Dicas Air France: documentos, vistos e malas

Para evitar dor de cabeça na hora de embarcar ou até mesmo ao chegar na Europa, você precisa sair de casa com todos os documentos necessários em mãos, válidos e completos. A Air France nos ajudou a escrever este texto para esclarecer possíveis dúvidas dos nossos leitores brasileiros que estão embarcando para a França (e outros destinos). Vamos lá:

Ao viajar pela Europa, tenha sempre em mãos seus documentos

– Quais são os documentos necessários para entrar na França?

A primeira coisa é um passaporte brasileiro válido (por no mínimo 90 dias após a data de retorno).

Além do passaporte, você poderá ser solicitado a apresentar às autoridades francesas:

  • sua passagem de volta (sendo que 3 meses é o tempo  máximo que sua estadia poderá durar);
  • seguro saúde e de repatriamento, no valor mínimo de 30 mil euros,  que cubra todo o território Schengen (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo). Todas as boas seguradoras possuem este tipo de seguro e poderão lhe auxiliar;
  • reserva do hotel. Se você for se hospedar na casa de um amigo ou familiar, você será solicitado a apresentar um atestado de acolhimento. Este atestado  deverá ser solicitado pela pessoa que irá lhe hospedar à prefeitura de seu domicílio.

– Os brasileiros precisam de vistos para entrar na França e na Europa?

Se você está fazendo uma viagem de curta duração – menor do que 3 meses – você não precisa de um visto. Se pretende ficar mais de 3 meses, você deverá solicitar um visto de longa permanência (long séjour). Neste caso, consulte o site do Ministério do Interior da França.

– Além da França, vou visitar outros países da comunidade europeia. Terei de passar pela imigração em todos os países?

Geralmente, você passará pela imigração apenas no país de entrada e de saída da Europa. Mas poderá ocorrer de ser solicitado a apresentar seus documentos novamente. Portanto, tenha sempre sua documentação completa em mãos quando estiver viajando pela Europa. E, antes de embarcar, sempre consulte as regras de entrada dos países que vai visitar.

– Não falo francês. Como vou responder as perguntas do oficial da imigração francesa?

Geralmente, os oficiais também falam inglês. Se você não fala nenhuma das duas línguas e está inseguro, a Air France disponibiliza um serviço de recepção em terra, com profissionais que falam português e irão lhe acompanhar no aeroporto Charles de Gaulle, da saída do avião até o táxi. Visite o site da Air France para conhecer os serviços personalizados do aeroporto  e se informar sobre as tarifas.

–  Quais são as regras para as bagagens de mão? 

Nos vôos da Air France, do Brasil para Paris, na classe econômica, você tem direito a levar uma bagagem de mão nas seguintes dimensões máximas: 55 cm × 35 cm × 25 cm (incluindo bolsos, rodas e alças). Pode ainda levar um acessório (bolsa, laptop etc.). O peso máximo total para a bagagem de mão é de 12 quilos.

Consulte o site da Air France para saber o que pode ser levado na bagagem de mão e para se informar sobre a regras da demais classes (Economica Premium, Executiva e Primeira Classe).

–  Quais são as regras para as malas a serem despachadas? 

Nos vôos da Air France que vão da América do Sul e México para Paris, os passageiros da primeira classe podem levar UMA mala com até 23 quilos. Mas os brasileiros têm uma vantagem! Se o vôo de origem parte do Brasil para Paris, os passageiros da econômica podem transportar gratuitamente DUAS malas, cada uma com o peso máximo de 32 kg. Ou seja, ao todo, são 64 quilos!

Consulte o site da Air France para saber o que pode ser levado nas malas e para se informar sobre a regras das demais classes (Economica Premium, Executiva e Primeira Classe).

Veja outras dicas da Air France:

 

Os posts Dicas da Air France são produzidos pelo Conexão Paris e patrocinados pela Air France. 

 

Publicidade

Este post é fruto de uma parceria comercial entre o Conexão Paris e a Air France. Salientamos que aceitamos parcerias comerciais apenas de empresas que conhecemos e testamos os seus serviços, e publicamos apenas informações que julgamos relevantes para nossos leitores e possam auxiliar no planejamento de suas viagens. Veja todos os posts patrocinados pela Air France. E conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

498 pitacos, participe desta conversa

  1. alberto tadeu nery rezende disse:

    Na França tem empregos para brasileiros que nao fala a o idioma local.

  2. bruna rodrigues disse:

    Bom dia Rodrigo! Na minha cidade nao tem nenhum consulado Luxemburgues, quando meu amigo tiro a carta do acolhimento eles disseram que nao haveria problema eu passa apenas com a copia, mas que iria depender muito da pessoa que estivesse na alfadega no momento da minha chegada.

