Veja alguns alertas antes de contratar o seguro viagem.

Viagem de férias é sinônimo de tranquilidade, mas, infelizmente, ninguém está livre de imprevistos que podem transformar um momento de lazer e descanso em um tormento. Por isso, é fundamental contratar o seguro viagem que, além do mais, é um dos documentos necessários para entrar na França (clique aqui e veja a lista completa de documentos).

Seguro viagem (foto: )

A escolha desse tipo de serviço pode gerar muitas dúvidas e fazer você cair em pegadinhas na hora de assinar o contrato. Por isso, neste post, escrito com a ajuda do pessoal da Seguros Promo, você vai conhecer as principais armadilhas que devem ser evitadas ao escolher o seu plano. Confira!

Certifique-se sobre a cobertura de doenças preexistentes no seu seguro viagem

Desde 2016, passou a ser obrigatória em qualquer seguro viagem a assistência médica ao segurado e demais beneficiários quando houver algum problema decorrente de doenças preexistentes durante a viagem. Nós falamos sobre as doenças preexistentes aqui.

Porém, até bem pouco tempo a maioria dos seguros de viagem não cobria praticamente nada nesses casos e, portanto, é importante observar se a seguradora que você está contratando já se adequou à nova norma.

Esse cuidado é essencial em uma viagem internacional, uma vez que o atendimento na rede de saúde costuma ser muito caro para quem não tem seguro.

Pratique esportes de aventura com tranquilidade

Em determinados destinos, o turismo de aventura e a prática de esportes radicais são uma atração a mais. Porém, toda a adrenalina e diversão proporcionadas por essas atividades, implicam em um maior risco de acidentes.

Por isso, muitos planos de seguros de viagem excluem as coberturas para essas situações, enquanto outros cobrem apenas alguns tipos de atividades. Leia aqui nosso artigo específico sobre esse assunto.

Se você pretende se aventurar durante as férias, o melhor é fazer uma boa pesquisa para buscar os seguros que cobrem todas as modalidades de esportes radicais. E vale ressaltar: não é porque uma atividade não está listada na cláusula de exclusões que você pode entender que ela seja coberta.

Viaje com segurança durante a sua gestação

Durante uma gestação, é necessário que a mulher tenha garantia de assistência 24 horas por dia, já que qualquer sintoma deve ser comunicado a um médico e avaliado. Leia aqui nosso artigo sobre seguro viagem para gestantes.

Na hora de fechar um plano, é muito importante observar detalhadamente todas as cláusulas do contrato, pois nem todos os seguros de viagem cobrem atendimento médico para gestantes em casos emergenciais. Leia atentamente os termos e esclareça todas as dúvidas com a seguradora.

Grávidos em Paris (foto: Ekaterina Pokrovsky / Shutterstock)

Lembretes:

  • certificar-se de que a gravidez está prevista na cobertura do seguro e até qual semana;
  • solicitar à seguradora que envie para o seu e-mail um relatório completo da cobertura, incluindo a cláusula sobre a gestação. Imprima esse documento e tenha sempre em mãos durante a sua viagem;
  • anotar os contatos da seguradora no país para o qual você viajará e em caso de emergência acionar o serviço imediatamente.

Esteja prevenido para um possível cancelamento

Imprevistos podem acontecer até mesmo antes da sua viagem e impedir você de embarcar para o passeio que tanto esperava. Por isso, procure um seguro viagem que tenha cobertura em caso de cancelamento da viagem nos casos mais comuns, como doenças, acidentes, situações de força maior, perda de emprego. Leia aqui nosso artigo sobre o assunto.

Procure a melhor cobertura para idosos

Para a turma da 3ª idade, o seguro viagem é ainda mais importante, já que as pessoas mais velhas têm mais riscos relacionados à saúde.

Em função disso, os gastos são maiores para as seguradoras e eles são repassados ao consumidor. Por conta desse custo mais elevado, alguns planos para idosos também têm menos benefícios.

Aproveitando a 3ª idade em Paris (foto: )

Vale ficar atento a essas cláusulas e buscar uma opção que tenha o melhor custo benefício. Por outro lado, em viagens para países que fazem parte do Tratado de Schengen — acordo que exige que visitantes estrangeiros tenham um seguro viagem para entrar no país — os planos não podem ter reduções. Leia aqui nosso artigo sobre o assunto.

Não se esqueça da cláusula de exclusões

Todo contrato de seguro viagem tem uma seção dedicada às situações que o serviço não cobrirá durante a sua viagem. Normalmente, são casos bem específicos, como:

  • qualquer dano ou prejuízo decorrentes de acidentes com veículos automotivos que tenham sido provocados por imprudência, negligência ou irresponsabilidade do motorista;
  • lesões corporais, acidentes ou mortes em decorrência de consumo de drogas ou álcool e/ou ação criminosa do segurado ou dos beneficiários;
  • danos ou prejuízos causados por inundações, terremotos, chuvas de granizo, furacões, entre outros fenômenos naturais extraordinários.

Algumas outras dicas:

  • Verifique se o plano cobre os itens obrigatórios, como atendimento médico, hospitalar e odontológico, despesas com acidentes com morte ou invalidez permanente ou total e traslado de corpo para seguro viagem internacional.
  • Observe o prazo para receber a indenização, que deve ser paga em até 30 dias, contados da data de apresentação dos documentos pelo beneficiário.
  • Leia todas as linhas do contrato (inclusive as letras miúdas) com muita atenção, checando os valores estabelecidos para a cobertura contratada.
  • Pesquise sobre a reputação e história da seguradora que você está contratando.
  • Busque o seguro viagem que mais se adequa à sua viagem, considerando o destino, a idade dos viajantes e a duração da viagem.

Sobre a Seguros Promo

No site da Seguros Promo – uma empresa do grupo Belvitur (53 anos no segmento de turismo) – você pode comparar os preços e propostas de várias empresas seguradoras sérias e contratar com tranquilidade o seu seguro viagem. Se tiver dúvidas, você pode falar imediatamente com um consultor online, no email ou por telefone. Além disso é possível parcelar a compra do seu seguro em até 10 vezes sem juros.

Para os leitores do Conexão Paris, a empresa está oferecendo um desconto. Para obtê-lo, basta inserir o código CONEXAO5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento. Saiba mais sobre a Seguros Promo e o desconto clicando aqui.

Outros artigos sobre seguro viagem: