Características dos bairros de Paris

A- A+

paris-leve.jpg

Alguns leitores me sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características centrais dos 20 bairros da cidade poderia ajudar-los na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.

Eu vou dar as características gerais dos bairros, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros, de certas ruas que as vezes fogem das características maiores.

O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.

O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados..

O 1 é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.

O 4 é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.

O 5 é o Quartier Latin da Sorbonne.

O 6 e o 7 os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7 burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6 elegante e intelectual.

O 8 o bairro da alta costura, dos negócios, da Avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.

O sul do 9 o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, Fnac, Gap, Fauchon…

O norte do 16 o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.

O 12, 13, 14, 15 e 17 são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12, 13, 14 e 15 bairros de classe média, o 17 oeste bairro residencial elitista o 17 leste mais popular.

O 10, 11, 18, 19 e 20 são os bairros populares da cidade sendo que o 10 e o 11 estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.

Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18.

Leia também:

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

1011 pitacos, participe desta conversa

  1. Renan disse:

    Olá… Tenho 25 anos e estou indo para Paris pela primeira vez. Ficarei 8 dias, e estou indeciso entre um apartamento próximo a Champs Elyséés (perto do metro Roosevelt) e um na região Marais (próximo metro Saint Paul). Qual você indica?
    Obrigado

  2. Caroline disse:

    Rodrigo, obrigada pelas dicas. Tenho lido muita coisa aqui no site!! 😀
    Beijos!!!

  3. Caroline disse:

    Neftalí, obrigada pelas dicas!! Eu vi perto da Gare du Nord pq alguns colegas que já foram pra lá disseram que é uma boa região. 🙂
    Vamos em três pessoas… Seria interessante se conseguíssemos um quarto pra três… Pensamos em hostels tbm, um quarto pra casal (eu e marido) e uma cama em quarto misto (minha irmã). Mas tudo que vi de hostel tb está caro… 🙁
    Se tiverem mais pitacos, eu aceito! Rs

    Obrigada!!!!!!!

  4. Neftalí disse:

    Oi Caroline. Eu prefiro a região da Place d’Italie que da Gare du Nord. Mas realmente, como você só vai ficar 2 noites (pouquíssimo tempo!), talvez seja melhor ficar em algum lugar mais prático. Só avisando, o entorno da Gare de Lyon é bem melhor que o da Gare du Nord…
    Se você busca preço, vai ser difícil uma boa localização Fiz uma pesquisa rápida no ibis.com, do 3 ao 5 de julho, e me assustei com os altos preços nessa data, quase tudo sobre 100 Euros (quarto duplo). Só encontrei duas pechinchas, o Ibis Styles Voltaire República (60 Euros/noite, casal com café da manhã) e o Ibis Paris Canal Saint Martin (50 Euros). Nenhum dos dois ficam nos meus setores preferidos, mas estão perto do metrô, e com tão pouco tempo em Paris você finalmente vai estar fora o dia inteiro.
    De qualquer modo, o gurú de Paris é o Rodrigo, melhor esperar a resposta dele. Abraço!

  5. Caroline disse:

    Neftalí, encontrei um Ibis Gare du Nord TGV. Achei esse plaza d’italle tbm… Qual é melhor? Eu chego pela Gare du Nord no dia 3 no fim do dia e vou embora pela Gare de Lyon dia 5, no fim do dia tb… Vamos visitar a Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Louvre, Notre Dame e Sacré Coeur (principais), e gostaria de visitar a Galeria Lafayette tb… Os pontos mais distantes estão perto da Gare du Nord, por isso que pensei em me hospedar por lá, já que parto dia 5 no fim do dia e não via ser um problema chegar a tempo na estação de trem. 🙂

    Muito obrigada pela ajuda e pelas dicas!!! <3
    Se conhecerem hostels bons e baratos, tb aceito opções. Rs

  6. Neftalí disse:

    Oi Caroline. O Ibis Budget mais perto da Gare du Nord está em La Villette, a quase 2 kms de distância. Não é o melhor setor de Paris e, como o Rodrigo comentou, é um pouco longe do centro turístico da cidade.
    Mas não se preocupe, Paris não é grande, em 15 minutos o metrô te deixa nos lugares mais bonitos e emblemáticos.
    Os Ibis Budgets de Paris não estão bem localizados. As vezes, pelo mesmo preço (em promoções da Accor), dá pra ficar em um Ibis melhor localizado, como Cambronne, Montparnasse ou Place d’Italie. Abraço!

  7. Caroline disse:

    Olá.
    Eu vou para Paris em julho e reservei um hotel no arr 19, o Ibis Budget. Estou bem perto da Gare du Nord. A região é boa??
    Obrigada!

  8. Mariana disse:

    Olá,
    Estou reservando airbnb para me hospedar em Paris no mes de junho.
    Estou com 3 endereços que entram no meu orçamento, gostaria de ajuda para melhor escolher.
    Rue de Javel, Paris, Ilha de França 75015, França
    Rue Curton, Clichy, Ilha de França 92110, França
    Rue Jean Dollfus, Paris, Ilha de França 75018, França

    Poderia me ajudar ?
    Obrigada!!

  9. Jose Theodoro disse:

    Bom dia Rodrigo. Como seria ficar num hotel no 11° arround.., inclusive para um cadeirante? Vc teria alguma dica para deficientes físicos? Suax dicad são ótimas. Abs.

  10. Valdineia disse:

    Bom dia Rodrigo, o que acha do hotel Les Chansonniers 113 Boulevard De Menilmontant 75011.
    Grata

  11. Rita disse:

    Olá Rodrigo
    O que você me diz deste endereço: 16 Avenue Rachel? Lá fica o apart hotel Citadines. Fica no arr 18, mas próximo à divisa com o arr 9. Desde já agradeço a ajuda

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rita, é um pouquinho afastado do centro turístico, você teria que sempre usar o transporte público para se deslocar. Quais são suas outras opções?
      Abraços.

  12. Andrea Gadelha disse:

    Em maio estarei em Paris na Rue du Faubourg Saint – Denis no bairro 10, próximo Gare De Paris Est. É seguro? Tem alguma dica? Alguma orientação? Agradeço

  13. Luísa disse:

    Gostaria de saber onde fica a estátua da Dalida em Montmartre.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.