É possível fazer uma viagem no tempo – da pré-história até o século XX – através das centenas de monumentos franceses existentes.

A França possui um patrimônio histórico e cultural enorme. Uma parte dele é administrada pelo organismo estatal chamado Centro dos Monumentos Nacionais. O CMN gerencia e cuida de cerca de 100 monumentos franceses entre sítios arqueológicos, castelos, igrejas, fortes, habitações, monumentos comemorativos, parques e jardins. Esses monumentos cobrem praticamente toda a história da humanidade, começando na pré-história e indo até o século XX. Veja abaixo alguns exemplos:

Pré-História

  • Sítios pré-históricos do Vale do Vézère, na Dordogne, sudoeste da França: aqui você encontra vestígios de ocupação humana datando do período paleolítico. Grutas com pinturas rupestres, gravações em pedra e esculturas.

Pintura de um bisão na Gruta de Font-de-Gaume

  • Gruta Lascaux, também na Dordogne (não administrada pelo CMN): descrita como a Capela Sistina da pré-história, ela possui as mais belas pinturas rupestres do mundo. O espaço chamado “sala dos touros” com os mais imponentes desenhos da arte do paleolítico, possui 130 desenhos. Clique aqui e meia nosso artigo.

Antiguidade clássica

  • Sitio Arqueológico de Glanum, perto de Saint-Rémy-de-Provence, sul da França: ruínas de edifícios religiosos e civis, de influências grega e romana, da cidade de Glanum, erguida em torno de uma fonte sagrada.

Parte do sítio arqueológico de Glanum (foto: Rodrigue Eckert no Wikipedia)

Idade Média

  • O castelo e as muralhas da cidade de Carcassonne, sul da França: um dos mais impressionantes conjuntos medievais da Europa tanto em tamanho quanto em conservação. São 3 km de muralhas duplas e suas 52 torres, datando do século XIII. Clique aqui e leia nosso artigo.

A parte medieval da cidade de Carcassonne

  • A Saint Chapelle (belíssima capela real com vitrais góticos deslubramantes) e a Conciergerie (antiga prisão onde Maria Antonieta ficou detida), ambas situadas em Paris, na Ilha Cité.

Renascimento

  • Château de Cadillac, situado a 35km de Bordeaux: construído durante os reinados de Henri IV e, em seguida, Louis XIII durante o século XVII, o castelo de estilo francês une fausto e características militares. Sua arquitetura interior é rica com lareiras monumentais, tapeçarias e tetos pintados.
  • Palais Royal, no 1° arrondissement de Paris: seu corpo principal, em frente ao Louvre, foi construído por Richelieu, 1° ministro do rei Louis XIII, em 1634. Novos anexos foram sendo construídos ao longo dos séculos seguintes. Clique aqui e leia nosso artigo.

Pátio interno do Palais Royal (foto: Sam-H-A no Flickr)

Século XX

  • Villa Kérylos, fica na Côte d’Azur, entre Nice e Mônaco: casa suntuosa, inspirada na Grécia Antiga, encomendada em 1902 ao arquiteto Emmanuel Pontremoli pelo arqueólogo francês Théodore Reinach. Com uma varanda sobre o mar Mediterrâneo e rodeada de um charmoso jardim, a casa apresenta uma decoração extraordinária, totalmente mobiliada, ornamentada com tecidos, afrescos e mosaicos únicos.

Villa Kérylos

Para saber mais informações sobre os monumentos franceses citados acima e sobre todos os outros administrados pelo CMN, clique aqui e acesse o site oficial.


monumentos francesesAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.