Cada tipo de viagem pede um tipo de mala. O que vai determinar esse casamento são inúmeros fatores: duração da estadia; clima no destino; nossa capacidade de organização e desapego e, o mais importante, as leis e regras das companhias de transporte. Independente de marca e estilo, o que está em jogo nessa hora são as dimensões e o peso da mala.

Mala cabine Lancel

Mala cabine Lancel

Viagem Brasil-França:

Como foi dito no artigo Dicas Air France: documentos, vistos e malas, se o voo tem como origem e destino o Brasil, cada passageiro da classe econômica tem direito a levar – e trazer de volta – gratuitamente 2 malas de 32kg. Isso vale para as companhias aéreas mais conhecidas que fazem o trajeto. Além disso, é permitido levar também uma mala de cabine (ou de mão) cujo peso máximo aceito varia de 5 a 12kg dependendo da companhia. Mais a sua bolsa do dia a dia.

Ou seja, é MUITA bagagem! Mesmo que a pessoa venha passar um mês na França, trazer duas malas de 32kg é um absurdo. Em compensação voltar para o Brasil com 2 malas de 32kg abarrotadas de compras é bem compreensível.

Mala 32 kg Le Tanneur

Mala 32 kg Le Tanneur

O ideal é tentar reduzir e trazer uma mala de 23kg (ver um dos motivos para isso no item abaixo) mais uma bolsa de mão ou mochila com itens básicos de vestuário (ler os comentários do artigo Paris: como arrumar mala?).

Viagem de avião entre países europeus:

Para voos internos na Europa cada passageiro da classe econômica tem direito a despachar gratuitamente 1 mala de 23kg.

Essa regra se aplica às companhias que não são low cost. Para essas (Easyjet, Ryanair etc), toda bagagem despachada até o limite de peso de 32kg por passageiro é paga. Cada passageiro tem o direito de levar gratuitamente UMA mala de cabine nas dimensões 50 x 40 x 20cm. Em certos casos não é permitido nem mesmo levar uma mala de cabine mais uma bolsa do dia a dia, uma amiga já teve que colocar a bolsa dentro da mala antes de embarcar.

Isso quer dizer que, se você pretende fazer viagens de avião dentro da Europa, é bom pensar bem no tamanho da mala que pretende trazer.

Viagem de trem:

Para viagens de trem TGV, tanto dentro da França quanto para outros países, os limites variam de acordo com a empresa (clique aqui e leia tudo). Porém, como é o próprio passageiro que vai subir e descer do trem com a bagagem, o melhor é viajar com poucos volumes (de preferência leves). Além disso são poucos os espaços reservados para guardar bagagem dentro do vagão.

Para viagens de Eurostar (Paris-Londres) são permitidas 2 malas de tamanho médio mais uma bagagem de mão.

Marcas e lojas

Algumas boas marcas de malas e sacolas de viagem: Longchamp, Kipling, Goyard, Lancel, Samsonite, Delsey, Lipault, Jump, Le Tanneur, Tumi, Rimowa. Todas podem ser encontradas em uma das lojas abaixo:

BHV: 52 rue de Rivoli, 75003. Segunda a sábado de 09:00 às 20:00

Le Bon Marché: 24 rue de Sèvres, 75007. Segunda a sábado de 10:00 às 20:00

E para quem se excedeu e precisa urgente de uma mala extra barata o endereço certo é:

Rayon d’Or:

178 rue du Temple, 75003

116 rue de Rennes, 75006

93 rue St Lazare, 75009

segunda a sábado de 10:00 às 19:00

Leia  também:


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris