Características dos bairros de Paris

paris-leve.jpg

Alguns leitores me sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características centrais dos 20 bairros da cidade poderia ajudar-los na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.

Eu vou dar as características gerais dos bairros, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros, de certas ruas que as vezes fogem das características maiores.

O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.

O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) número 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9 e o norte do 16. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. O principais museus e os principais monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes é esta aí.

O 1 é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.

O 4 é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.

O 5 é o Quartier Latin da Sorbonne.

O 6 e o 7 os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7  burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6 elegante e intelectual.

O 8 o bairro da alta costura, dos negócios, da Avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.

O sul do 9 o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, Fnac, Gap, Fauchon…

O norte do 16 o bairro do Trocadero, elitista, com uma população cosmopolita.

O 12, 13, 14, 15, 17 e 20 bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12, 13, 14, 15 e 20 bairros de classe média, o 17 oeste bairro residencial elitista o 17 leste mais popular.

O 10, 11, 18 e 19 os bairros populares da cidade.

Não se esqueçam que são linhas gerais, por exemplo, Montmartre turística se encontra no 18.

Leiam também o artigo mencionado acima, ele completa este aqui.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

904 pitacos, participe desta conversa

  1. Maria Fernanda disse:

    Olá Rodrigo.
    Iremos à Paris em maio/15 na companhia de mais 10 familiares.
    Como o grupo é grande, estamos buscando opções de apartamento para locação. Encontramos uma opção na Rue Beaurepaire, République. Você recomenda esta localização? Como estarei com alguns idosos, gostaríamos de uma localização segura e de fácil acesso aos principais pontos turísticos. Teria alguma outra indicação para locação de apartamentos?
    Muito obrigada e parabéns pelo blog!
    Fernanda

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Maria Fernanda, a região não fica próxima ao centro turístico da cidade. Vocês teriam que sempre usar o metrô. Existe uma boa estação (République) a 2 ou 3 quarteirões da rue Beaurepaire. A região em si é bem gostosa e jovem com lojas e cafés interessantes.
      Escreva para o Vinícius (alaparisienne2@gmail.com) da empresa À la Parisienne (http://www.conexaoparis.com.br/servicos/aluguel-de-apartamentos-em-paris/). Eles possuem muitas opções de apartamentos bem localizados para locação.
      Abraços.

  2. Lucas Braga disse:

    Olá Rodrigo
    estou indo a paris agora no final de fevereiro, e estou olhando de alugar um apartamento que fica no bairro Vaugirard, 15 distrito…parece que bem próximo a estação de Cambronne.
    o que você me diz desse bairro? é bem localizado e bom para ficar? estou indo somente eu e minha namorada…
    aguardo resposta!
    Obrigado

  3. Joauqim disse:

    Olá Rodrigo,
    Irei para Paris em Abril/15 e pretendo me hospedar no Hôtel Le Relais Saint Charles
    72 Boulevard de Grenelle, 15. Porta de Versalhes.
    Gostaria de saber se é uma boa opção, em relação à segurança e localização?
    Grato

  4. Bruna disse:

    Boa noite, estou em dúvida entre me hospedar na ile de saint louis ou no bairro republique. Qual mais seguro e bem localizado?
    Grata

  5. Bruna disse:

    Olá Rodrigo!Estou com uma viagem programada para DEZ 2015…e o hotel que estou pensando em escolher fica no 17arr (Mirific Hotel, Av. de Clichy)…é uma região boa ou não?!

    Muito obrigada

  6. Bruno Brandão disse:

    Ola Rodrigo! Parabéns pelo site!! Estou indo para Paris dia 20/03/15 com minha esposa, e estou na dúvida quanto a localização. Pensamos em dois hoteis, em duas regiões diferentes. Você pode nos ajudar?
    Nossos critérios são: Acessibilidade aos pontos turísticos e a segurança.
    Seguem os hotéis:
    Hotel Alma 32 rue de l’Exposition 75007 Paris
    Hotel Americain 72, rue Charlot | 75003 Paris
    Muito obrigado!
    Bruno

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Bruno, o Hotel Alma fica em uma região sofisticada e tranquila porém um pouco monótona. O Hotel Americain fica na região do Marais: região boa, segura, animado, com muitas lojas restaurantes e cafés.
      Abraços.

  7. Flavia disse:

    Olá, Rodrigo
    Estarei em Londres em maio 2015 e estou programando fazer o passeio de trem até paris.
    Ficarei uma noite e procuro um bairro seguro e de fácil acesso para torre eiffel. Pode me ajusar?
    Obrigada e parabéns pelo blog :-)

  8. Alan Garcia disse:

    Rodrigo, chego pelo Orly as 12h horário local. Abs

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Alan, em Orly pegue o trem automático Orlyval até a estação ‘Antony’, pegue então o trem RER B e vá até a estação ‘Denfert- Rochereau’. Lá pegue o metrô linha 6 (sentido Étoile) e desça na estação La Motte-Picquet – Grenelle. Lá pegue o metrô linha 10 (sentido Boulogne – Pont de Saint-Cloud) e desça na estação Michel-Ange – Molitor.
      Abraços.

  9. Alan Garcia disse:

    Olá. Estarei em Paris em abril e ficarei hospedado no bairro Trocadero, na rua Boileau. Qual a estação mais próxima e como faço para ir do aeroporto até a essa estação? Obrigado. Abs

  10. Flavio disse:

    Boa noite.
    Estarei em Paris em abril/2015, estive pesquisando alguns hoteis e estou na duvida entre 02 deles, principalmente sobre localização, segurança e facilidade de locomoção, queria saber se poderia me dar uma orientação sobre isso.
    Um deles fica na 2, rue Cambronne
    75015, e o outro em 20 rue Jean Rey
    75015.
    É minha primeira viagem para a Europa e queria um local que fosse seguro e ficasse fácil a locomoção para os principais pontos turisticos.
    Desde já agradeço
    Obrigado

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Flávio, os hotéis ficam próximos um do outro em uma região boa e segura. O hotel da rue Cambronne fica mais próximo de uma estação de metrô.
      Abraços.

  11. Rodrigo Lavalle disse:

    Willians, região ótima, segura, central e comercial. Você vai estar próximo a Igreja da Madeleine, às grandes lojas de departamentos como a Galeries Lafayette e Printemps, à Place de la Concorde, etc.
    Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.