Características dos bairros de Paris

paris-leve.jpg

Alguns leitores me sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características centrais dos 20 bairros da cidade poderia ajudar-los na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.

Eu vou dar as características gerais dos bairros, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros, de certas ruas que as vezes fogem das características maiores.

O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.

O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) número 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9 e o norte do 16. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. O principais museus e os principais monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes é esta aí.

O 1 é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.

O 4 é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.

O 5 é o Quartier Latin da Sorbonne.

O 6 e o 7 os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7  burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6 elegante e intelectual.

O 8 o bairro da alta costura, dos negócios, da Avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.

O sul do 9 o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, Fnac, Gap, Fauchon…

O norte do 16 o bairro do Trocadero, elitista, com uma população cosmopolita.

O 12, 13, 14, 15, 17 e 20 bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12, 13, 14, 15 e 20 bairros de classe média, o 17 oeste bairro residencial elitista o 17 leste mais popular.

O 10, 11, 18 e 19 os bairros populares da cidade.

Não se esqueçam que são linhas gerais, por exemplo, Montmartre turística se encontra no 18.

Leiam também o artigo mencionado acima, ele completa este aqui.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

877 pitacos, participe desta conversa

  1. Diogo disse:

    Olá Rodrigo! Tudo bem? Parabéns pelo BLOG! Tentarei ser objetivo. Estou matriculado em um curso em Argenteuil, fora de Paris. Procuro um lugar para alugar (studio ou alojamento de estudante) preferencialmente em Argenteuil ou Colombes para não despender muito tempo em transporte público. Me indicaram Paris. Vi que nem sempre o mais perto é o mais curto em termos de transporte. Vc teria também alguma(s) dica(s) de onde ficar em Paris (seguro e tranquilo) em que gastasse menos tempo no metrô até Argenteuil? Obrigado e Abraços, Diogo

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Diogo, não conheço Argenteuil mas pesquisando vi que o acesso de Paris até lá se dá por trem que sai da Gare Saint-Lazare. O ideal seria você ficar na região, arrondissements 8, 9 ou 17.
      Abraços.

  2. Bernardo disse:

    Rodrigo,
    Eu e meu namorado ficaremos em Paris de 30/12 a 06/01/2015. Iremos alugar um apartamento. Li tudo sobre os bairros, mas ainda não consegui bater o martelo sobre o local ideial. Gostamos de curtir a noite, adoramos comer bem e barato e adoraríamos conhecer a cidade a pé, recorrendo ao metro nos momentos de maior cansaço mesmo. Nosso foco está em Marais, St. Germain e Bastille. Acho Marais mais perto dos pontos turísticos. Bastille exigirá maiores pernadas, o que no inverno pode não ser a melhor opção. Qual dois 2 oferece a melhor vida noturna? E o que você diz de St. Germain, vale a pena? Tem vida agitada a noite? Dá pra fazer muita coisa a pé? Você sugere outro bairro?
    Obrigado desde já pela atenção.
    Abraços

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Bernardo, opte pelo Marais, a região é cheia de lojas interessante, bares, cafés, restaurantes e pequenas boates. Saint-Germain é meio careta.
      Abraços.

  3. joao de paula disse:

    Ola rodrigo, tudo bem
    Amigo, ficarei no holiday in canal de la villette.
    O que acha da regiao ?
    Um grande abraço
    Joao

    • Rodrigo Lavalle disse:

      João, exatamente onde fica o hotel, às margens do canal, é uma região bem simpática. Existem 2 cinemas e vários bares ao longo desse canal. Para além do canal não existe muita coisa.
      Abraços.

