A viagem de bike auto-guiada pelo Vale do Loire oferecida pelo Conexão Paris Viagens é uma opção perfeita para quem não gosta de viajar em grupo e quer se aventurar sozinho, porém contando com toda nossa expertise e assistência in loco.

Nós aqui do Conexão Paris adoramos a região do Vale do Loire mas não só por seus inúmeros e belíssimos castelos da renascença.

A região é também a terceira maior produtora de vinhos na França e tem uma rica gastronomia.

Viagem de bike auto-guiada pelo Vale do Loire

O castelo de Chambord, no Vale do Loire

As estradas e vilarejos – sempre margeando o Rio Loire e/ou outros rios menores – são de uma charme particular, rodeados por campos cultivados de uvas, flores, canolas, girassóis, papoulas, entre outras belezas, dependendo da época do ano.

Viagem de bike auto-guiada pelo Vale do Loire

Campos de canola no Vale do Loire

Além disso, o Vale do Loire é uma das regiões mais adaptadas para o cicloturismo na França, são 700 km de pistas sinalizadas e seguras.

Cicloviagens pelo Vale do Loire

Desde 2013, Fernanda Hinke, nossa sócia no Conexão Paris Viagens, a agência do Conexão Paris, vem percorrendo parte destas ciclovias e juntos já desenhamos 3 roteiros para conhecer o Vale do Loire de bicicleta. Temos roteiro de 1, 3 ou 5 dias com acompanhamento de guia. Veja mais abaixo nesse artigo.

Mas também temos a opção da viagem auto-guiada. Opção perfeita para quem não gosta de viajar em grupo e quer se aventurar sozinho, porém contando com toda nossa expertise e assistência in loco.

Como funciona uma viagem de bicicleta sem guia?

Na viagem auto-guiada nós cuidamos de toda a logística, ou seja, reserva das bicicletas, dos hotéis e restaurantes (escolhidos a dedo para uma experiência autêntica da região). Além disso compramos suas passagens de trem, ingressos dos castelos e cuidamos do transporte de sua bagagem.

Rafael Sporck fez sozinho a viagem auto-guiada de 3 dias pelo Vale do Loire. Aqui ele está em frente ao castelo de Blois, na cidade de Blois.

Fornecemos capa de chuva, kit de primeiro socorros, principais telefones de emergência da região, mapa impresso e em GPS, sugestão de como organizar seu dia, o que levar nas mala, entre outros detalhes que consideramos importante para que você tenha uma viagem segura e inesquecível.

Viagem de bike auto-guiada pelo Vale do Loire

Rafael em tours, cidade do Val do Loire

Além, claro, de todas as informações práticas e históricas dos monumentos e locais que sugerimos que você visite. E um detalhe importante: você terá um telefone de alguém da nossa equipe que mora aqui na França para te ajudar em caso de emergência!

E, ponto importante, você pode começar a viagem auto-guiada no dia que quiser, pois não depende da formação de grupo. Nós recomendamos fazê-la entre abril e outubro, devido clima. Você pode ir sozinho, com seu melhor amigo, com seu parceiro e até com um grupo de amigos, como você preferir.

Para quem é indicado uma viagem de bicicleta auto-guiada?

Uma viagem de bicicleta auto-guiada é para quem tem um espírito mais aventureiro, que está acostumado a pedalar, mas não abre mão do conforto e segurança que uma empresa especializada pode oferecer.

Recentemente organizamos a viagem do Rafael Sporck, mineiro que mora no Rio de Janeiro. Ele optou por fazer a viagem auto-guiada de 3 dias e fez sozinho. O Rafael escolheu viajar com bike Trek, mas você pode optar por fazer com bike elétrica. O Rafael ficou muito satisfeito com a viagem e nos enviou um vídeo depoimento e algumas fotos que estamos aqui compartilhando com vocês.

Veja aqui todas as informações sobre a viagem auto-guiada de 3 dias pelo Vale do Loire.

Veja aqui todas as informações sobre a viagem auto-guiada de 5 dias pelo Vale do Loire.

As viagens com guia

Temos 3 tipos de viagens pelo Vale do Loire com acompanhamento de um guia.

Para quem tem pouco tempo, a viagem de 1 dia bate-e-volta de Paris é perfeita. Você viaja de trem e depois faz um looping de bicicleta elétrica para aproveitar a experiência de pedalar e conhecer o local.  Se o tempo permitir faremos um piquenique no castelo, mas também temos a opcão de um almoço nas redondezas. Visitaremos a cidade de Blois e depois um dos castelos mais bonitos do Loire, o castelo de Chamboard. Tudo isso acompanhado de uma guia brasileira, que mora no Vale do Loire e conhece muito bem a região. Veja aqui todas as informações sobre a viagem de 1 dia pelo Vale do Loire.

Para quem tem mais tempo e quer ter uma experiência completa de viajar de bicicleta, as opções de 3 ou 5 dias são as ideais. Desta forma você viaja de bicicleta de um ponto ao outro do roteiro. Suas bagagens serão transportadas de carro e, quando chegarmos em cada cidade, suas malas já estarão dentro do seu quarto, nos hotéis que escolhemos com muito zelo. Veja aqui todas as informações sobre a viagem de 3 dias pelo Vale do Loire e aqui sobre a viagem de 5 dias.

Temos organizado viagens para grupos de amigos ciclistas, aqueles que adoram se reunir para fazer um pedal de domingo, e que combinam uma grande viagem por ano. Em setembro, iremos guiar um grupo do Rio Grande do Sul, serão 10 amigos pedalando por 5 dias. Tudo foi organizado com muita antecedência, pois setembro é um mês muito concorrido no Vale do Loire.

Também fazemos viagens com pequenos grupos de pessoas que não se conhecem, mas que conseguimos organizar as datas e formar um grupo mínimo para viabilizarmos um guia em tempo integral. Ótima oportunidade para fazer novos amigos.

Roteiros personalizados

Nós também desenhamos roteiros para quem não quer viajar para o Vale do Loire de bicicleta. Nossos roteiros podem ser feitos com ou sem guia, mas com a certeza de aproveitar o melhor que esta região magnífica, escolhida inclusive pelo gênio Leonardo da Vince para passar os últimos anos de sua vida! Entre em contato no ola@conexaoparis.com.br

Vem viajar com a gente!


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.