Características dos bairros de Paris

paris-leve.jpg

Alguns leitores me sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características centrais dos 20 bairros da cidade poderia ajudar-los na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.

Eu vou dar as características gerais dos bairros, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros, de certas ruas que as vezes fogem das características maiores.

O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.

O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) número 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9 e o norte do 16. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. O principais museus e os principais monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes é esta aí.

O 1 é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.

O 4 é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.

O 5 é o Quartier Latin da Sorbonne.

O 6 e o 7 os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7  burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6 elegante e intelectual.

O 8 o bairro da alta costura, dos negócios, da Avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.

O sul do 9 o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, Fnac, Gap, Fauchon…

O norte do 16 o bairro do Trocadero, elitista, com uma população cosmopolita.

O 12, 13, 14, 15, 17 e 20 bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12, 13, 14, 15 e 20 bairros de classe média, o 17 oeste bairro residencial elitista o 17 leste mais popular.

O 10, 11, 18 e 19 os bairros populares da cidade.

Não se esqueçam que são linhas gerais, por exemplo, Montmartre turística se encontra no 18.

Leiam também o artigo mencionado acima, ele completa este aqui.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

925 pitacos, participe desta conversa

  1. Paula disse:

    Olá Rodrigo, tudo bem? Estou indo a Paris no início de abril e ficarei no Hotel Du Parc – Montparnasse. Ele fica na rua Jolivet, 75014, quase esquina com Boulevard Edgar Quinet. e próximo à Gare Montparnasse O que acha desse local? É seguro? Afastado demais? Sabe se por perto há restaurantes? Desde já agradeço e parabenizo pelo lindo e imprescindível blog de utilidade pública!

  2. Helena Jahara disse:

    Boa tarde Rodrigo. Somos 6 adultos e 1 criança de 10 anos. Estou criando um roteiro que caiba para adultos e criança. Pretendemos ir aos principais pontos turísticos e poucos museus (Louvre e D`Orsay). Mas todos gostam de caminhar, comer, admirar a cidade. Qual (s) região vc indica e por quê? Vc conhece alguém que pudesse nos acompanhar nos passeios fora da cidade? Obrigada.

  3. Ivana disse:

    Oi! Pretendo ir à Paris na companhia de meus pais, 76 e 74 anos , e gostaria da sugestão de um bairro bem localizado e relativamente movimento à noite, onde se faria refeições por um preço razoável. Obrigada!

  4. Tassia Tostes disse:

    Ola!! Por favor estarei em Paris por 3 dias agora em abril e gostaria de saber se o distrito 10 apesar de afastado é seguro? Vi no booking sobre o novo hostel Generator na Place du Colonel Fabien, as estações de metro mais próximas são a Colonel Fabien e a Louis Blanc – mas ele ainda não tem muuuuitas avaliações principalmente sobre a localização. Como vou chegar e ir embora de trem achei que ficar por ali poderia ser uma boa, alem do preço claro =)
    Obrigada!!

  5. GUILHERME disse:

    Preciso mais uma vez da sua ajuda Rodrigo.
    Estou preocupado, pois comprei os ingressos do Louvre para os meus Pais. Acontece que comprei no meu nome, com o meu cartão de crédito, e no email que me enviaram disseram que eu teria que trocar os ingressos em um dos pontos abaixo:

    http://www.ticketmaster.fr/static/html/fr/popups/pd_retrait.htm

    Acontece que não consegui identificar nenhum desses lugares como próximos ao meu hotel, que fica muito próximo ao Jardim de Luxemburgo. Já enviei um email ao hotel solicitando essa informação, porém não me responderam. Poderia me dizer qual desses endereços é próximo?

    Muito obrigado mais uma vez!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Guilherme, pelo link que você me enviou, você pode retirar esses ingressos (precisa levar o cartão de crédito usado na compra e documento de identidade com foto) em Paris nos seguintes locais:

      TOURIST SERVICES
      31, rue du Pont Neuf, 75001 PARIS
      Aberto de 2ª a sábado de 10h a 18h
      RER A, B et D estação “Châtelet – Les Halles” ou Métro linha 4 estação “Les Halles”

      Palais des Sports de Paris
      Aberto de 2ª a 6ª de 101h a 18h
      34 Boulevard Victor, 75015 PARIS
      Métro linha 12 estação “Porte de Versailles”

  6. Mônica Arruda disse:

    Olá Rodrigo,
    Irei para Paris em Maio/15 (chego dia 12 e fico até o dia 18) e pretendo me hospedar no Hôtel Quartier Latin, 9 rue des Ecoles, 75005 – Quartier Latin.
    Gostaria de saber se é uma boa opção, em relação a segurança e localização?
    Obrigada, e parabéns pelo blog!.

  7. Glaucia disse:

    Olá Rodrigo,
    Estarei em Paris em Out/15 para passar minha honeymoon, e estou pensando em alugar apto, que tenha perto padarias, restaurantes, lojas, e segurança para andarmos nas ruas, conhecer a cidade a pé.
    Mas nao consegui decidir ainda em qual bairro, e selecionei 3 aptos que ficam próximo dos seguintes metros: Arts et Mértiers; Strasbourg Saint Denis e Grands Boulevards.
    Qual deles é a melhor regiao na sua opiniao?
    Abs., Glaucia

  8. MARISTELA IMOLESI MEIRELES disse:

    Olá! Estou indo em Abril e irei sozinha. Ficarei em Paris por 5 meses e qual é a dica de lugar seguro que seja próximo a France Langue ópera?

  9. Brenda Araujo disse:

    Ops, perdão, esqueci de acrescentar no comentário anterior q vou fazer um curso na sorbonne e escolhi o apto para alugar em função do preço e da estação de metrô ser da linha roxa que deixa bem próximo da sorbonne além de ter uma linha de ônibus (38) que faz a mesma função.

  10. Brenda Araujo disse:

    Olá rodrigo! Vou passar 33 dias no verão em paris e aluguei um ap bem perto da estação porte d’orleans, no 14o arrondissement. Vc pode me dar um feedback da área? Minha tia está me enchendo por não ser no centro, mas vc sabe como são os preços de paris e o nosso câmbio!
    Acompanho seu blog e suas dicas são incríveis! Obrigada
    brenda

  11. Rodrigo Lavalle disse:

    Kátia, não conheço o hotel, pesquise no site Booking.com no qual os ex-hóspedes fazem críticas e comentários sobre os hotéis (http://goo.gl/VJWjBt). A região onde ele fica é boa, residencial e segura. Próximo fica a rue Mouffetard sobre a qual escrevemos um artigo: http://www.conexaoparis.com.br/2014/01/22/pequeno-guia-da-regiao-mouffetard-em-paris/.
    Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.