  3. Bruna Rodrigues de sousa disse:

    Olá Boa Tarde! Tenho uma dúvida é gostaria de saber se pode me ajudar, vou viajar agora dia 27 de maio para Luxemburgo, faço uma conexão em Paris, vou passa 3 meses com um amigo meu, ele irá me acolher na casa dele, ele tiro o visto pra mim de lá mesmo,mas não vai dar tempo de me enviar, só irá me enviar a cópia dos documentos ( visto, carta de acolhimento, cópia da residência dele, do salário etc) você acha que posso ser barrada por estar apenas com a cópias. Desde já agradeço

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Bruna, a carta de acolhimento original é exigida. Como dito no artigo acima, para visitar a França por até 3 meses não é necessário visto, como Luxemburgo faz parte do o território Schengen, imagino que não seja necessário para lá também. Eu lhe recomendo fortemente procurar o consulado de Luxemburgo no Brasil.
      Abraços.

  4. Fernanda disse:

    Olá, Rodrigo! Em 28 de janeiro estive em Paris visitando meu namorado, fiquei lá 15 dias.
    Vou voltar agora em julho, ficarei 22 dias. Tenho quase todos os documentos certinhos (passaporte, passagem de ida
    e volta, seguro, dinheiro), a carta de acolhimento estou esperando chegar. Porém fico preocupada em relação a imigração. O fato de voltar a Europa em tão pouco tempo pode fazer com que eu tenha algum problema em passar pelos agentes?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Fernanda, não sei te informar mas se você tem todos os documentos exigidos pela lei francesa não tem com o que se preocupar.
      Abraços.

  5. Heisi Roberts disse:

    Ola! Estou indo a Paris semana que vem e aluguei um studio por 9 noites. Apos acerto com a agencia, a mesma me informou que tenho que pagar um seguro do studio, contra fogo, problemas de agua, … Eu realmente preciso pagar por esse seguro? Porque, pelo meu entendimento, isso e’ de responsabilidade do proprietário. Obrigada, Heisi

  6. ALY disse:

    Boab noite, estou indo com minha filha pra França, e minha dúvida e em relação a qt em dinheiro tenho que levar pras nos duas, vamos passar 33 dias lá de férias na casa de mminha mãe, e outra dúvida levando dinheiro em espécie assim mesmo tenho que ter o cartão internacional?

  7. karoline disse:

    Rodrigo, boa noite!

    Não entendi essa de comprar seguro saúde e esse valor de 30 mil euros.Pode me explicar melhor?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Karoline, para entrar na França você precisa ter um seguro de saúde que cubra as despesas de consulta, internação, operação e medicamentos caso você fique doente ou sofra algum acidente aqui. Esse seguro deve cobrir até 30mil euros de despesas, não quer dizer que ele vai te custar esse valor. Procure uma seguradora no Brasil para saber mais detalhes.
      Abraços.

  8. Mariana disse:

    Rodrigo vou de Milão para Paris de trem . Irei precisar de seguro saúde para entrada na cidade ? Ou só é requerido nos aeroportos ?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Mariana, o seguro de saúde que você comprar para entrar na França vale para todos os países do território Schengen (França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Portugal, Finlândia, Suécia, Noruega, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Islândia e Luxemburgo).
      Abraços.

  9. Valdinei disse:

    Nunca sai nem do pais quero sai pala primeira vez só quero ir a a França
    Quero fica lá uma duas semanas a burocracia é a mesma quero leva minha prima só elá é menor de idade oq preciso pra poder ir sem ter nem um incômodo

  10. Alex Marques disse:

    Olá, em primeiro lugar, ótima matéria =)
    Vou para Paris, partindo de Portugal e gostaria de contratar o serviço de um agente para me acompanhar no aeroporto, só posso contratar através desse número de telefone da França?
    Obrigado
    (*^_^*)

  11. Júlia disse:

    ola eu vou viajar com meu irmão para França por 10 dias eu tenho 20 ano e ele 14 anos nós vamos ficar hospedado em hotel além da autorização exigida no Brasil quando chega na França na imigracao francesa. E,és pedem algum tipo de autorização ou não ? Além do comprovante de hospedagem e dinheiro e seguro e passagens .

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Júlia, esse artigo http://www.conexaoparis.com.br/2014/07/08/como-e-viagem-das-criancas-desacompanhadas/ fala sobre crianças viajando desacompanhadas. O seu irmão estará viajando com você mas sem os pais então creio que o seguinte é válido:
      “Além do passaporte válido, a criança deve ter a autorização de ambos os pais para embarcar sozinha. Esta autorização, com firma reconhecida em cartório, deverá ser apresentada tanto no check-in quanto no controle de passaportes, em duas vias originais (uma via será retida pela Polícia Federal). Leia no site do CNJ (http://www.cnj.jus.br/images/resolucoes/resolucao_gp_131_2011.pdf) as regras para emissão da autorização de viagem internacional para menores. Também é necessário levar cópia simples do passaporte. Além disso, como no passaporte não constam os nomes dos pais, o menor precisa levar a carteira de identidade ou a certidão de nascimento, que poderão ser solicitados na hora do embarque.”
      Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.