das ostras, lagostas, homard e coquilles Saint Jacques.

O jantar foi no Restaurant Le Chalut – 8 rue de la Corne de Cerf – Saint Malo (intra-muros) – tel. 0299567158.

Ostras.

O homard se diferencia  da lagosta pelas grandes pinças mantidas fechadas por um elástico para que eles não se ataquem. O cliente escolhe vivo no aquário e em seguida ele será grelhado.

E coquilles Saint Jacques. Os pratos custam em torno de 25 e 30 euros.

Amanhã publico artigo com o programa do segundo dia de viagem.

Le Chalut é indicado também pelo Via Michelin.


Os ingressos para o Mont Saint Michel podem ser adquiridos com antecedência aqui.

Atenção: A ParisCityVision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris para os passeios de um dia ao Mont Saint Michel. Clique aqui.

Leia também:


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.