Dicas Air France: documentos, vistos e malas

A- A+

Para evitar dor de cabeça na hora de embarcar ou até mesmo ao chegar na Europa, você precisa sair de casa com todos os documentos necessários em mãos, válidos e completos. A Air France nos ajudou a escrever este texto para esclarecer possíveis dúvidas dos nossos leitores brasileiros que estão embarcando para a França (e outros destinos). Vamos lá:

Ao viajar pela Europa, tenha sempre em mãos seus documentos

– Quais são os documentos necessários para entrar na França?

A primeira coisa é um passaporte brasileiro válido (por no mínimo 90 dias após a data de retorno).

Além do passaporte, você poderá ser solicitado a apresentar às autoridades francesas:

  • sua passagem de volta (sendo que 3 meses é o tempo  máximo que sua estadia poderá durar);
  • seguro saúde e de repatriamento, no valor mínimo de 30 mil euros,  que cubra todo o território Schengen (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo). Você pode comparar e encontrar o melhor pra você aqui.
  • reserva do hotel. Se você for se hospedar na casa de um amigo ou familiar, você será solicitado a apresentar um atestado de acolhimento. Este atestado  deverá ser solicitado pela pessoa que irá lhe hospedar à prefeitura de seu domicílio.

– Os brasileiros precisam de vistos para entrar na França e na Europa?

Se você está fazendo uma viagem de curta duração – menor do que 3 meses – você não precisa de um visto. Se pretende ficar mais de 3 meses, você deverá solicitar um visto de longa permanência (long séjour). Neste caso, consulte o site do Ministério do Interior da França.

– Além da França, vou visitar outros países da comunidade europeia. Terei de passar pela imigração em todos os países?

Geralmente, você passará pela imigração apenas no país de entrada e de saída da Europa. Mas poderá ocorrer de ser solicitado a apresentar seus documentos novamente. Portanto, tenha sempre sua documentação completa em mãos quando estiver viajando pela Europa. E, antes de embarcar, sempre consulte as regras de entrada dos países que vai visitar.

– Não falo francês. Como vou responder as perguntas do oficial da imigração francesa?

Geralmente, os oficiais também falam inglês. Se você não fala nenhuma das duas línguas e está inseguro, a Air France disponibiliza um serviço de recepção em terra, com profissionais que falam português e irão lhe acompanhar no aeroporto Charles de Gaulle, da saída do avião até o táxi. Visite o site da Air France para conhecer os serviços personalizados do aeroporto  e se informar sobre as tarifas.

–  Quais são as regras para as bagagens de mão? 

Nos vôos da Air France, do Brasil para Paris, na classe econômica, você tem direito a levar uma bagagem de mão nas seguintes dimensões máximas: 55 cm × 35 cm × 25 cm (incluindo bolsos, rodas e alças). Pode ainda levar um acessório (bolsa, laptop etc.). O peso máximo total para a bagagem de mão é de 12 quilos.

Consulte o site da Air France para saber o que pode ser levado na bagagem de mão e para se informar sobre a regras da demais classes (Economica Premium, Executiva e Primeira Classe).

–  Quais são as regras para as malas a serem despachadas? 

Nos vôos da Air France que vão da América do Sul e México para Paris, os passageiros da primeira classe podem levar UMA mala com até 23 quilos. Mas os brasileiros têm uma vantagem! Se o vôo de origem parte do Brasil para Paris, os passageiros da econômica podem transportar gratuitamente DUAS malas, cada uma com o peso máximo de 32 kg. Ou seja, ao todo, são 64 quilos!

Consulte o site da Air France para saber o que pode ser levado nas malas e para se informar sobre a regras das demais classes (Economica Premium, Executiva e Primeira Classe).

Veja outras dicas da Air France:

Os posts Dicas da Air France são produzidos pelo Conexão Paris e patrocinados pela Air France. 

 

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
Este post é fruto de uma parceria comercial entre o Conexão Paris e a Air France. Salientamos que aceitamos parcerias comerciais apenas de empresas que conhecemos e testamos os seus serviços, e publicamos apenas informações que julgamos relevantes para nossos leitores e possam auxiliar no planejamento de suas viagens. Veja todos os posts patrocinados pela Air France. E conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

745 pitacos, participe desta conversa

  1. Edson Calheiros disse:

    Boa noite Rodrigo! Uma dúvida vou tirar o Passport essa semana,quero visitar meu ex patrão na França ele é francês ,será que consigo viajar no início de agosto. Obrigado Deus abençoei.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Edson, não sei lhe informar em quanto tempo o passaporte brasileiro fica pronto. No site da Polícia Federal você consegue essa informação. Além do passaporte você precisa dos documentos citados no artigo acima: seguro saúde e de repatriamento e reserva em hotel.

  2. Breno disse:

    Olá Rodrigo, estou viajando em junho para Paris e vou me hospedar na casa de uma amiga juntamente com minha esposa, li que seria necessário uma carta convite/atestado de acolhimento, como deve ser este atestado? Adorei o blog, muito bom o trabalho.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Breno, a sua amiga deve ir à prefeitura (“mairie” em francês) do bairro (“arrondissement”) onde ela mora e pedir uma “attestation d’accueil”. Essa atestação deve conter os dados dos hóspedes e do anfitrião e custa 30€. Na mairie eles irão explicar tudo a sua amiga.

  3. Renata disse:

    Ola Rodrigo, estou pretendendo viajar à França em dezembro, somente eu e minha filha adolescente, não falamos francês ou inglês. Você acha que dá para se virar bem? Outra pergunta, estamos pretendendo fazer uma viagem de trem a outro país, na sua experiência, recomendaria qual país? Pretendo ficar um total de 12 dias viajando. Obrigada pela ajuda.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Renata, vocês vão enfrentar dificuldades mas isso não impede a viagem. Baixe no seu smartphone algum aplicativo-dicionário que possa ser usado sem conexão internet. Tenha bastante paciência e bom humor!
      Os países mais fáceis de serem visitados de trem a partir de Paris são: Inglaterra, Bélgica, Holanda e Suíça. Leia nossos artigos sobre eles (coluna da direita): http://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes.

  4. MARCO AURELIO disse:

    Boa noite Rodrigo. Tenho uma duvida quanto aos documentos que terei que levar para minha viagem à Paris. Só o passaporte basta ou terei que levar também o RG e CPF? A companhia aérea pede estes documentos? Tenho medo de levar e correr o risco de perder. Obrigado.

  5. Salete Aparecida Santos disse:

    Bom dia,
    Preciso saber como proceder em caso de falecimento, domingo dia 08/05/2016, faleceu meu primo e como proceder para minha prima ir até a frança, no enterro e veloria que será sábado.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Salete, infelizmente é preciso ter todos os documentos citados no artigo acima para entrar na França. Sugiro que você entre em contato com o consulado francês no Brasil.
      Abraços.

  6. Gabriela Beatrice disse:

    Olá, Sou brasileira e moro no Japão.
    -Gostaria de saber se para passar 8 dias em Paris, eu preciso tirar o visto no Japão?
    Ou o que é preciso fazer em relação ao visto?
    -Sobre o seguro saúde, devo solicitar na agencia de viagem na hora da compra da passagem?
    – E caso viaje usando cartão de credito, eles solicitam alguma prova de extrato constando um valor exato para passeio lá?

    Desde já obrigada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Gabriela, como dissemos no artigo acima, brasileiros não precisam de visto para entrar na França. Você pode solicitar o seguro na agência de viagens ou comprá-lo você mesmo, pesquise aqui: https://www.seguroviagem.srv.br/?agency=378. Geralmente, o valor mínimo exigido (para quem vai se hospedar em hotel) é 33€ por dia por pessoa.
      Abraços.

  7. Rosana disse:

    Bom dia Rodrigo, brasileiros podem levar para europa até 2 malas de 32 kg, correto? Esse peso de bagagem também é permitido se eu for visitar outro país na europa?
    Obrigada,

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rosana, infelizmente não. Nos voos internos só é permitido despachar uma mala com até 23kg e levar uma mala de cabine com você. Dependendo do tipo de passagem (as mais baratas e aquelas de empresas low cost) nem mesmo a mala com até 23kg está na franquia, é preciso pagar para despachá-la.
      Abraços.

  8. Paola disse:

    Olá
    Tenho viagem marcada para a França em julho e ficarei la por 16 dias.
    Com esse recente aumento do imposto para a compra de moeda estrangeira em espécie, pensei em comprar apenas alguns euros no Brasil e o restante comprar lá (dei uma pesquisada e muitos viajantes têm feito isso para “aliviar” o peso das taxas).
    Verifiquei os valores nas casas de câmbio em Paris e vale muito a pena, da uma boa economia.
    Minha dúvida: li em alguns locais que, na imigração, é preciso um comprovante de que terei euros suficientes para minha estada lá.
    Das outras vezes q viajei, usei o visa travel money e levava o extrato impresso (mas agora o cartão está com taxas inviáveis).
    Como proceder para fazer essa comprovação no caso de eu levar reais em vez de euros?

  9. Douglas disse:

    Estou indo para França em agosto para um evento cientifico. Ficarei 10 dias. A carta convite que me enviaram já vale como carta de acolhimento?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Douglas, como eu lhe disse na sua outra pergunta, não sei lhe informar nesse caso tão específico. Você não vai ficar hospedado em algum hotel? Apresente a reserva do hotel junto com a carta convite.
      Abraços.

  10. Antonio disse:

    Boa noite, em junho de 2016, irei a Paris, Barcelona e Roma ja reservei hostel, passagens de ida e volta com multicidades air france e alitalia, passaporte valido e seguro saúde de 30.000.o euros, cartão de credito internacional e 800 euros para 12 dias de viagem, ingressos comprados para torre e louvre , estou com receio da imigração não falo ingles e o frances apenas cordialidades estou com medo da entrevista. Falo o basico do Espanhol…me ajudem por favor.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Antônio, se você está com todos os documentos exigidos não há porque ter medo. Em princípio somente o passaporte é pedido, se o agente achar que há necessidade ele irá solicitar os outros documentos.
      Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.