Aspectos pitorescos da vida de Torre Eiffel é um resumo de fatos estranhos, engraçados ou perigosos que aconteceram na torre.

Nós fizemos uma pequena seleção destes aspectos pitorescos da vida de torre Eiffel na comemoração do seu aniversário:

curso de francês gratuito

Aspectos pitorescos da vida de torre Eiffel. (foto: Moyan Brenn no Flickr)

. em 1891 um padeiro do interior da França subiu, com pernas de pau, os 347 degraus que conduzem ao primeiro andar da torre;

. em 1900 o industrial Henry Deutsch propôs 100.000 francos ao primeiro piloto que contornasse a torre e voltasse à Saint Cloud, ponto de partida. Santos Dumont realizou o desafio dia 19 de outobro de 1901. Ele dividiu o prêmio com seus colaboradores;

. em 1905 foi lançado um “campeonato da escada da torre Eiffel”. Forestier, o vencedor, chegou ao segundo andar em 3 minutos e 12 segundos e ganhou uma bicicleta Peugeot;

. até 1907 a torre anunciava o meio dia com um tiro de canhão. Neste ano, um imenso relógio foi instalado no segundo andar para indicar as horas aos parisienses;

. em 1912 um alfaiate austríaco tentou voar com sua “roupa paraquedas” se atirando do primeiro andar da torre. Morreu 57 metros abaixo.

. em 1923 um jornalista apostou com amigos que desceria as escadas da torre de bicicleta. Ele cumpriu sua aposta mas foi acolhido pela polícia.

. em 1923 a torre foi vendida como ferro velho por um malandro que utilizou documentos falsos da Prefeitura de Paris. O comprador envergonhado não entrou na justiça. Este fato foi relatado em artigo que pode ser lido clicando aqui.

. em 1948, como presente de aniversário, um elefante de 85 anos do circo Bouglione teve a autorização para subir os degraus da torre. Coitado! Presente de grego!

. em 1952, Rose Gold, trapezista famosa, apresentou seu número sem rede protetora no segundo andar da torre;

. em 1964, para comemorar o aniversário da torre, dois célebres alpinistas – Guido Magnone e René Desmaison – a escalaram com transmissão via TV da performance.

. em 1983, no primeiro andar da torre, aconteceu um leilão internacional divulgado por 21 televisões do mundo inteiro. Objeto da venda: 20 pedaços da escada helicoidal que ligava o segundo andar ao topo.

. em 1983, o 100 milionésimo visitante da torre, uma mulher chamada Jacqueline Drouillot, recebeu de presente um carro BX da Citroën.

. em 1984, um piloto de avião americano de 29 anos, just four the fun, passou com seu avião entre os pilares da torre e acabou o dia na cadeia;

. em 1984 dois ingleses entraram na torre com seus paraquedas escondidos em mochilas e conseguiram saltar do último andar. Estes não morreram, aterrisaram no Champs de Mars;

. em 1987, apesar dos riscos, A.J. Hackett obteve a permissão para saltar de elástico do segundo andar;

. em 1989 Philippe Petit atravessa o Sena em equilíbrio sobre um fio de 700 metros estendido entre o Trocadero e o segundo andar da torre. Ele é recebido, na chegada, por Chirac, prefeito de Paris.

. em 1993 Jacqueline Martinez, ao entrar na torre, é acolhida por uma orquestra tocando La Tour Eifeel de Charles Trenet. Ela foi a 150 milionésima pessoa a visitar o monumento e recebeu de presente um carro novinho.

. no dia 31 de dezembro de 1996 Alain Robert, o spiderman francês, escalou a torre chegando ao topo à meia noite em ponto. Reveillon arriscado!

. clique aqui e veja nosso infográfico com mais dados históricos e curiosidades sobre a Torre Eiffel.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris