Assista ao nosso vídeo sobre o Canal Saint Martin, com todo seu ar bucólico e cool. No artigo detalhamos um roteiro a pé por suas margens com dicas do que fazer e onde ir.

O canal Saint Martin é um dos trechos do curso d’água que liga o Parc de la Villette – à nordeste da capital – ao Sena, na altura da Bastille. Ele atravessa o 10º e o 11º distritos de Paris. Nosso vídeo da semana mostra as margens do canal quando ele passa pelo 10° arrondissement e também sua continuação, a Bassin de la Villette.

Maurício Christovão, nosso amigo pitaqueiro, já contou como é percorrer esse curso d’água – da Bastilha ao Parc de la Villette – de barco (clique aqui para ler).  Um programa para casais apaixonados e para aqueles turistas curiosos, que já exploraram a parte mais turística de Paris.

Hoje propomos que você faça uma parte desse trajeto a pé. A ideia é conhecer um pouco mais esses bairros menos turísticos de Paris mas que são cheios de boas atrações, de programas interessantes e de atitude! Uma parte da cidade que até mesmo os parisienses estão descobrindo.

Sairemos do Parc de la Villette, margeando o Canal Ourcq e a Bassin de la Villette, até chegar ao Canal Saint Martin. Sem paradas o percurso levaria cerca de 35 minutos mas é lógico que iremos fazer vários pitstops estratégicos para reabastecer.

O roteiro

Pegue a linha 5 e desça na porta do Parc de la Villette (estação Porte de Pantin). O La Villette além de ser um local delicioso, com todas as atrações de um parque, tem também atrações culturais e educativas. Ele é super indicado para as crianças! Você pode ver uma exposição relacionada ao universo da música na Filarmônica de Paris (ou apenas admirar a arquitetura extravagante do prédio) ou uma exposição científica na Cité des Sciences et de l’Industrie. Na Geode, um cinema 360° cujo prédio é uma esfera espelhada, é possível assistir filmes sobre ciências e história. Você pode também só flanar e relaxar. Para saber mais sobre o parque e suas atrações, clique aqui e leia nosso artigo.

canal saint martin

La Geode, cinema 360° do Parc de La Villette

O La Villette é cortado pela Canal Ourcq que, mais lá na frente, vai “virar” o Canal Saint Martin. Vá andando pelas margens do Ourcq (no sentido Paris) até chegar a rue Crimée e sua ponte móvel. Ótimo local para fotos com a perspectiva dos canais.

Foto tirada na ponte móvel da rue de Crimée. À direita, o albergue St Christopher e, à esquerda, a cervejaria Paname Brewing. Foto: Ana Rita Rodrigues

[Se você quiser fugir do nosso roteiro, pode virar à esquerda na rue de Crimée e subir até o Parc Buttes Chaumont, o mais inusitado de Paris (leia sobre ele aqui). Um dia só de parques parisienses não é nada mal!]

Bassin de la Villette

Continuando, ao atravessar a ponte da rue de Crimée, o Canal Ourcq vira a Bassin de la Villette. Logo de cara vemos dois grandes prédios. À direita, o albergue St Christopher e, à esquerda, a Paname Brewing, bar que faz sua própria cerveja e possui mesas ao ar livre além de um grande espaço interno.

Assim como no Sena, às margens da Bassin as pessoas fazem piquenique, jogam bocha (pétanque?) ou simplesmente aproveitam o sol. Ao longo dela e de suas duas ruas laterais (quai de la Seine e quai de la Loire) existem vários cafés e bares simpáticos: o Pavillon des Canaux (café que serve pratos salgados rápidos, doces, bolos), o Bar Ourcq (empresta espreguiçadeiras), o Bastringue (boa comida francesa típica e farta), o 25°Est (com mesinhas na beirada da água) etc. Quem quiser um programa cultural, há também dois cinemas MK2, um de cada lado do canal. A comunicação entre eles é feita de barquinho!

Por falar em barco, você pode alugar um na Marin d’Eau Douce, clique aqui para mais informações.

A Bassin de la Villette. À direta, o cais da Marin d’Eau Douce e, ao fundo, a Rotonda de Jaurès.

Canal Saint Martin

Agora chegamos em Jaurès, deixamos para trás o 19° arrondissement e entramos no 10°, onde o Canal Saint Martin propriamente dito começa.

[Para os amantes da arquitetura outro desvio possível do nosso roteiro é pegar à esquerda no boulevard de la Villette e andar cerca de 3 quarteirões até a sede do Partido Comunista Francês, obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Na mesma praça, a Colonel Fabien, fica o albergue design Generator]

Continuando agora pelas margens do Canal Saint Martin, temos, à direita, o bar e casa de shows alternativos Point Éphémère. Você vai ver também muitos bares e restaurantes mas guarde sua fome para mais tarde. Logo mais à frente fica o Jardin Villemin (ótimo para piquenique se você estiver vindo na primavera/verão). Atrás dele se encontra a Maison d’Architecture onde, às vezes, há exposições sobre o tema, consulte o site antes de ir.

Uma loja interessante e divertida (objetos para casa e roupas) é a Antoine & Lili, muito fofa e extravagante para alguns, ela tem o seu público cativo. Uma pérola é a livraria Artazart dedicada ao design gráfico, à moda, fotografia e arquitetura. Ande mais um quarteirão e você chegará ao epicentro da região e da turma bobo (os burgueses boêmios), o Chez Prune, misto de bar e brasserie. Tome só um vinho.

Ao longo do Canal, nas suas duas margens, você vai encontrar uma série de bares, cafés e restaurantes interessantes frequentados por gente interessante entre eles o Hotel du Nord e o pub irlandês The Cork & Cavan.

O entorno

Agora que você chegou no THE PLACE explore as ruas ao redor. De um lado a rue Bichat, a rue Granges aux Belles e a rue Marie et Louise. Do outro lado: as comerciais rue de Marseille e Beaurepaire cheias de lojas bacanas, a rue de Lancry (almoce no Verre Volé se você procura comida francesa de raiz), a rue des Vinaigriers (almoce no Sol Semilla se você for vegetariano), a rue Lucien Sampaix (almoce no Hollybelly ou tome um suco no Bob’s Juice Bar se você for hipster), a rue Yves Toudic (padaria Du Pain et Des Idées).

Mas o mais importante do Canal Saint Martin é comprar uma garrafa de rosé, sentar às suas margens com os amigos e aproveitar o momento. Como um bom parisiense.

Acesse e assine o canal do Conexão Paris no You Tube para acompanhar nossos vídeos semanais com dicas de Paris (clique aqui).


parque de la villette

O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mí­nimo, 4 dias. À venda no site HotMart.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.