Todos os anos, publicamos a lista dos perfumes mais vendidos na França. Alguns saem, outros entram, mas os clássicos sempre estão lá: n˚5 da Chanel, Flower by Kenzo, Shalimar da Guerlain, J’Adore da Dior etc.

O mundo inteiro conhece estes perfumes. Acho mesmo que todas nós conseguimos reconhecer as fragrâncias quando alguém passa ao nosso lado exalando uma dessas grandes marcas.

Daí que o famoso perfume francês, antes ao alcance de poucos, virou commodity. Portar o n˚ 5 não faz de ninguém ser exclusivo, pelo contrário. O perfume, que antes era a uma marca pessoal,  passou a ser uma marca coletiva.

Começam então a surgir as perfumarias de nicho, pequenas boutiques que pretendem voltar à perfumaria exclusiva, sob-medida. Em Paris, concentradas principalmente no 1˚ arrondissement, em torno da rue Saint-Honoré, dezenas de perfumarias de nicho abriram suas portas nos últimos anos. Algumas são perfumarias de um único perfumista. Outras trabalham com perfumes assinados por vários nez, escolhidos a dedos, como uma espécie de multi-marcas. Várias oferecem a possibilidade de se criar um perfume sob-medida, feito exclusivamente para aquela cliente.

Abaixo, selecionamos alguns endereços:

  • Maison Francis Kurkdjian: depois de criar grandes sucessos de grandes maisons, como  o Le Mâle para Jean Paul Gauliter, o nez  abriu sua própria marca. A pequena e discreta loja tem alguns poucos perfumes à venda. Para quem quiser investir (alto), Kurkdjian compõe sob-medida perfumes individuais, assim como velas aromáticas de ambientes, e até mesmo sabão para lavar roupas e bolhas de sabão aromáticas!
Instalação em Versailles com as bolhas de sabão aromáticas

Instalação em Versailles com as bolhas de sabão aromáticas

O preço da personalização total é salgado: em torno de 12 mil euros (mais 100 euros a cada novo frasco).

5 rue d’Alger | 75001

  • Serge Lutens: um dos pioneiros em Paris da perfumaria de nicho. A loja nas arcadas dos jardins do Palais Royal tem frascos numerados, que garantem a exclusividade. A loja do Palais Royal é como um cenário de teatro – em tons pretos e violetas, os frascos ficam expostos como obras de arte.

Jardins du Palais Royal, 142 Galerie de Valois | 75001

  • Frédéric Malle: espécie de multimarcas, vende um dezena de perfumes criados por grandes nez, sob-medida para a boutique. Todos os perfumes têm a mesma embalagem, simples e discreta.
Os frascos padronizados dos perfumes

Os frascos padronizados dos perfumes

Na minúscula loja, uma cabine olfativa permite que você sinta a fragrância de forma pura, sem a “contaminação” de milhares de perfumes como nas grandes lojas.

21 rue du Mont Thabor | 75001

  • Ex-Nihilo: uma das mais novas perfumarias de nicho em Paris. A loja oferece aos seus clientes apenas exclusivas 8 fragrâncias, criadas por perfumistas convidados.
A loja, a rue Saint Honoré

A loja, a rue Saint Honoré

O grande diferencial é a possibilidade de personalização de cada fragância. Uma espécie de máquina pode personalizar o perfume, colocando mais ou menos em evidência alguma nota, por exemplo. Além disso, você escolhe um frasco para levar seu perfume exclusivo para casa, e ainda pode gravar seu nome. Os preços são bem menos salgados do que na Maison Francis Kurkdjian, afinal a personalização não é completa: em torno de 290 o frasco personalizado.

352 rue Saint-Honoré | 75001

  • Nose: mais do que uma loja, trata-se de uma concept-store do perfume de nicho.
perfumarias de nicho

Balcão, tipo bar, onde acontecem as consultorias na loja. Foto tirada da página no Facebook da marca.

A ideia principal é fazer um diagnóstico de qual é o perfume ideal para cada cliente. Na loja, isso é feito pessoalmente, por meio de um questionário e “degustações”. Ainda não estive pessoalmente na loja, que pelas fotos que vi é lindíssima. Um preview do diagnóstico também é oferecido online, no site, a partir dos seus perfumes passados. Após o diagnóstico, uma gama de perfumes será oferecida a você.

20 rue Bachaumont | 75002


Se você quiser traçar o seu perfil olfativo – espécie de mapa com a indicação das famílias de perfumes que você mais gosta (notas florais, orientais, amadeiradas) -, no Minha Viagem Paris você encontra esse serviço (clique aqui). A partir de um bate-papo, Daniel, perfumista brasileiro radicado em Paris, irá propor um roteiro pelas perfumarias da cidade para que você possa fazer uma “degustação” de algumas fragrâncias escolhidas por ele e que encaixam no seu perfil olfativo.