  4. Natália disse:

    Olá Rodrigo, primeiramente parabens pelo site! Adoro, cheio de informações bacanas.
    Vamos lá, preciso de uma ajudinha sua! Rsrs
    Em junho/15 estarei em lua de mel e ficarei 7 dias em Paris. Primeira vez na cidade, então buscamos bairros mais centrais, que dê para fazer coisas a pé, bares, restaurantes, lojas, seja seguro, enfim. Olhando alguns hoteis achei 1 otimo custo beneficio no 3 eme: Paris France Hotel. Fica bem do ladinho doa estação Temple. Mas vc n citou o 3eme no seu post. Ele nao e central? E um bom lugar para se hospedar?
    Outra perguntinha: mes de junho faz mt calor?
    Achei alguns bons hoteis sem ar/ventilador, mas n sei como ta o clima ao certo. Fim d primavera (13 a 20 de junho)
    Abraço!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Natália, o 3 é central mas não tanto quanto o 1 e o 4 e algumas áreas do 5, 6 e 8. Perto da estação Temple é ótimo, fica próximo ao Marais (bairro super cool cheio de lojas, bares e restaurantes) e da Place de la République onde passam várias linhas de metrô. Junho ainda não é quente de precisar usar ar condicionado.
      Abraços.

  5. antonio disse:

    ola boa noite estou indo em dezebro agora meu hotel e em montparnasse oque que voce acha da regiao?

  6. Maria Machado disse:

    Rodrigo, boa tarde
    Tenho encontrado várias opções para locação, é-me sempre pedido os dados pessoais,tais como o e,mail e passward. Como existem muitas vigarices tenho receio de encontrar alguém que pretenda viciar os meus dados. Como fazer para resolver esta questão?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Maria, você tem que se cadastrar nos sites para poder efetuar as transações. É a senha de cadastro no respectivo site que está sendo pedida. Esses sites são seguros e extremamente conhecidos na França. Além deles não sei te informar como você poderia alugar um apartamento de longa temporada sem estar em Paris.
      Abraços.

  7. Franklin goncalves disse:

    Pretendo passar três meses em paris. No seu entendimento qual seriam as melhores opções tendo presente a segurança e tranquilidade das regiões. Somos um casal de idosos com boa autonomia.

  8. Irineu da Costa disse:

    Olá, gostei da sua opiniões para as pessoas. Eu pretendo morar em Paris daqui alguns anos, estou esperando a minha esposa se aposentar. Enquanto isso vou passear até chegar o momento. Já comecei fazer aulas de francês abraço. Irineu

  9. Maria Machado disse:

    Rodrigo Lavalle. Um jovem com 18 anos e com trabalho garantido na área da construção, na zona 17ème pretende alojamento adequado às suas capacidades e se possível partilhado com outro jovem. Dizem-me que é difícil nessa zona encontrar o que se pretende. Poderá ajudar-me?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Maria, o jovem pretende morar em Paris? Sugiro que você procure em sites de locação de apartamentos para longa duração como o pap.fr e o parisattitude.com.
      Abraços.

  10. Jolcast disse:

    Olá, estou reservando um apartento para minhas ferias em jan/15 no 7 mais precisamente na Passage de I’union, alguem conhece ou tem referencia desta localizacao, estou indo com crianca.

  11. Marianna disse:

    Boa noite, gostaria de saber se o bairro 18 é bom para morar ou se é violento, tem algum inconveniente, por favor! Muito obrigada e parabéns pelo site!!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Marianna, o 18 é enorme e tem desde áreas seguras e lindas (estação Abbesses e Lamarck na linha 12) até outras menos seguras e lindas (todas as estações da linha 4). Preciso do endereço correto para te informar com exatidão.
      Abraços.

  12. Valeria disse:

    Olá, Rodrigo, muito esclarecedor teu texto, obrigada! Gostaria de uma opinião em relação à localização de um hotel que estou de olho e que fica bem em frente à “boca” da estação République, no endereço
    2, bis boulevard Saint-Martin Paris, Paris,75010
    segundo o site do hotel, fica no 10.arrondissement, mas olhando pelo Google me parece perto do 3. Mas não estou certa. E tenho dúvidas da conveniência dessa localização porque por um lado me parece bom por ser boulevard Saint Martin, por outro talvez esteja meio no “fim” de Paris, perto da “porte” e em final de linha de metrô. Não quero perder tempo e energia tendo que passar por muitas estações de metrô pra chegar e sair do hotel.
    Estou à procura de um hotel bem localizado que me permita fácil acesso à maioria dos pontos turísticos tradicionais para serem visitados ao ar livre e de dia (ou seja: museus, casas de espetáculos, lojas, bares e restaurantes não são prioridade). Se possível, gostaria de circular o máximo possível a pé. Sei que este hotel não atende bem a esses requisitos, mas me chamou a atenção pela atmosfera de decoração e mobiliário, meio Paris à moda antiga, pois vou acompanhada da minha mãe e ela adora antiguidades. Sei que curtiria muito mais um tipo de hotel assim do que um “moderninho”.
    Se tiveres alguma sugestão de hotel três/quatro estrelas com esse perfil num região mais recomendável em função da proximidades de pontos turísticos e que seja tranquila em relação à vizinhança (já que estaremos apenas nós duas circulando sozinhas de dia e de noite), por favor me indica. Ou em qual região seria melhor eu procurar outro hotel também tá valendo! Super obrigada desde já!

