Características dos bairros de Paris

paris-leve.jpg

Alguns leitores me sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características centrais dos 20 bairros da cidade poderia ajudar-los na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.

Eu vou dar as características gerais dos bairros, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros, de certas ruas que as vezes fogem das características maiores.

O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.

O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) número 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9 e o norte do 16. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. O principais museus e os principais monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes é esta aí.

O 1 é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.

O 4 é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.

O 5 é o Quartier Latin da Sorbonne.

O 6 e o 7 os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7  burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6 elegante e intelectual.

O 8 o bairro da alta costura, dos negócios, da Avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.

O sul do 9 o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, Fnac, Gap, Fauchon…

O norte do 16 o bairro do Trocadero, elitista, com uma população cosmopolita.

O 12, 13, 14, 15, 17 e 20 bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12, 13, 14, 15 e 20 bairros de classe média, o 17 oeste bairro residencial elitista o 17 leste mais popular.

O 10, 11, 18 e 19 os bairros populares da cidade.

Não se esqueçam que são linhas gerais, por exemplo, Montmartre turística se encontra no 18.

Leiam também o artigo mencionado acima, ele completa este aqui.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

954 pitacos, participe desta conversa

  1. Bruna disse:

    Oi santos, adorei seu blog.
    Vou morar em paris quais são os bairros seguro ao redor de Paris. muito obrigada.

  2. Marlucia Mendes disse:

    Boa noite! vou sozinha para Paris em setembro deste ano, vou ficar no Bairo Republique, posso fazer os passeios a pé? Fica muito longe da rua mais famosa de Paris? Tenho mesmo que ir de metrô? Não posso ir a pé? É seguro?
    Abraços.

  3. Santos disse:

    Muito obrigado Rodrigo. Vou pesquisar em outras áreas.

  4. Santos disse:

    Bom dia Rodrigo.
    Primeiramente parabéns pelo site. Estamos pesquisando apartamentos em Paris para estadia em outubro. Gostamos de um na boulevard Masséna no 13 arr. O que você acha dessa Rua? É segura, tranquila? Vi que tem uma estação de metro perto. É isso mesmo? Os deslocamentos são simples? Muito obrigado.

  5. José Nias disse:

    Rodrigo parabéns pelo blog.
    Eu e minha noiva iremos para paris em outubro, reservei um hotel chamado verlain, que fica na rue Saint maur.
    Gostaria de saber se lá é seguro e como é o bairro, se você souber!!
    Obrigado

  6. Gabrielle Lucena disse:

    Oi, Rodrigo. Farei um curso de verão na Sorbonne em junho e ficarei na 113 Rue du Château (creio que 14º arr. – Montparnasse). Duas ajudas que te peço:
    1) Confirmar o melhor trajeto de Orly até 113 Rue du Château, incluindo preço, por favor !
    2) É possível ir caminhando da 113 Rue du Château até à Sorbonne ? Ou seria melhor pegar o metrô Montparnasse – Bienvenüe => Odéon ? Minha questão é que, segundo o Google, caminharei cerca de 13 minutos até a estação de metrô (Montparnasse – Bienvenüe), ficarei em média 5 minutos (4 paradas) e, ao descer (Odéon), caminharei mais 6 minutos. Ou seja, totalizando: 19 minutos andando e 6 minutos de metrô ! Vale a pena ou é melhor ir andando todo o trajeto ?
    Agradeço a atenção ! Você é demais. 😉

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Gabrielle,
      1) Em Orly pegue o trem automático Orlyval até a estação Antony, pegue então o trem RER B e vá até a estação Denfert-Rochereau. Lá pegue o metrô linha 6 (sentido Étoile) e desça na estação Montparnasse – Bienvenüe. Lá troque pela linha 13 (sentido Châtillon – Montrouge) e desça na estação Pernety. Valor: 11,65€.
      Você pode também descer na estação Denfert-Rochereau e andar cerca de 15 minutos até o endereço.
      2) O mesmo Google me diz que esse trajeto a pé leva 39 minutos. Eu jamais andaria isso tudo de uma só vez.

  7. Linda disse:

    Ola, amo esse blog vou realizar meu sonho de conhecer Paris em outubro iremos em Lua de mel. Estamos vendo uns pacotes que contemplam hotéis no bairro 13 e 19 qual seria melhor???

  8. Raíssa disse:

    Obrigada pela resposta, Rodrigo.

    E a região de Montparnasse? Ali fica um monte de hotéis conveniados. Estamos avaliando as opções, pois além das atrações turísticas também queremos um lugar que tenha uma vida noturna legal.

    E Montmatre? Sabemos do charme, mas não sei se é suficiente pelas razões que falei…

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Raíssa, em termos de distância Montparnasse e a rue Rochambeau são parecidas mas, na região dessa última, há mais variedade e opções de vida noturna.
      Montmartre é muito escondido.
      Abraços.

  9. Raíssa disse:

    Olá, Rodrigo!

    Meu namorado e eu pretendemos alugar um quarto através do serviço Airbnb na divisa do 9eme – 10eme arrondissement, precisamente na Rue Rochambeau.
    Essa região é segura e bem integrada às atrações da cidade?
    Obrigada pela ajuda. As respostas em outros comentários e posts tambem estão nos ajudando muito.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Raíssa, é segura sim mas pouco turística. Vocês terão que usar o metrô (no caso a linha 7) para chegar até o “centro turístico” da cidade ou até mesmo caminhar se vocês gostarem (não e tão longe).
      Abraços.

  10. Fernanda disse:

    Olá! Irei a Paris em Julho deste ano em
    Lua de mel… O hotel que iremos ficar é o Atlantic hotel na Rue de Londres. Esse lugar é tranquilo para chegar um pouco mais tarde utilizado o metrô, por exemplo? Como é a nossa primeira viagem internacional fico com um pouco de receio. Quero conhecer Paris tanto de dia como a noite, por isso a minha preocupação quanto ao local. Parabéns pelo trabalho! Nos ajuda bastante!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Fernanda, por se tratar do entorno de uma estação de trem, pode haver alguns moradores de rua e bêbados na região mas ela é tranquila sim.
      Abraços.

  11. Rodrigo Lavalle disse:

    André, pesquise as cidades de Saint Germain en Laye e Sceaux. Neuilly-sur-Seine é interessante mas bem mais cara.
    Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.