Paris não está na lista das cidades mais trepidantes para festejar Halloween como, por exemplo, Philadelphia e sua Henri David’s annual party, New York e sua Village Parade ou New Orleans com suas tradições africanas.
Uma maneira bem parisiense de festejar Halloween seria aceitar o convite da Réunion des Musées Nationaux e visionar o aplicativo: les plus beaux monstres et créatures fantastiques de l’histoire de l’art (os mais bonitos monstros e criaturas fantásticas da história da arte).
Hoje, Halloween é festejado através de fantasias de monstros, fantasmas, esqueletos, vampiros, bruxas. O aplicativo dos Museus Nacionais franceses mostra, através de belas imagens, as origens e os valores que estas criaturas fantásticas representam. A presença delas no imaginário coletivo é forte e as encontramos em filmes, séries e jogos. Elas sempre nos fascinaram, desde épocas imemoriais até hoje.
O aplicativo reúne quadros, desenhos e esculturas, pertencentes ao acervo dos museus franceses, que traçam a origem destas criaturas e mostram os valores que elas representam.
Primeiro temos uma série de Criaturas Aladas que podem inspirar confiança, como o arcanjo Saint Michel, ou são maléficos como a morte e dragões.
Em seguida, as obras que representam a morte, o inferno e seus demônios. Estas criaturas atormentam os vivos com tentações e ameaças. Elas possuem, com frequência, a forma de um esqueleto com seu cortejo de espectros.
O aplicativo faz também uma seleção de seres legendários, quase todos uma mistura homem/animal como o minotauro, os centauros, os anjos maravilhosos e os demônios horrendos.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1 Comentários
Maria Regina
Muito bom