  13. Manuel Pontinha disse:

    Em termos de segurança seria melhor um hotel ao pé da Gare de Austerlitz e do Jardin des Plantes? Abraços!

  14. Manuel Pontinha disse:

    E de noite é inseguro? Ou podemos voltar tranquilos para o hotel? Obrigado

  15. Manuel Pontinha disse:

    Obrigado pela resposta! Mas quando diz que a região é “áspera” está a referir-se a que tipo de situações? Abraços

  16. Manuel Pontinha disse:

    Boas Rodrigo! Antes de mais parabéns pelo blog, é muito bom. No final de janeiro de 2015 vou com a minha namorada para Paris e irei ficar no Hotel Aida Marais, que fica entre a estação de metro de Chateau d’eau e Republique, mais precisamente na rua Chateau d’Eau, e queria saber se é uma boa localização e se é segura ou não. Obrigado!

  17. Eridan disse:

    Olá Rodrigo, vou ficar hospedada no Hotel Campanile – Saint Denis Centre – Grand Stade
    14 Rue Jean Jaurès
    93200 Paris Saint Denis Basilique
    France, pelo que entendi nos mapas essa área está fora dos arrondissements. É muito ruim essa localização?
    obrigada
    Eridan

  18. Maria Clara disse:

    Olá! Vou para Paris na primeira semana de Novembro e estou pensando em ficar no hotel France Louvre, fica na Rua de Rivoli entre as estações do Hotel de Ville e St. Paul. Ao que tudo indica isso fica no Le Marais. O que vocês acham da localização, principalmente quanto à segurança já que estou indo com a minha mãe? E há vários mercadinhos e lancherias nessa região? Outra coisa que me preocupa é o barulho à noite…
    Ainda se vocês souberem me responder, tenho 18 anos e cidadania italiana, tenho entrads de graça nos museus que tem essa política dos 18 aos 26?
    Muito obrigada desde já!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Maria Clara, localização boa e segura. Região com muitas opções de lojas, cafés, restaurantes. Geralmente as janelas isolam o barulho e o frio. Você só teria entrada de graça nos museus se residisse na Europa.
      Abraços.

  19. Selma Carvalho disse:

    Rodrigo,
    Vamos a Paris em outubro e ainda estou escolhendo hotel. Hoje pensei em fechar com o Best Western Premier Louvre St Honoré devido à localização. Me preocupo com o ambiente das ruas próximas à noite. É uma região mau frequentada e perigosa?

  20. Gabriela disse:

    Olá Rodrigo,

    Vou para Paris em dezembro e reservei um hotel em Saint German des Pres. Como é inverno e escurece cedo gostaria de uma área mais movimentada até tarde, que seja mais segura. Escolhi certo ou devo mudar? Obrigada.

  21. Tássia disse:

    Vale a pena se hospedar na região do Palais Royal? Estou vendo apartamentos por ali e gostaria de saber se é uma área segura e de fácil acesso.

    Obrigada!

    Abraços.

  22. Flavia disse:

    Ola rodrigo! Farei um estagio no hopital st louis, e achei um ap bacana no 3eme arrondissement entre as estaçoes temple e arts et metiers, mas voce nao fala do 3eme nesse post. Nao seria um lugar legal de ficar? Gostaria de ficar em um local mais seguro, e que tivesse comercio proximo, locais para passear a noite… O que acha?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Flávia o 3ème é um bairro excelente e fica relativamente perto do Hôpital St Louis. A região é comercial e possui muitos restaurantes, bares, cafés e lojas.
      Abraços.

