por Rodrigo Lavalle

O Bon Marché, a loja de departamentos mais elegante de Paris, completa em setembro 160 anos de existência. Fundada em 1852 pelo comerciante Aristide Boucicaut, ela é considerada uma das primeiras lojas desse gênero no mundo. Ao longo da sua história, acabou virando um símbolo do estilo de vida da rive gauche – a metade de Paris que fica do lado esquerdo do rio Sena. (Acho divertidíssima a “rivalidade” entre os dois lados do rio. Uma amiga francesa sempre diz  “se a gente for atravessar o rio para a rive gauche eu tenho que ir em casa pegar meu passaporte”).

Apesar de vender quase as mesmas marcas e produtos que seus concorrentes mais próximos – as Galeries Lafayette e a Printemps – o Bon Marché guarda uma aura de vanguarda, sofisticação e exclusividade. Contribui para isso o fato de a loja ser menor que as outras duas, ter uma disposição mais fluida das mercadorias e estar situada em uma área não tão turística da cidade.

Eu adoro passear por lá, ver todas as novidades das coleções, ir até a livraria e ficar folheando um livro sentado nos sofás vermelhos. Além disso existe a experiência de ver os tipos mais exóticos e interessantes da rive gauche.

Para comemorar os 160 anos, vários eventos, exposições e colaborações foram planejados. Muitas das marcas de luxo vendidas na loja – Chloé, Jean Paul Gaultier, Pierre Hardy, Balenciaga, Lacoste, etc – criaram produtos exclusivos e de edição limitada em homenagem à data. Várias partes do térreo foram transformadas em pop-up stores temáticas vendendo esses produtos. No 1° andar acontece a exposição ‘160 ans d’illustrations’ que mostra a evolução do material gráfico e do logo da loja; já no 2° andar temos ‘160 ans d’innovations’ que conta a história dos fundadores e das mudanças sociais e nas relações de trabalho implementadas por eles.

Apesar de tudo isso ser muito bacana, o que eu achei mais interessante foram as colaborações envolvendo a atriz Catherine Deneuve. Eleita a personificação do ‘espírito da rive gauche’, a atriz é ao mesmo tempo musa e personagem da loja. Ela escolheu seus dez locais preferidos da região e o diretor Loïc Prigent (famoso por seus documentários sobre o mundo da moda) a filma nesse passeio. O resultado é um filme cheio de poesia, charme, história, momentos divertidos e personagens parisienses. Super gostoso de se assistir! O filme está sendo exibido em uma mini sala de cinema construída no térreo da loja até o dia 27 de outubro.

Um desdobramento do filme são as vitrines da rue de Sèvres. Ali os dez locais escolhidos pela atriz foram interpretados em forma de desenho pela cineasta Marjane Satrapi. Marjane dirigiu o filme de animação ‘Persepolis’ no qual Catherine Deneuve faz a voz de sua mãe. Segundo ela, “Le monde c’est Paris et Paris c’est Catherine Deneuve”.

Todas em preto e branco e tendo a atriz como personagem principal colorida, as vitrines são bem humoradas e lembram aqueles livros infantis dos quais uma cena ou personagem ‘salta’ de dentro quando abertos. Por 900€ você leva para casa uma caixa com os 10 desenhos assinados pela diretora/desenhista.

Le Bon Marché – 160 ANS D’ESPRIT RIVE GAUCHE – 24 rue de Sèvres – 75007 Paris – metrô linhas 10 e 12 – estação Sèvres-Babylone – filme até o dia 06 de outubro – exposições até o dia 27 de outubro


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.