Eu não gosto do frio e aconselho conhecer Paris na primavera, maio ou junho, antes das férias do verão. Ou então no outono, setembro e outubro, após o retorno dos parisienses das férias e antes dos meses gelados do inverno.

Foto da janela do meu apartamento em novembro 2010

Em 2010 a neve começou no final de novembro. Quando minhas botas encharcadas começaram a afundar na neve derretida  me organizei para atravessar o Atlântico.

Mas diante de  um inverno como este de 2012, com temperaturas durante o dia em torno dos 6 graus, tenho uma tendência a rever minha opinião mal humorada e concordar que os meses de janeiro e fevereiro apresentam algumas qualidades.

A oferta cultural é imensa, todos os restaurantes estão abertos, ficamos mais elegantes com casacos, foulards, luvas e botas, as lojas liquidam,  vinhos, chocolate quentes e conhaques  acompanham maravilhosamente a temperatura, as ostras estão perfeitas e o marron glacé fresquinho.

Neste momento a cidade é ela mesma, com todas os seus encantos e contradições. Mais tarde as suas características fortes  tendem a se diluir na enxurrada de turistas que a invade.


Bolas de Natal em Cristal da AlsáciaAcesse nosso novo site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.