  23. FERNANDA disse:

    Olá, vou passar uma semana em Paris com meu marido e, a princípio, estou pensando em reservar um quarto no Radisson Blu Le Dokhan’s Hotel (Trocadero). O que acha?? Muito longe ou dá pra conhecer bem os pontos turísticos (a pé ou metrô)?? Também vamos fazer um bate e volta até Londres, é muito longe a estação??

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Fernanda, o Trocadéro é uma região nobre e sofisticada. Você consegue ir andando até alguns pontos turísticos e para outros você terá que pegar o metrô (super simples e rápido). A estação de onde sai o trem para Londres é a Gare du Nord, fica um pouco afastada mas nada que o metrô não resolva.
      Abraços.

  24. Chris Nava disse:

    Rodrigo, boa noite! Vou fazer uma viagem a trabalho em Setembro para Paris. Uma semana desfrutando do Paris Week Design, estou na dúvida se fico no Grand Hotel Palais Royal, próximo ao Louvre, ou Madison Hotel na Saint Germain. Somos duas mulheres, e estou comerceio da região do Louvre ser perigosa a noite. Att. Chris Nava

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Chris, a região do Louvre não é perigosa a noite. Eu ficaria no Grand Hotel Palais Royal. O Palais Royal é charmosíssimo e você vai estar mais central e próxima de tudo: rue Saint Honoré e suas lojas, Opéra, Marais.
      Abraços.

  25. Reinaldo disse:

    Ola.
    primeiro quero dizer que o teu site é muito bom, estou aprendendo muito com ele, muito esclarecedor.
    Estou indo pela primeira vez a Paris pra ficar 25 dias em dezembro e janeiro e estou um pouco apreensivo, pois acabei optando por um hotel que me parece distante dos lugares que pretendo conhecer. Vou ficar no hotel Buttes, que fica no bairro 19. O que me conforta nele é o valor e bem próximo ter o metrô. Me preocupo com o fato de não falar francês e acabar tento dificuldade para chegar nos lugares que pretendo conhecer.
    Você conhece a região?
    att.,

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Reinaldo, estude e tenha o mapa do metrô com você (você pode imprimí-lo a partir desse link http://www.ratp.fr/plan-interactif/, à direita da página em “Impression”). Descubra a estação de metrô mais próxima do local que você pretende conhecer e descubra no mapa qual linha e qual trajeto você deverá fazer.
      Essa região, apesar de não ser muito central, é bem animada. De um lado há o Canal d’Ourcq com 2 cinemas, bares e restaurantes e do outro o Canal Saint-Martin com muitos bares, restaurantes e lojas.
      Abraços.

  26. Bruno disse:

    Caro Rodrigo, irei passar 1 semana em Paris no ano que vem. A empresa de turismo está recomendando o Elysees Opera Hotel, localizado na Rue de Turin, 17. Você acha que vale a pena se hospedar lá? O acesso a metrô e à região turística fica prejudicada? É segura a região? Obrigado.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Bruno, a região é segura. Talvez um pouco escondida. Você está perto da gare Saint-Lazare (muitas opções de metrô) e relativamente perto da região da Opéra.
      Abraços.

  27. Jean Franciscon disse:

    Rodrigo boa noite
    Vou trabalhar em Bobigny e estamos procurando um local para morar, não queremos alugar algo grande talvez um apartamento, tenho 2 filhos uma de 07 e outro de 06, penso em ter escola boa pública mas com o sistema CLIN de adaptação das crianças e talvez eu e minha esposa faremos um curso de francês para acelerar o aprendizado e cultura francesa.
    O que você sugere amigo? Que local seria interessante?
    Muito obrigado

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Jean, não sei te informar quais escolas possuem esse sitema CLIN. Bobigny é servida pela linha 5 de metrô, considerando regiões próximas a essa linha que seriam interessantes de morar teríamos, por ordem de proximidade à Bobigny: boulevard Richard-Lenoir, Bastilha, região do Jardins des Plantes e Place d’Italie. Não descarte a possibilidade de morar em Bobigny. Pesquise com pessoas que trabalhem na empresa onde você vai trabalhar, não baseie sua escolha somente na minha opinião.
      Abraços.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.