O Palácio de Versalhes é visita obrigatória para quem desembarca em Paris. Símbolo da riqueza, do poder absoluto e de todos os excessos da corte francesa, o castelo impressiona em todos os sentidos. Seja por sua dimensão e de seu domínio ou pela riqueza de detalhes na arquitetura e na decoração. Seja pela perspectiva e geometria dos seus jardins ou ainda pela intensa história dos reis e rainhas que ali residiram.

Mas, exatamente por causa da dimensão do castelo, (e pela multidão de turistas), a visita pode não ser fácil.

Hoje, publicamos um infográfico com a síntese do que é e o que foi o Palácio de Versalhes. Este infográfico faz parte da nossa série comemorativa dos 10 anos do Conexão Paris, e celebra o 8˚ post mais lido da nossa história: Quando e Como Visitar Versailles. Escrito em 18 de fevereiro de 2015, este post foi visto 193.910 vezes e tem 947 comentários publicados.

Palácio de Versalhes

Guia ilustrado do Palácio de Versalhes. Clique aqui ou na imagem para abri-la no Pinterest.

Antes de visitar o castelo, é necessário planejar a sua visita! Veja abaixo nossas cinco dicas fundamentais.

Mas, antes, não deixe de assistir nosso vídeo sobre o castelo:

 

Anote aí nossas dicas:

1. Compre ingressos antecipados. Os ingressos podem ser adquiridos aqui.

A imensa fila na entrada do Palácio de Versalhes

A imensa fila na entrada do Palácio de Versalhes. Foto: Shutterstock

2. Como ir de Paris até Versailles. Você tem várias opções utilizando o transporte público:

  • De RER C5 (trem chamado VICKY) com destino final na estação Versailles Rive Gauche. Versailles Rive Gauche é a estação mais próxima do castelo. Ao descer do trem siga o fluxo de pessoas. A linha do RER C passa por várias estações em Paris: Saint Michel – Notre Dame, Musée d’Orsay, Invalides, Pont d’Alma, Champs de Mars Tour Eiffel. Veja o mapa do metrô e do RER clicando aqui. O valor do bilhete do RER C (atualizado em agosto 2019) é 3,65€ (ida) e 3,65€ (volta); crianças de 4 a 10 anos pagam metade e menores de 3 anos não pagam.
  • De trem linha N à partir da estação ferroviária Paris Montparnasse até a estação Versailles Chantiers.
  • De trem linha L à partir da estação Paris Saint Lazare até a estação Versailles Rive Droite.
  • De trem linha U à partir da estação La Défense até a estação Versailles Chantiers.

Há também a opção do ônibus de turismo com a empresa ParisCityVision. Você pega o ônibus, confortável e com ar condicionado, no centro de Paris e ele te leva até Versailles. Clique aqui para saber mais detalhes.

3. Para conseguir entender toda a dimensão do castelo, é preciso conhecer um pouco da história. Leia aqui um pouco da história e visite o site de Versailles caso queira se aprofundar mais. Considere pegar o áudio-guia ou fazer uma visita guiada – nada melhor do que aprender a história enquanto visita o castelo. Outra vantagem: em companhia da guia, você não enfrenta filas.

4. Se optar por visitar o castelo sozinho, vá no contra-fluxo da maioria dos turistas:

  • Para a visita aos jardins do castelo, conte 2h. Visite-os na parte da manhã.
  • Para a visita ao parque, incluindo os Trianons e domínio de Maria Antonieta, conte cerca de 3 horas. Faça a visita a partir das 12h, horário de abertura do parque.
  • Para o interior do castelo, conte cerca de 1h30. Prefira visitar após às 15h, quando a multidão já estará indo embora.

Para planejar sua visita, consulte o mapa interativo no site oficial do castelo ou faça o download aqui.

5. Planeje com antecedência onde comer. Se optar por almoçar no restaurante Ore, do chef Alan Ducasse, é bom reservar com antecedência (aqui). Uma alternativa simpática nos dias quentes é fazer um piquenique no parque (nos jardins, é proibido). Para isso, o melhor é levar sua “cesta” pronta de Paris. Veja aqui todas as opções de restaurantes em Versailles.

6. Planeje como você irá se locomover até o parque, onde ficam o Trianon e o domínio de Maria Antonieta. Existem diferentes opções:

Assista também ao nosso vídeo sobres jardins e o parque de Versalhes:


Clique aqui e veja todos os nossos infográficos – eles te ajudarão a planejar sua viagem!


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.