Além de seus inúmeros museus, monumentos e sítios históricos cobrindo toda a história da civilização (clique aqui e leia nosso artigo), outro grande atrativo da França são os seus vinhos. Muitos turistas visitam o país com o único objetivo de mergulhar de cabeça nesse universo mágico. O enoturismo na França é uma experiência inesquecível, na qual os visitantes vivem momentos autênticos e únicos.

Junto com a Lazenne, empresa especializada em embalagens especiais e malas para transporte de vinho (leia mais sobre ela no final desse artigo), damos dicas de como e onde fazer o enoturismo na França e em alguns outros países da Europa.

enoturismo na frança

Vilarejo de Saint Emillion, em Bordeaux (foto: )

Por que visitar as regiões vinícolas para melhor conhecer e comprar vinhos?

Não há maneira melhor de entender e apreciar os diferentes vinhos franceses do que visitando as inúmeras regiões vinícolas do país, onde é possível encontrar os produtores locais, descobrir suas histórias e conhecer cada terroir (solo + condições climáticas), afinal de contas, o vinho francês é uma expressão/tradução direta do seu terroir.

Hoje em dia o enoturismo não se resume mais à simples visita de um domínio acompanhada de uma degustação. O que as empresas e guias especializados oferecem é uma experiência completa e imersiva que engloba visita aos vinhedos, encontro com o produtor, história da fazenda, iniciação à colheita, aulas de culinária, refeições onde se aprende com qual tipo de comida o vinho ali produzido se harmoniza etc.

enoturismo na frança

Vinhedos em Saint Emillion, em Bordeaux (foto: )

Em Bordeaux, por exemplo, a empresa Viniv, com sede no Château Lynch-Bages, propõe que você elabore seu vinho sob medida, desde a colheita até o engarrafamento. Outras empresas oferecem passeios em scooter ou em picapes com direito a piquenique nos vinhedos e acesso a pequenos produtores que produzem vinhos excepcionais mas que não os exportam e só os comercializam na própria região.

Tudo isso permite que você desenvolva seu paladar e descubra quais são seus vinhos e/ou regiões preferidos. Além disso, comprar vinhos diretamente do produtor é garantia de melhores preços e de mais qualidade. Sem falar, nas recordações e histórias para contar no momento da degustação de cada garrafa.

Como visitar as regiões vinícolas?

Você pode visitar as regiões vínicolas por conta própria, o que requer mais tempo de organização e também uma certa flexibilidade e jogo de cintura para lidar com imprevistos. Além disso há a questão da língua para aqueles que não falam francês. É importante lembrar que dirigir e consumir bebidas alcóolicas na França é passível de multa ou prisão, ou seja, alguém da turma não poderá beber. No site da Lazenne há um artigo interessante com dicas e sugestões sobre o assunto, clique aqui para ler.

enoturismo na frança

Vinhedos perto de Vernezay, na Champagne (foto: )

Você pode contratar um guia-sommelier ou uma empresa especializada em enoturismo. Eles podem propor wine tours de um dia com visitas a 2 ou 3 domínios, viagens mais longas passando por várias regiões ou passeios adaptados ao que você deseja. Além de não ter que se preocupar com a organização e a logística da viagem, você terá acesso a domínios e produtores “secretos” ou de acesso mais difícil.

A Lazenne indica o Jean-Claude Cara (franco-brasileiro) da loja Cavisteria, em Beaune, na Borgonha e o Plínio Oliveira, em Bordeaux. Todos eles falam português, o que é essencial para os turistas que não falam francês e/ou inglês.

Abaixo a Lazenne indica também alguns domínios na França e em alguns outros países europeus que produzem vinhos excepcionais e possuem programas originais de enoturismo:

França

  • Cité du Champagne Collet em Ay, Champagne, França. Uma viagem nas bolhas! Mais do que um domínio ou uma cooperativa, a Cité du Champagne Collet é um conceito. Há sempre algo acontecendo seja relacionado à gastronomia, evento cultural, desfile de moda… Imerso nas vinhas você poderá também visitar as caves de mais de 3 séculos e o museu, sem esquecer de provar os seus champanhes exclusivos.
  • Hôtel Le Cep & Spa em Beaune, Borgonha, França. Um “hotel de vinhos” dentro da cidade. Ambientação de sonhos e serviços excepcionais. Não deixe de aproveitar a sauna em forma de barril…

Itália

  • Castello Monterinaldi em Chianti, Toscana, Itália. O símbolo da propriedade – uma tartaruga – representa o “slow wine” e incorpora lentidão, força, longevidade, paciência, resistência e perseverança. Suas propostas de wine tours são variadas: “seja enólogo por um dia”, “fora do caminho batido em Chianti”, “aulas de culinária”, “aprenda a provar vinhos” etc.
  • Castello Banfi em Montalcino, Toscana, Itália. No meio de vinhas e oliveiras, o castelo, com seu restaurante e quartos de luxo, nos transporta para outra época. A propriedade possui também um museu de garrafas e copos.
enoturismo na frança

Vinhedos em Chianti, na Toscana, Itália (foto: )

Portugal

  • Quinta da Pacheca no Vale do Douro, Portugal. Lugar insólito! Dormir em um barril com uma vista magnífica sobre as vinhas; degustação de ótimos vinhos; restaurante de alto nível e local excepcional.
  • Cartuxa Fundação Eugéno de Almeida em Évora, Portugal. O famoso e caro vinho de Peramanca é produzido neste domínio onde você será recebido em um antigo refeitório jesuíta do século XVI. Estabelecimento sublime. Há a possibilidade de se fazer um tour privado com degustação de vinhos e azeite.

Quantas garrafas podemos levar para o Brasil e como transportá-las?

Obviamente que uma das razões de se fazer o enoturismo é levar de volta para casa algumas garrafas dos incríveis vinhos degustados.

Cada turista brasileiro maior de 18 anos pode levar na volta para o Brasil de uma viagem internacional 12 litros de bebidas alcoólicas, ou seja, 16 garrafas de vinho de 750ml (o tamanho padrão). É importante também que o valor total das 16 garradas não ultrapasse 500 dólares. Clique aqui e leia nosso artigo detalhado sobre esse assunto.

Se você comprou poucas garrafas, enrole-as em plástico bolha e em peças de roupa e as coloque na mala a ser despachada. Ou então use as embalagens próprias produzidas pela Lazenne (veja aqui). Não se esqueça que cada mala a ser despachada deve pesar, no máximo, 23 kg (se você viaja de classe econômica).

enoturismo na frança

Mala VinGardeValise da Lazenne que transporta 12 garrafas

Se você se empolgou e comprou muitas garrafas, a Lazenne possui malas para transporte de vinho que podem ser despachadas e transportadas de forma segura nos porões dos aviões. Mesmo cheias, elas não ultrapassam o limite de 23 kg de peso por bagagem a ser despachada. Clique aqui e leia nosso artigo sobre elas.

A boa notícia é que a Lazenne oferece aos leitores do Conexão Paris 10% de desconto em todo e qualquer produto à venda em seu site (clique aqui para acessar). Para conseguir o desconto basta inserir o código CLUBECONEXAO18 na janela DISCOUNT durante o processo de checkout.

Leia também:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris