Bares de frutos do mar, ostras e coquetéis é a nova tendência em Paris.

De acordo com a tradição os parisienses degustavam frutos do mar nas empoeiradas brasseries da cidade. Aliás, para identificar uma brasserie bastava procurar os plateaux cheios de gelos e frutos do mar instalados nas calçadas, diante da entrada principal. Eles funcionavam, e são ainda, como um cartão de visita mostrando a qualidade ou beleza dos bichinhos.

Brasserie Lorraine

Nos últimos cinco anos assistimos uma profunda mudança no ritual da degustação dos produtos do mar. Um dos primeiros a inovar na área foi o Mary Céleste inaugurado em 2013 no Marais. Até hoje este bar/restaurante é um endereço simpático com decoração simples – tipo cabana de ostras de praias – e clientes sofisticados. A melhor pedida no Marie Celeste é se instalar nos bancos do balcão diante de uma taça de champanhe e excelentes ostras.

Em seguida surgiram outras casa e todas seguem o mesmo objetivo: facilitar a degustação dos produtos do mar. Com a onda “comer saudável” estes produtos estão na ordem do dia e se tornando mais acessíveis em termos de preço e modo de consumo. Agora podemos pedir simplesmente um plateau de ostras ou de ouriços – prove, é delicioso – e uma taça de vinho branco e pronto. Ato impensável nas brasseries onde o ritual tradicional da refeição francesa era quase que obrigatório.

Estes novos endereços queridinhos dos parisienses entram também em outra onda, a das dicas confidenciais, dos lugares secretos dos locais.

Avant Comptoir de la Mer

Além do Marie Celeste, citamos mais três outros bares/restaurantes onde vamos pelo charme do lugar e pela excelência dos produtos. Gostamos muito do Avant Comptoir de la Mer do chef Yves Candeborde. Situado ao lado do primeiro – especialista em crepes e hors d’oeuvres – este segundo Avant Comptoir é um sucesso absoluto (leia aqui).

Bar frutos do mar e ostras do Hotel Crillon

Indicamos com insistência o bar de ostras e frutos do mar da recém inaugurada brasserie do Hotel Crillon chamada Brasserie d’Aumont. Como sabem, o belo e histórico hotel da praça Concorde foi inteiramente renovado. Sua brasserie possui entrada independente dando diretamente para a praça. Um convite para que os parisienses e turistas entrem e aproveitem a qualidade e o conforto do hotel (leia aqui).

Apreciamos também o La Marée Jeanne escondido perto da descolada rua Montorgueil no 2° distrito de Paris. Este restaurante pertence à mesma equipe do Jeanne B, um dos endereços que recomendamos em Montmartre (leia aqui).

Istr

Finalmente, indicamos uma novíssima casa chamada Istr. Se gostar de ostras puras e bem vivas, se preferir ostras não cruas (inúmeras preparações de ostras cozidas), se adorar ostras acompanhadas por coquetéis sublimes o endereço do momento é este. Um bar/restaurante no Alto Marais que além de ostras serve também tapas originais. Um verdadeiro oyster bar nova-iorquino, simpático e sem sofisticação. Aqui também te aconselhamos o imenso bar de zinco, lugal ideal para ver e ser visto.

Coquetel de camarão do Istr

No Istr degustamos uma antiga receita que adoramos, o coquetel de camarão.

Endereços:

. Le Mary Céleste: 1 rue Commines, 75003 Paris.

. L’Avant Comptoir de la Mer:  3 Carrefour de l’Odeon, 75006 Paris.

. Brasserie d’Aumont no Hotel Crillon: 10 place de la Concorde, 75008 Paris. Clique aqui para reservar uma mesa.

. Marée Jeanne: 3 rue Mandar, 75002 Paris. Clique aqui para reservar uma mesa.

. Istr: 43 rue Notre Dame de Nazareth, 75003 Paris.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris