Muitos brasileiros sonham em conhecer os castelos do Vale do Loire mas vale a pena?
Antes de darmos as informações sobre como visitar os castelos do Vale do Loire gostaríamos de fazer uma pequena recomendação. Se você estiver em Paris por três, quatro ou cinco dias, não aconselhamos a viagem ao vale do Loire.
Se quiser muito conhecer um castelo, visite Versailles, Fontainebleau ou Chantilly.
Por que? Você não tem muito tempo, Paris é uma cidade maravilhosa e os castelos citados estão entre os castelos mais bonitos da França e estão relativamente próximos de Paris. Mas, se você estiver na cidade por mais tempo, vale a pena sim conhecer alguns dos castelos do Vale do Loire.
Castelo de Chambord, no Vale do Loire. Foto: La reserve du Val de Loire, no Flickr.
É possível conhecer dois ou três castelos em um dia. Os principais castelos são Chambord, Chenonceau, Amboise, Clos Lucé.
Para conhecê-los, a maneira mais simpática, na minha opinião, é alugar carro. Nesse caso, você pode alugar em Paris e dirigir até a Loire.
Mas você também pode pegar um trem em Paris até Amboise ou Tours e alugar um carro nessas cidades. A localização de Amboise é melhor para fazer o circuito dos castelos. Para aqueles que temem se perder na saída de Paris, esta é a melhor solução.
Outras opções para visitar os castelos do Vale do Loire
- Outra alternativa é a excursão com a Paris City Vision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, que faz passeios de um dia ao Vale do Loire. Clique aqui para mais informações. A viagem é feita em ônibus confortáveis, com possibilidade de ver três castelos em um dia só. Ida e volta no mesmo dia com saída às 7h15 e chegada de volta em Paris por volta das 20h.
- No site Conexão Paris Viagens você encontra cicloviagens de 2 e 3 dias pelo Vale do Loire, clique aqui e saiba mais.
Leia também:
- Vale do Loire na França: castelos, vinhos e muitas dicas
- Um fim de semana no Vale do Loire
- Restaurante gastronômico no Vale da Loire
- Se hospede em hotéis-castelo no Vale da Loire:
- Dica de um bom hotel no Vale do Loire
- O castelo Chenonceau e a história da amante do Rei
- O lindo castelo de Villandry
- O castelo de Amboise
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
479 Comentários
juliana
Oi Maria Lina, Chego em Paris dia 12 de janeiro por volta das 17:00 hrs e pretendo pegar o carro no aeroporto(orly) e ir direto para o vale do loire. Somos eu, meu marido e 2 filhas e gostariamos de algumas dicas. Qual direçao tomar para sair do aeroporto. Sei que chambord é o castelo que fica mais proximo de Paris e gostaria de um hotel barato perto dele pois seria so para dormir porque pretendemos deixar o hotel visitar somente o chambord e o chenanceau e seguir para Rocamadour (se voce tiver alguma dica de hotel ?). De la sigo para Barcelona e depois começamos o caminho de volta para Paris onde devo estar do dia 20 ate o dia 29. Se voce puder me ajudar, agradeço antecipadamente, Juliana
conexaoparis
Giovanni
A viagem de trem seria mais confortável e rápida. Se chover ou nevar a estrada fica perigosa por causa do gelo que se forma. Poderia ir de trem até Tours, pegar o carro na estação desta cidade, visitar os castelos e devolver o carro na hora da volta.
Vale a pena visitar os castelos. Os mais conhecidos são Chenonceau, Chambord, Azay le Rideau.
Outra viagem agradável é visitar as caves de champagne de Reims. Belas fotos dentro das caves. Leia o artigo que está na categoria Reims champagne.
Giovanni
Parabéns pelo trabalho informativa aos turistas. Vamos passar novamente o Reveillon em Paris. Como já conhecemos os principais pontos turísticos da cidade, pensamos em separar um dia inteiro para ir ao Vale do Loire. Nossa maior dúvida é quanto ao clima e se vale a pena ir de carro, já que iremos no alto inverno Dezembro/Janeiro. Adoro fotografar. O que nos recomenda visitar, já que sairemos bem cedo de Paris e voltaremos no inicio da noite. Já conhecemos Versailles..
Obrigado
conexaoparis
Beatriz
Você pega o ônibus da Cityrama no escritório deles. Acho que é perto da Opera Garnier. No site deles tem o endereço. Quanfo for comprar o ingresso veja isto com eles.
Beatriz
Olá, acabei de conhecer o site e fiquei muito interessada em conhecer os castelos do vale do loire de minibus(1 dia…melhor q nada), mas a cityrama diz no site que ele vai e volta para o meu hotel, acontece q eu vou de mochilão….como devo proceder?
conexaoparis
Maria Céli
Eu não conheço as outras por isto não indico.
Esta é a maior e a mais conhecida.
Indico também as empresas que organizam viagem individuais e pequenos grupos. Estas empresas estão na categoria do blog que se chama táxi chofer brasileiro. Dê uma olhada.
Maria Céli Ludolf
Prezada Lina
Muito bom seu blog, parabéns!
Poderia me dar o nome de agências (além da Cityrama) que fazem passeios de um dia para o Vale do Loire? Posso comprar quando chegar em Paris ou é melhor fazer reserva?
Obrigada e um abraço,
Maria Céli
conexaoparis
Pablo
Se hospede neste castelo aqui:
http://www.princejardinier.fr/magazine/spip.php?article47
Eu não acredito que seja possível viajar de Amsterdam até Tours, direto, de trem. De todas as maneiras terá que passar por Paris.
Eu aconselho: Paris Amsterdam Paris e Tours de trem. em Tours você aluga um carro e passeia pela região. E volta de trem.
Paris Tours são 3 horas de viagem de carro e com TGV 1 hora.
Quanto ao clima, setembro é o final do verão. Pode estar quente ainda, ou pode estar frio. Mas a França é assim. O clima muda de uma hora para a outra.
Pablo
Olá,
Adorei o site, dicas muitos úteis mesmo.
Estou com um dilema, vou passar menos dias que queria em Paris (é sempre assim, não?).
Vou pra Europa no final de setembro, pretendo ficar 6 dias em Paris, 3 dias em Amsterdã e planejei 2 dias no vale do Loire, em algum castelo. Tem alguma dica?
Outra dúvida, é possível vir de Amsterdã direto até Tours? Ou é mais fácil descer em Paris e alugar um carro? Tem idéia de quantas horas é de carro de Paris até o vale do Loire em questão?
E uma dúvida final, como é a temperatura em Paris no fim de setembro? Cada um fala uma coisa, dizem que é seco, outros que começa a chover, que ainda é quente, que já é frio, hahaha.
Obrigado,
conexaoparis
Raquel
Jeans, camisetas, blusas, um trench se chover e esfriar. Peças simples e funcionais.