Praça Igor Stravinsky

Artigo escrito por Madá

Este é o roteiro que fiz para nosso filho quando ele foi conosco pela primeira vez em 1997. Minha idéia foi dividir o dia em duas etapas, uma cultural e outra de ação…

Nos museus, minha proposta foi mostrar as obras que ele já conhecia através de reproduções, desenhos animados, filmes e outras mais fáceis de gostar. Considerei importante limitar o tempo da visita aos museus. No máximo de 1 ou 2 horas para não traumatizar. Funcionou, pois hoje ele adora ver museus e exposições.

À partir da proposta acima segue sugestões de roteiros diários:

1. Versailles pela manhã e passeio no Sena de barco à tarde.

2. Visita do Louvre – escolher uma ala, a egípcia, por exemplo com suas múmias e o highlights: Vênus, Victoire de Samothrace e a Monalisa. Em seguida visitar Paris Medieval: Conciergerie, Sainte Chapelle, Notre Dame e sua cripta arqueológica.

3. Passar uma parte do dia no Parque La Villette e depois uma pausa no Hard Rock Café.

4. Passar o dia na EuroDisney e Planet Hollywood na saída.

5. Visitar os Invalides, o Musée de l’Armée (cheio de armaduras), o túmulo de Napoleão, o Musée Rodin, Rue Cler que é simpática e com bons restaurantes e em seguida escolher uma destes programas: as Catacumbas, os Esgotos de Paris ou a Torre Eiffel.

6. Visitar o bairro Marais: a praça des Vosges, o Musée Carnavalet, o Musée Picasso. Almoçar no bairro mesmo seguindo as dicas da Lina dos restaurantes do Marais. Em seguida visitar Arco do Triunfo, a praça Concorde e a praça Vendôme.

7. Passear de manhã pelo Sacre Coeur: subir com o funiculaire, ver a praça du Tertre e seus pintores e o Musée Dali. De tarde visitar o Musée Cluny (galo-romano, medieval) e o Pantheon.

8. Domingo – missa na Notre-Dame e depois passeio a pé pela ilha St. Louis. Aproveitem para tomar o famoso sorvete Bertillon. Sigam a pé até Bastille e tomem aperitivo no Baron Rouge.

PCCConheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. À venda na nossa Lojinha.