Veja a receita do famoso prato da culinária francesa, o steak au poivre. Saiba também como ele apareceu e a história da pimenta do reino.
Por Karen Goldman, chef que criou os roteiros gastronômicos do Conexão Paris
A pimenta do reino é uma especiaria antiga e as civilizações passadas já a utilizavam muito antes dela desembarcar por aqui. Os romanos apreciavam a pimenta do reino longa. Os grãos redondos e pequenos, que usamos hoje, serviam somente para disfarçar o sabor do vinho quando este começava a ficar azedo.
A pimenta do reino chegou à França no século XII nas malas dos monges itinerantes. Famosa por suas virtudes afrodisíacas, ela era símbolo de poder e virilidade. Ela era uma mercadoria preciosa, tão valiosa quanto o ouro e a prata.
Hoje, quando falamos em pimenta pensamos logo no steak au poivre. De acordo com o especialista Francis Marie esta receita data do século 19 e foi inventada nos bistrôs da Normandia. Os figurões da época levavam suas companheiras para jantares tardios, desejosos de pratos apimentados e suas supostas propriedades afrodisíacas.
Receita Steak au Poivre Clássica
. 3 colheres de sopa de pimenta do reino preta em grãos
. 4 pedaços de carne bem espessos com cerca de 120g cada
. sal
. 2 colheres de sopa de manteiga
. 1 colher de sopa de óleo
. ⅓ xícara de conhaque
. 1 xícara caldo de carne
. ½ xícara de creme de leite
Coloque a pimenta em um pano de prato limpo, em seguida esmague pressionando firmemente com o fundo de uma frigideira ou batendo com um martelo. Atenção, a pimenta deve ser quebrada e não transformada em pó. Transfira a pimenta para um prato e enrole os filés nela para que fiquem uniformemente revestidos. Tempere os filés com sal.
Esquente a manteiga e o óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione o filé e cozinhe até ficar bem dourado, cerca de 4 minutos de cada lado. Transfira a carne para quatro pratos aquecidos. Cubra com papel alumínio para mantê-los aquecidos enquanto prepara o molho.
Aqueça a mesma panela que estava a carne e adicione o conhaque. Flambe cuidadosamente. Mantenha uma tampa à mão, assim você pode apagar o fogo, se necessário. Deixe o álcool queimar cerca de 1 minuto, em seguida adicione o caldo de carne. Cozinhe até reduzir pela metade, cerca de 4 minutos. Adicione o creme e cozinhe, mexendo ocasionalmente uns 4 minutos. Tempere com sal e despeje sobre bifes. Sirva com batatas coradas.
Um dos meus lugares favoritos para comer Steak au Poivre é o Chez Paul.
Chez Paul: 13 rue Charonne, 75011 Paris. Tel.: + 33 01 47 00 34 57. Metrô linha 8; estação Ledru-Rollin.
Clique aqui para conhecer os roteiros gastronômicos em Paris que a Karen oferece aos leitores do Conexão Paris.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
A França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.
No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.
No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.
Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.










24 Comentários
Roberto Halfin
Uma dica fora do roteiro turístico, mas próximo a Sorbonne é o Le Bistro de Perigord. Um lugar simples, mas um dos steak au poivre mais deliciosos que degustei em Paris. Na 71, Rue Saint Jacques (Metro Cluny-La Sorbonne) . Fica a dica.
Karen Goldman
Oi Matteus,
Na verdade as duas são a mesma, só que a verde foi colhida antes e preservada em salmora ou desidatrada para não amadurecer. Quando fui pesquisar para escrever este artigo descobri que as duas opções são consideradas “classicas” para este prato. Sendo que a preta é mais fácil de achar e por esta razão largamente adotada. Na escola de cozinha no entanto aprendi este prato com a verde na aprendizagem e com a preta no restaurante-escola.
um abraço!
Mattheus Nunes
Muito bom.. Excelente. Qual a diferença entre a pimenta do reino verde e a preta?
Suzana Cunha
Oi Lina, essa dica é muito boa, esse com certeza vou conhecer em agosto 2014… Adoramos steak au poivre… Será que precisa fazer reserva?
Rodrigo Lavalle
Suzana, é sempre recomendável se fazer reserva.
Abraços.
Paulo Henrique
Falar em piquenique em Paris me agucou meus sentidos gastronômicos
Como estarei em princípio de outubro em Paris desde já me candidato a participar se coincidir com minha estada
Maria da Graça Esteves Pinto
Adorei.
Madá
Eymard, que incrível essa variação! Adorei a explicação Karen. Também me animei a experimentar a receita.
Maurício Christovão
Nada como uma receita oficial…Acho que vou me arriscar na cozinha no próximo fim de semana!!!
Vivian Campanelli - Destinos e Receitas
Karen, fiz a receita na sexta feira! Super prático e IMENSAMENTE ABSURDAMENTE bom! Parabéns! Adorei!
Tania Ziert Baiao
E eu aqui, lendo e vendo esse prato, 14 horas, sem almoçar?????
Parabéns Karen pela escolha. Um dos meus pratos preferidos.
Vou sair daqui antes de desmaiar….