Texto de Kátia Becho
Um dia, virei uma esquina e dei de cara com o edifício-sede do Partido Comunista Francês, na praça Colonel Fabien. Levei um susto e fiquei com sentimentos confusos. Sempre ouvira falar no famoso prédio, obra de Oscar Niemeyer incrustada em Paris. Só não sabia que ele estava a 100 metros da casa que me hospedava. Sem conhecer sua imagem, o estilo inconfundível de Niemeyer me fez ter a certeza de que eu estava diante de sua obra. Até aqui, orgulho. No instante seguinte, percebi uma semelhança incômoda com o último projeto de Niemeyer em Minas – a nova sede do governo do estado que estava sendo construída naquele 2009 e que custaria R$1,2 bilhão aos cofres mineiros. Sentindo-me lesada, apertei o passo e fui embora.
Nessa semana, uma plaquinha tímida anunciando uma exposição sobre Brasília dentro do edifício me fez querer entrar. Decisão acertada. Lá dentro, uma simpática senhora francesa me ciceroneou pelo Espace Niemeyer, onde o artista Jacques Benoit expõe suas telas coloridas mostrando nossa Capital. Nada demais. Demais mesmo é o salão abaixo da cúpula branca e que abriga a Sala de Conferências. O teto é coberto de plaquinhas retangulares que, ao toque de um botão, se mexem para refrescar o lugar. Madame se apressa em dizer que isso também é criação do gênio de Niemeyer. O efeito visual daquele teto encantou turistas franceses e italianos que visitavam a sala. E, claro, a mim também. Nesse lugar, me emocionei e me redimi com o mestre.
A exposição de Jacques Benoit vai até 29 de junho, mas não espere um motivo pra visitar o prédio. Hoje, o Partido vai mal das pernas e aluga algumas salas para manter o edifício. A Sala de Conferências, inclusive, já foi palco até de desfile de moda.
Veja nesse vídeo, de 1971, uma reportagem da TV francesa sobre as obras e uma entrevista com Niemeyer. Naquele momento, dinheiro não faltava. Será que um dia veremos modelos desfilando pela Cidade Administrativa de Minas?
http://www.ina.fr/politique/partis-politiques/video/CAF94060709/nouveau-siege-pc.fr.html
Parti Communiste Français.
Entrada gratuita pelo número 8 da Av. Mathurin Moreau, no 19ème. Metrô Colonel Fabien.
De segunda a sexta, de 10h às 18h.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
39 Comentários
Leandro
Katia,
Parabéns pelo artigo.
Moro aqui em Brasília e não sei se você ja teve oportunidade de entrar no congresso nacional (é aberto para visitação nos finais de semana), mas esse teto com um monte de plaquinhas é igualzinho ao da cúpula da câmara e do senado.
As aparências não são apenas por fora….rsrs
Abraço
Leandro
Cláudia Oiticica
Katia e Lina, que auditório mais lindo!!
Dá vontade de conhecer! Não imaginava que dentro era assim tão espetacular.
Eu adoro o trabalho do Niemeyer. A Catedral de Brasília é uma obra que me marcou. Simplesmente fantástica!
Jane
Katia Becho
Ah!!!Isso realmente é um problema sério…
Katia Becho
Beth,
tudo indica que estarei aqui em outubro. Vou adorar conhecer você e Dodô pessoalmente.
Jane,
eu adoro o MAC de Niterói, por dentro e por fora. E também gosto muito do Complexo da Pampulha, do Ed. Niemeyer na Praça da Liberdade da Capital mineira e da Catedral de Brasília O que eu não gosto é do custo das obras públicas – e isso quase nunca é culpa do arquiteto :).
Beth
Maurício
Bom saber!
Mas seu texto e bom-humor continuam inconfundíveis!
Abração.
Mauricio Christovão
Beth:Mudei sim.
Outro dia apareceu outro José Maurício e para evitar confusões e como não fiz o registro no INPI, não tenho exclusividade…Então passei a usar o nome como assino as minhas fotos.
Patrícia
Olá, alguém aqui tem uma dica de um lugar que façam um bela limpeza de pele em Paris???
Vou estar lá por algumas semanas e adorava fazer um boa limpeza de pele . Se alguém conhecer algum lugar, por favor, respondam a esse cometário. Uma pessoa me disse que o Carita da Saint Honoré é legal, mais eu fiquei meio com receio de ser muito chique e eu não me sentir bem. A pessoa disse que havia encontrado Carla Bruni lá!
Patrícia
conexaoparis
Patrícia
Pode ir no Carita sem problemas. Não ligue para o lado chic. E depois, os mais chics são os esteticistas que funcionam em apartamentos sem placa com clientela privada. Carita é grande, todo mundo conhece e todos vão.
Beth
Mauricio
Vc mudou de nick!
Mas su Nictheroy-sur-mer é inconfundível!
Abração.