O programa Apéro encerra sua 1ª temporada com o clássico dos clássicos dos apéros franceses: a tábua de queijos.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

 Como montar uma tábua de queijos: o vídeo

Seja em casa ou no bar, a tábua de queijos é a rainha da hora do aperitivo. Prática e deliciosa ela agrada a quase todo mundo. Mas, diante da infinidade de queijos que existem na França (assunto que já discutimos aqui), sempre surgem dúvidas e receios sobre o assunto:

  • Quais queijos escolher?
  • Qual a ordem certa de degustação?
  • Vinho tinto para acompanhar, né?

A chef Karen Goldman nos conta tudo!

E não deixe de assinar o canal do Conexão Paris no YouTube. Toda semana um vídeo novo!

 


Não esqueça o SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Regrinhas para a montagem de uma tábua de queijos

Existem algumas regras de ouro a serem seguidas na hora de compor ou degustar um plateau de queijos:

•  Se for compor uma tábua de queijos em casa escolha uma feita dos seguintes materiais: madeira, vidro, cerâmica ou ardósia (minha favorita, como esta aí da foto abaixo). Evite pratos em metal, que podem interferir no sabor do queijo.

•  Deixe os queijos fora da geladeira 1 hora antes de servir.

•  Separe bem um queijo do outro, não deixe que eles se toquem. Coloque uma faca para cada queijo, para os sabores não se misturarem.

•  Para a degustação ficar mais interessante diversifique os formatos, sabores e texturas.

•  Uma tábua de queijos clássica deve ter pelo menos um queijo fresco (de cabra, de ovelha, de vaca), um mole (Brie, Camembert), um mais duro (Cantal, Comté, Parmesão) e um queijo azul (Roquefort, Gorgonzola).

tábua de queijos

Tábua de queijos montada em uma placa de ardósia (o material mais recomendado)

•  Há uma ordem a ser respeitada na hora de degustar: do sabor mais suave ao sabor mais forte, no caso acima, o fresco, o mole, o duro e o azul. Por exemplo, partindo de um queijo de cabra fresco até um queijo azul, tipo o roquefort. Assim você prepara seu paladar e não corre o risco de ofuscar o sabor de um queijo com outro.

•  Também é uma opção montar um prato inspirado em uma região específica de um país. Ou então todo de uma mesma família: só de queijos moles, só de queijos azuis.

•  No mesmo prato você pode colocar, se quiser: manteiga sem sal de boa qualidade, uma geleia não muito doce (evite a de morango), frutas secas.

•  E o vinho? Por incrível que possa parecer, o vinho ideal para acompanhar uma tábua de queijos é o brancoA gordura do queijo harmoniza perfeitamente com a acidez dos vinhos brancos, gerando um casamento perfeito que deixa uma agradável sensação de frescor cremoso na boca. A combinação vinho tinto e queijos é desaconselhada, pois os taninos presentes no vinho tinto “matam” o sabor do queijo.

O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO

 

Leia também:

Veja outras receitas do nosso programa Apéro:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris