Características dos bairros de Paris

paris-leve.jpg

Alguns leitores me sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características centrais dos 20 bairros da cidade poderia ajudar-los na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.

Eu vou dar as características gerais dos bairros, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros, de certas ruas que as vezes fogem das características maiores.

O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.

O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) número 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9 e o norte do 16. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. O principais museus e os principais monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes é esta aí.

O 1 é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.

O 4 é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.

O 5 é o Quartier Latin da Sorbonne.

O 6 e o 7 os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7  burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6 elegante e intelectual.

O 8 o bairro da alta costura, dos negócios, da Avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.

O sul do 9 o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, Fnac, Gap, Fauchon…

O norte do 16 o bairro do Trocadero, elitista, com uma população cosmopolita.

O 12, 13, 14, 15, 17 e 20 bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12, 13, 14, 15 e 20 bairros de classe média, o 17 oeste bairro residencial elitista o 17 leste mais popular.

O 10, 11, 18 e 19 os bairros populares da cidade.

Não se esqueçam que são linhas gerais, por exemplo, Montmartre turística se encontra no 18.

Leiam também o artigo mencionado acima, ele completa este aqui.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

943 pitacos, participe desta conversa

  1. Linda disse:

    Ola, amo esse blog vou realizar meu sonho de conhecer Paris em outubro iremos em Lua de mel. Estamos vendo uns pacotes que contemplam hotéis no bairro 13 e 19 qual seria melhor???

  2. Raíssa disse:

    Obrigada pela resposta, Rodrigo.

    E a região de Montparnasse? Ali fica um monte de hotéis conveniados. Estamos avaliando as opções, pois além das atrações turísticas também queremos um lugar que tenha uma vida noturna legal.

    E Montmatre? Sabemos do charme, mas não sei se é suficiente pelas razões que falei…

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Raíssa, em termos de distância Montparnasse e a rue Rochambeau são parecidas mas, na região dessa última, há mais variedade e opções de vida noturna.
      Montmartre é muito escondido.
      Abraços.

  3. Raíssa disse:

    Olá, Rodrigo!

    Meu namorado e eu pretendemos alugar um quarto através do serviço Airbnb na divisa do 9eme – 10eme arrondissement, precisamente na Rue Rochambeau.
    Essa região é segura e bem integrada às atrações da cidade?
    Obrigada pela ajuda. As respostas em outros comentários e posts tambem estão nos ajudando muito.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Raíssa, é segura sim mas pouco turística. Vocês terão que usar o metrô (no caso a linha 7) para chegar até o “centro turístico” da cidade ou até mesmo caminhar se vocês gostarem (não e tão longe).
      Abraços.

  4. Fernanda disse:

    Olá! Irei a Paris em Julho deste ano em
    Lua de mel… O hotel que iremos ficar é o Atlantic hotel na Rue de Londres. Esse lugar é tranquilo para chegar um pouco mais tarde utilizado o metrô, por exemplo? Como é a nossa primeira viagem internacional fico com um pouco de receio. Quero conhecer Paris tanto de dia como a noite, por isso a minha preocupação quanto ao local. Parabéns pelo trabalho! Nos ajuda bastante!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Fernanda, por se tratar do entorno de uma estação de trem, pode haver alguns moradores de rua e bêbados na região mas ela é tranquila sim.
      Abraços.

  5. André disse:

    E esse é o meu problema. Se tudo der certo, me mudo para Paris ou adjacências para estudo por 2 anos em 2016. Minha família irá junto, o que inclui um cachorro médio e uma gato. Como os apartamentos são pequenos, penso em alugar um casa para evitar esse problema. Você poderia me indicar os melhores bairros ou subúrbios para se morar em casa em Paris?

  6. Elba Marcia f. Teixeira disse:

    Bom dia!!pretendo ir a Paris em outubro e o pacote inclui um hotel chamado General no 11 arrondismant.E´ um bom lugar pra ficar?Ja´ estive em Paris e fiquei na rigião do Opera.Adorei…Desde já agradeço a atenção.Obrigada pelo lindo trabalho de voces.

  7. Cristiane disse:

    Olá Rodrigo,
    acompanho seu blog há algum tempo e finalmente vou realizar o sonho de conhecer Paris. Vou comemorar com meu marido nossos 10 anos de casamento. Ele fez uma reserva “surpresa” no Adagio Tour Eiffel, mas achei meio isolado e confirmei minha suspeita nos comentários do seu blog. Estou infinitamente na dúvida. Pode nos dar uma dica de local com movimento à noite, mas romântico e com fácil acesso às demais partes da cidade. Adoramos andar a pé e por ser nossa primeira vez em Paris provavelmente vamos nos concentrar nos roteiros clássicos. Abraços, Cristiane

  8. mara disse:

    Bom dia ! Parabéns pelo blog, excelentes dicas.
    Estou indo a Paris com mais três pessoas dia 27/04 e reservamos o Hotel Du Bois Champs Elysees. Gostaria de saber quanto ao deslocamento para pontos turísticos, metrô e ônibus se é fácil ou seria melhor outra região. Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Mara, a região é boa e segura. Os deslocamentos serão simples. Na estação Charles de Gaulle – Étoile (8 minutos de caminhada do hotel) vocês poderão pegar o metrô linha 1 para ir até os principais pontos turísticos da cidade. Peguem a linha 6 para irem à Torre Eiffel.
      Abraços.

  9. luciana disse:

    Rodrigo,tudo bem/ja ouviu falar da Airbnb?achei um studio super simpatico Odeon/Notre Dame.gostaria de sua opiniao.Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Luciana, esse site é super conhecido, confiável e utilizado no mundo inteiro. Quanto aos apartamento, tem de tudo, coisas boas e ruins.
      Abraços.

  10. Paula disse:

    Olá Rodrigo, tudo bem? Estou indo a Paris no início de abril e ficarei no Hotel Du Parc – Montparnasse. Ele fica na rua Jolivet, 75014, quase esquina com Boulevard Edgar Quinet. e próximo à Gare Montparnasse O que acha desse local? É seguro? Afastado demais? Sabe se por perto há restaurantes? Desde já agradeço e parabenizo pelo lindo e imprescindível blog de utilidade pública!

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.