Características dos bairros de Paris

A- A+

paris-leve.jpg

Alguns leitores me sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características centrais dos 20 bairros da cidade poderia ajudar-los na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.

Eu vou dar as características gerais dos bairros, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros, de certas ruas que as vezes fogem das características maiores.

O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.

O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados..

O 1 é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.

O 4 é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.

O 5 é o Quartier Latin da Sorbonne.

O 6 e o 7 os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7 burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6 elegante e intelectual.

O 8 o bairro da alta costura, dos negócios, da Avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.

O sul do 9 o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, Fnac, Gap, Fauchon…

O norte do 16 o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.

O 12, 13, 14, 15 e 17 são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12, 13, 14 e 15 bairros de classe média, o 17 oeste bairro residencial elitista o 17 leste mais popular.

O 10, 11, 18, 19 e 20 são os bairros populares da cidade sendo que o 10 e o 11 estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.

Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18.

Leia também:

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

1001 pitacos, participe desta conversa

  1. Mariana disse:

    Olá,
    Estou reservando airbnb para me hospedar em Paris no mes de junho.
    Estou com 3 endereços que entram no meu orçamento, gostaria de ajuda para melhor escolher.
    Rue de Javel, Paris, Ilha de França 75015, França
    Rue Curton, Clichy, Ilha de França 92110, França
    Rue Jean Dollfus, Paris, Ilha de França 75018, França

    Poderia me ajudar ?
    Obrigada!!

  2. Jose Theodoro disse:

    Bom dia Rodrigo. Como seria ficar num hotel no 11° arround.., inclusive para um cadeirante? Vc teria alguma dica para deficientes físicos? Suax dicad são ótimas. Abs.

  3. Valdineia disse:

    Bom dia Rodrigo, o que acha do hotel Les Chansonniers 113 Boulevard De Menilmontant 75011.
    Grata

  4. Rita disse:

    Olá Rodrigo
    O que você me diz deste endereço: 16 Avenue Rachel? Lá fica o apart hotel Citadines. Fica no arr 18, mas próximo à divisa com o arr 9. Desde já agradeço a ajuda

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rita, é um pouquinho afastado do centro turístico, você teria que sempre usar o transporte público para se deslocar. Quais são suas outras opções?
      Abraços.

  5. Andrea Gadelha disse:

    Em maio estarei em Paris na Rue du Faubourg Saint – Denis no bairro 10, próximo Gare De Paris Est. É seguro? Tem alguma dica? Alguma orientação? Agradeço

  6. Luísa disse:

    Gostaria de saber onde fica a estátua da Dalida em Montmartre.

  7. Marisa disse:

    Bom dia!
    Ficamos quatro dias em Montparnasse , com estação de metrô na porta do hotel Holiday Inn Gare Montparnasse, o qual recomendo, e o les cars Airfrance fica também a uma quadra do hotel e faz o transporte p aero p um valor acessível.
    Excelente escolha!!

  8. Aline disse:

    Olá! Vou a Paris em maio com meu marido e minha filha de 4 anos. Estamos em dúvida em relação a dois hoteis: um no Quartier Latin (mais caro) e outro no 12º arrond., perto da Bastilha (mais em conta). Chegaremos pela Gare de Lyon e saíremos pelo Orly. Qual dos dois me recomendas?

  9. Danyelle disse:

    Olá vou a Paris em Abril ultima semana. E sozinha. Gostaria de saber onde me recomendaria ficar para ver tudo de metrô e me locomover até Gare Du Nord onde pego trem tranquilamente. Lembrando que por estar sozinha precisa ficar em algum lugar bacana, que possa ser seguro andar sozinha e nao muito caro. Pode e ajudar?

  10. Paulo disse:

    Rodrigo,
    boa tarde!
    Vou morar em Paris por alguns meses. Tenho uma proposta de locação na Residence les ricollets (http://www.international-recollets-paris.org/), que fica em frente à Gare de l’est. Vou com esposa e uma filha de 10 anos.
    Esta região da cidade é segura? É considerada uma região sensível?
    Obrigado,
    Paulo

  11. Neftalí disse:

    Oi josi, o hotel em si é bom, mas a localização (Porte de la Chapelle) é bem ruim, meio suja, com mendigos, e um pouco afastada. Se der, pague um pouco mais e fique no Novotel Tour Eiffel, Les Halles ou Montparnasse. A sua impressão de Paris vai mudar da água para o bom vinho francês.

  12. josi disse:

    Olá Rodrigo! Vou a Paris em maio e como sou afiliada da RCI eles possuem hotel Novotel no 18 aroundissement…La Chapelle. Estou um pouco receosa pelo que vi do local. O que você acha? Merci!!!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Josi, é uma região meio “áspera”, vamos colocar dessa forma, e afastada do centro turístico. Você iria se sentir insegura. Não há outras opções?
      Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.