Muitos brasileiros sonham em conhecer os castelos do Vale do Loire mas vale a pena?
Antes de darmos as informações sobre como visitar os castelos do Vale do Loire gostaríamos de fazer uma pequena recomendação. Se você estiver em Paris por três, quatro ou cinco dias, não aconselhamos a viagem ao vale do Loire.
Se quiser muito conhecer um castelo, visite Versailles, Fontainebleau ou Chantilly.
Por que? Você não tem muito tempo, Paris é uma cidade maravilhosa e os castelos citados estão entre os castelos mais bonitos da França e estão relativamente próximos de Paris. Mas, se você estiver na cidade por mais tempo, vale a pena sim conhecer alguns dos castelos do Vale do Loire.
Castelo de Chambord, no Vale do Loire. Foto: La reserve du Val de Loire, no Flickr.
É possível conhecer dois ou três castelos em um dia. Os principais castelos são Chambord, Chenonceau, Amboise, Clos Lucé.
Para conhecê-los, a maneira mais simpática, na minha opinião, é alugar carro. Nesse caso, você pode alugar em Paris e dirigir até a Loire.
Mas você também pode pegar um trem em Paris até Amboise ou Tours e alugar um carro nessas cidades. A localização de Amboise é melhor para fazer o circuito dos castelos. Para aqueles que temem se perder na saída de Paris, esta é a melhor solução.
Outras opções para visitar os castelos do Vale do Loire
- Outra alternativa é a excursão com a Paris City Vision, principal empresa de ônibus de turismo em Paris, que faz passeios de um dia ao Vale do Loire. Clique aqui para mais informações. A viagem é feita em ônibus confortáveis, com possibilidade de ver três castelos em um dia só. Ida e volta no mesmo dia com saída às 7h15 e chegada de volta em Paris por volta das 20h.
- No site Conexão Paris Viagens você encontra cicloviagens de 2 e 3 dias pelo Vale do Loire, clique aqui e saiba mais.
Leia também:
- Vale do Loire na França: castelos, vinhos e muitas dicas
- Um fim de semana no Vale do Loire
- Restaurante gastronômico no Vale da Loire
- Se hospede em hotéis-castelo no Vale da Loire:
- Dica de um bom hotel no Vale do Loire
- O castelo Chenonceau e a história da amante do Rei
- O lindo castelo de Villandry
- O castelo de Amboise
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
479 Comentários
conexaoparis
Márcio, não conheço.
Mas dois leitores já visitaram Bruges com auma outra empresa que parece excelente. Veja link abaixo.
https://www.conexaoparis.com.br/?p=1059
Marcio
Lina,
Por acaso vc conhece a empresa de turismo france tourisme (http://www.francetourisme.fr). Gostaria de ir para Vale do Loire e Bruges.
Parabéns pelo Blog.
Melissa
Muito obrigada, Lina.
conexaoparis
Melissa
Já escrevi
Leia aqui
https://www.conexaoparis.com.br/?p=77
Melissa
Oi Maria Lina,
gostei muito das dicas sobre o Loire. Gostaria que você fizesse um post sobre Giverny, qual o melhor jeito para ir de Paris até lá? Estava pensando em passar um dia nessa cidade, indo e voltando de Paris. Você recomenda?
beijos e obrigada
Melissa
Livia
Lina, depois não esquece de falar sobre hospedagem no Vale do Loire.
A gente deve dar um pulinho lá no fechamento das férias do meu marido, na segunda quinzena de agosto.
bjs,
Lívia
Luisa
Lina, vc sempre muito rápida, gentil e genial nas suas respostas. Acho que vou mesmo só para Versailles e deixo para gastar com pequenas outras coisas o dinheiro que economizarei do tour. Muito obrigada. Ah! Querendo uma cocada outro favor baiano, é só pedir. Chego dia 15ago.
conexaoparis
Luisa
Nunca passei um dia inteiro em Versailles. Não sei te dizer qual o tempo exato do trajeto Paris/Versailles, mas é pertinho. O castelo fecha suas portas no verão as 18.30 horas e os turistas podem entrar até as 18 horas. Quer dizer, você pode visitar o castelo em meia hora. Saindo de Paris as 14 horas você visita o castelo e ainda passeia pelos jardins.
Luisa
Poxa, quantas dúvidas!!! Tenho seguido minuto a minuto suas dicas para minha viagem que acontecerá em agosto e me deparei agora com este dilema: tenho seis dias e meio e pretendia visitar o vale do Loire pela cityrama (apesar de achar um absurdo de caro), mas tbm devo ir a Versailles. Se são passeios parecidos (ver castelos) eu pergunto: quanto tempo de transporte para chegar em Versailles e daria para ir em metade de um dia (tipo: saindo de Paris às 14h)????? Desculpa tanta “aporrinhação”. Um beijo, Luisa
Patrícia
Maria Lina, concordo 100% com as tuas dicas! Eu e meu marido conhecemos o Vale do Loire pegando um TGV até Tours e alugando carro por lá. Foi fantástico, mas como tínhamos programado ir e voltar no mesmo dia, foi muito corrido e ainda por cima perdemos o último trem para Paris, tendo que dormir num Ibis em Tours. Poderíamos ter reservado mais tempo e dormido num castelo. Queria ter pedalado em Chambord, feito pic-nic em Chenonceau e curtido mais a região em geral, pois as cidadelas são lindas e as estradas ótimas. Amei os castelos e a cidade de Amboise, que lugares incríveis! Só para fechar, também tínhamos um certo receio em alugar carro a partir do aeroporto por causa da saída/entrada em Paris, mas vencemos o medo e alugamos um com um belo GPS, que nos levou até Mont St Michel e nos trouxe de volta com muita tranquilidade. Abraço!