Por Guilherme Poulain
Acho que todo mundo que tem vontade de estudar gastronomia pensa em fazer, algum dia na vida, um curso na França. Como cozinheiro, eu sempre tive essa vontade.
Fiz uma pesquisa extensa para descobrir qual a melhor escola e, apesar de ter escolas mais conhecidas dos brasileiros, escolhi a Ferrandi. Não posso comparar com as outras porque não as conheço. Mas quando eu digo que estudo na Ferrandi todo parisiense responde: é a melhor escola!
Localizada próximo ao jardim Luxembourg e da torre Montparnasse, a escola ocupa quase um quarteirão com salas e cozinhas bem equipadas.
Fiz o curso intensivo de pâtisserie. Foram 5 meses com até 12 horas diárias de aula e, em seguida, um estágio de alguns meses em uma pâtisserie. O curso é todo em inglês e inclui aulas de francês. Cerca de 70% do curso é prático em cozinhas exclusivas para grupos de 12 alunos. No resto do tempo temos, além das aulas de francês, aulas de arte (na França, a pâtisserie é considerada uma arte!), enologia, história da pâtisserie, boulangerie (padaria) e tecnologia da pâtisserie.
A escola também tem curso intensivo para quem quer aprender gastronomia. As turmas começam em fevereiro e setembro. Há também os cursos de verão, mais curtos, para quem quer aprender a fazer coisas específicas como macarons!
Se alguém quiser saber um pouco mais de como é o dia-a-dia na escola (e receitas!), escrevo no www.moldandoafeto.com. Meu nome é Guilherme Poulain, cozinheiro mineiro descobrindo os doces prazeres de Paris.
Ferrandi Paris – L’École Française de Gastronomie: 28 rue de L’Abbé Grégoire, 75006.
Para saber mais sobre a Ferrandi e seus cursos, clique aqui e acesse o site da escola.
Leia também:
- Formação culinária em Paris: Le Cordon Bleu
- Depoimento: Uma semana no Cordon Bleu
- Curso de culinária em Paris: Le Cordon Bleu
- O chef Cyril Lignac: seus restaurantes e seu curso de culinária
- Paris: cursos rápidos de cozinha
- Curso de culinária com Guy Martin
- Curso de Culinária e enologia em Paris
- Paris: curso de culinária
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
99 Comentários
michel
gostaria de saber se tem workshop entre os dia 1 de julho a 21 , que sao os dias que estarei em paris! obg
Lina
Michel
Entre diretamente no site da escola. Nós não temos esta informação.
Cláudia
Lina, e cursos de costura, vc conhece algum?
Lina
Cláudia
Agora ficou difícil. Risos. Não tenhe nenhuma informação sobre cursos de costura.
Mariana
Olá, achei o post muito interessante.
Gostaria de saber os preços.
Lina
Mariana
Entre no site da Ferrandi. Verá os preços.
MIRA TORQUATO
GUILHERME
Amei ter lido seu post… Precisamente HOJE, deveria estar aí em Paris, pesquisando cursos de Patisserie.Mas acabei tendo q desmarcar a viagem.Não conhecia sobre a Ferrandi.Adorei a sugestão, e vou entrar no seu blog para pegar mais dicas contigo, ok.Bjos a todos…
Tania Baião
Guilherme: parabéns pela conquista e pelo cativante texto.
Fico bem contente ao ver que cada vez mais pessoas estão se interessando pela verdadeira arte da cozinha. Não tenho o dom, mas admiro profundamente que o tem e o aprimora.
Guga Pitanga
O que são estes doces na foto? Queria provar todos! haha
Vera
Olá, Guilherme. Seu relato me encheu de água na boca! Imagine que sonho fazer curso de patisserie em Paris e ao mesmo tempo estudar francês, artes, enologia….. um sonho! Quem sabe num futuro próximo eu não me aventuro nessa?! Obrigada pela inspiração!
Thais
Guilherme, estava escolhendo doces para degustar em Paris e qdo olhei sua foto pensei “conheço esse rosto!”Parabéns pela conquista! Deixo aqui meu aval do quanto seu trabalho é comprometido e competente!
Marzelena Zamboni
Oi Pessoal, a quem possa interessar essa notícia , eu particularmente achei bem legal:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/mundo/noticia/2012/06/gaucho-e-eleito-deputado-na-franca-3795293.html
Sim, temos um brasileiro, gaúcho de Porto Alegre , Eduardo Cypel, 36, é o primeiro franco-brasileiro a assumir uma cadeira na Assembleia Nacional do país.
Arizio Melo
Parabens!!!!!!!!
Seu texto está ótimo, dê mais notícias!!!!!!!
Boa Sorte!!!!