Características dos bairros de Paris

paris-leve.jpg

Alguns leitores me sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características centrais dos 20 bairros da cidade poderia ajudar-los na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.

Eu vou dar as características gerais dos bairros, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros, de certas ruas que as vezes fogem das características maiores.

O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.

O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) número 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9 e o norte do 16. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. O principais museus e os principais monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes é esta aí.

O 1 é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.

O 4 é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.

O 5 é o Quartier Latin da Sorbonne.

O 6 e o 7 os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7  burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6 elegante e intelectual.

O 8 o bairro da alta costura, dos negócios, da Avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.

O sul do 9 o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, Fnac, Gap, Fauchon…

O norte do 16 o bairro do Trocadero, elitista, com uma população cosmopolita.

O 12, 13, 14, 15, 17 e 20 bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12, 13, 14, 15 e 20 bairros de classe média, o 17 oeste bairro residencial elitista o 17 leste mais popular.

O 10, 11, 18 e 19 os bairros populares da cidade.

Não se esqueçam que são linhas gerais, por exemplo, Montmartre turística se encontra no 18.

Leiam também o artigo mencionado acima, ele completa este aqui.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

971 pitacos, participe desta conversa

  1. Eduardo Pereira disse:

    Boa noite. Meu interesse em Paris no momento não é turístico. Estou escrevendo um romance ambientado em Paris e a protagonista reside num bairro popular, mas tradicional. Um tipo de bairro agradável mas não luxuoso nem turístico, em que as pessoas saem a pé para ir ao mercado. Tem uma Igreja perto, banca de jornal e as pessoas do bairro se conheçam na medida do possível. Parece que estou procurando o bairro do Ipiranga, Vila Mariana ou a Mooca em Paris. Mas é mais ou menos isso. Obrigado.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Eduardo, em princípio temos 3 indicações: o 13° arrondissement na região chamada Buttes aux Cailles, o 20° perto do cemitério Père Lachaise ou o 15°. Procure no google onde há igrejas nesses arrondissements.
      Abraços.

  2. LJ disse:

    Moro no norte do 16 (Trocadero), mas dizer que Paris termina nos limites do 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9 e o norte do 16 é muito radicalismo. Olha como é lindo Montmartre, por exemplo. Sua amiga precisa rever os conceitos haha.

  3. larissa disse:

    boa noite vou para paris em setembro e pretendo ficar no hotel ATLANTIC HOTEL…pelo que vi no mapa é bem localizado…estou certa? dá para fazer vários passeios a pé? Obrigada…parabéns pelo site !!

  4. Isabel disse:

    Olá, estou pesquisando hospedagem em Paris, e vi que há dois IBIS, um no bairro 10 (12, rue Louis Blanc), e outro no bairro 11 (15, rue Breguet). Qual dos dois você me indicaria para ficar? Obrigada.

  5. Cris disse:

    Gostaria de informações do III Arrondissement, é bom hospedar por lá?

  6. Ivonete Aguiar de Souza disse:

    Oi Rodrigo irei para Paris em Setembro com meu marido e chegaremos por Orly e sairemos de Paris de trem pela Gare Lyon qual a melhor região para hospedagem Obrigado

  7. Roberta Alves disse:

    Boa tarde Rodrigo,
    Ficarei apenas uma noite em Paris, peguei conexão com Dublin, gostaria de saber qual bairro fica a Torre Eifel para que eu possa pegar um hotel bem proxima e conhecê-la com passeio a pé mesmo.
    Se tiver dicas de hoteis próximo, seria perfeito.
    Obrigada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Roberta, a Torre Eiffel fica no distrito número 7 também conhecido como 7ème arrondissement. Um hotel bem próximo é o Hotel Mercure Paris Centre Tour Eiffel, 20 Rue Jean Rey.
      Abraços.

  8. Rodrigo disse:

    Olá Rodrigo, primeiro de tudo parabéns pelo incrível blog que ajuda à todos como podemos ver por aqui! Estou pensando em reservar um apartamento na Rue Chevert proximo ao metro Ecole Militaire é uma região interessante? Outra opção de ap que vi, fica na Rua du Temple em Marais… qual acredita ser melhor para turistagem? Obrigado e abraços

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rodrigo, a região próxima ao metrô École Militaire é chique, sofisticada, segura e um pouco desanimada! Eu prefiro a região do Marais.
      Abraços.

  9. Amanda disse:

    Olá! Estou indo para Paris em julho e vi um hotel na Av. de la Republique, próximo à praça. É uma boa região para se hospedar? Obrigada e parabéns pelo site!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Amanda, é uma região OK. Não é a mais linda de Paris mas você vaie star entre duas áreas interessantes: o Marais e o Canal Saint-Martin.
      Abraços.

  10. Bruna disse:

    Oi santos, adorei seu blog.
    Vou morar em paris quais são os bairros seguro ao redor de Paris. muito obrigada.

  11. Rodrigo Lavalle disse:

    Marlúcia, fica um pouco longe para fazer os passeios turísticos a pé. Não é impossível mas é cansativo. Sugiro que você calcule as distâncias e o tempo no google maps: https://maps.google.com.br/.
    Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.