Você é curioso das coisas gastronômicas e gosta de experimentar receitas e pratos “diferentes”? Você quer conhecer a tradicional cozinha francesa? Então leia este artigo.

A cabeça de vitelo – tête de veau – crua

A cabeça de vitelo – tête de veau – cozida

A cabeça de vitelo tête de veau – é um tradicional prato da culinária francesa apreciado pelos verdadeiros gourmets. Trata-se da carne da cabeça do vitelo descolada, recheada com a língua e uma parte do cérebro,  enrolada e amarrada. Em seguida a preparação é cozida com água e temperos. O segredo do prato é o seu molho que se chama gribiche: ovos cozidos, alcaxofras, pepinos em conserva e azeite.

Degusto uma vez por ano este famoso prato preparado por amigos franceses. A primeira vez que me deparei com a “coisa” entrei em pânico. Mas gostei da textura gelatinosa da carne da cabeça e do molho onde predomina o gosto avinagrado.

Apicius

Em Paris, o estrelado chef Jean Pierre Vigato do bonito restaurante Apicius serve a tête de veau de uma maneira teatral para mesas de seis pessoas. Um grande espetáculo pois a cabeça chega inteira na mesa e é cortada diante dos clientes.

Ribouldingue

Como esta, existem várias outras receitas da France profonde que podemos degustar em Paris. Confesso que minha coragem encontrou seu limite na tête de veau. Não consegui degustar ainda os testículos de vitelorognons blancs – e os mamilos da vacatétines de vache. Dizem que os mamilos são servidas crocantes e acompanhadas por salada. O restaurante Ribouldingue, citado por vários bons guias, é o especialista destes dois pratos literalmente “fora de série”.

Não ultrapassei também a barreira da carne de cavalo, temeridade que nosso colaborador Rodrigo Lavalle já relatou aqui no Conexão Paris. Leia seu artigo aqui.

Diante das especialidades acima os caramujos se tornam banais. Eu aprecio bastante tanto os caramujos do mar – bulot – quanto os da terra – escargots. Os do mar, degusto sem nada, purinho. Os escargots pedem um molho com personalidade forte, normalmente com muito alho. Como seu nome indica, você prova estes bichinhos no  l’Escargot da rue Montorgueil.

Apicius: 20 rue d’Artois, 75008 Paris – tel.: +33 01 44 40 09 57. Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Apicius.

Ribouldingue: 10 rue Saint-Julien-le-Pauvre Paris, 75005 – tel.: +33 01 46 33 98 80.

L’Escargot: 38 rue Montorgueil, 75001 Paris –  tel.: +33 01 42 36 83 51.


Christophe MichalakConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris