A fromagerie Le Salon du Fromage Hisada é uma loja de queijos como todas as outras em Paris. Ao entrar, somos inundados por aquele cheiro que faz salivar os amantes de queijos – e meu filho enfiar o nariz dentro da blusa.

Nas pratelereiras, temos a sensação de que os 300 e tantos tipos de queijos produzidos na França estão todos ali.

Salon du Fromage Hisada

Bleus, bries, camemberts, reblochons, tommes etc.

Salon du Fromage Hisada em Paris

Queijos de vaca, cabra e ovelha.

Tudo bem francês… Até encontrarmos um armário com garrafas de Sakê.

Salon du fromage Hisada em Paris

Sakês à venda na fromagerie

No caixa e no atendimento, em vez de franceses, japoneses jovens com forte sotaque japonês.

Todo o pessoal da loja é japonês

Madame Hisada é japonesa, de Tóquio. Veio para Paris atrás dos queijos franceses, sua paixão desde sempre. Acabou se formando como mestre fromager, o que a tornou apta a se tornar uma affineur de queijos. Ou seja, ela aprendeu e dominou a mágica francesa de maturar os queijos, transformando queijos em queijos franceses. Depois de abrir uma rede de sucesso no Japão, voltou para a Paris e cometeu a ousadia de abrir sua loja ao lado do Palais Royal. E tem conseguido a atenção da mídia – tanto pela singularidade quanto pela qualidade dos seus queijos.

Fomos lá experimentar. No segundo andar da fromagerie, Madame Hisada oferece um espaço para degustação dos queijos. Na escada, os diplomas dependurados nas paredes deixam claro aos mais ressabiados que a moça tem autoridade sobre o assunto.

Salon du fromage Hisada

Um dos diplomas da Madame Hisada, affineur e proprietária da fromagerie

No pequeno salão do segundo andar, a decoração é simples, mas aconchegante e divertida: mesas com furos de queijos, quadros de queijos.

Até a decoração tem os queijos como inspiração

Pedimos um menu degustação. Como entrada, Madame Hisada propõe nos (re)apresentar seu queijo natal. Torci o nariz para o tofu que veio acompanhando uma sopa de nabo. Mas a primeira garfada me mostrou o tamanho da minha ignorância. O tofu estava um sonho: servido gelado, cremoso, um sabor indescritível.

Sopa de nabo com tofu

Bem, na sequência, um prato de queijos com representantes de todos os tipos e leites (vaca, cabra e ovelha).

Prato de degustação dos queijos

Tudo perfeito, absolutamente francês.

Quem quiser, pode ainda se servir em um bufê de salada absolutamente dispensável. Ou folhear os exemplares do Le Journal du Fromage, todo em japonês.

O japonês Journal de Fromage

Saímos de lá renovando nossa convicção  de que uma das características mais estimulantes de Paris é a diversidade de seus moradores. Bravo, Hisada, adoramos seu fromage made in Japan.

Le Salon du Fromage Hisada – 47 rue de Richelieu | 75001 | Paris – Aberto de terça a sábado, das 11h30 às 20h30 – Preço de menu degustação: 18,50 euros


noite parisienseConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa agência online Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.

 

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.