Características dos bairros de Paris

A- A+

Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.

Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.

bairros de paris

Os 20 arrondissements ou distritos de Paris

O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.

O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.

Característica-chave dos bairros parisienses

O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.

O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.

O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.

O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).

O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.

O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…

O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.

O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.

O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.

Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.

Leia também sobre esse assunto


capa

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda na nossa agência online Minha Viagem Paris, clique aqui.

 

 

 

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

1025 pitacos, participe desta conversa

  1. José Neto disse:

    Olá, boa tarde! Eu, minha esposa e mais um casal vamos a Paris em abril para a Maratona. Nós alugamos um estúdio no final da rue Chapon (esquina com a rue Saint-Martin), uma ruazinha estreita que fica quase que na junção dos 1º, 2º, 3º e 4º Arrondissements. Já estive em Paris outras vezes, porém confesso que conheço pouco essa região. Queria saber a sua opinião quanto à localização. Procurei nas matérias do Conexão e não achei nada específico sobre o 3º arrondissement onde o estúdio localiza e isso chamou a minha atenção. Você poderia me dar uma luz sobre esse pedaço de Paris? Desde já agradeço. Forte abraço e parabéns pelo trabalho primoroso.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      José, o 3° arrondissement de Paris juntamente com o 4° formam a região do Marais. Vocês não vão estar bem no centro do Marais mas mesmo assim a região é boa, bem comercial com muitas lojas e restaurantes. Vocês estarão super perto do Centro Pompidou.

  2. Fabiane disse:

    Olá, qual é a melhor região para se morar com crianças em Paris? Meus filhos são pequenos e vamos mudar em função do emprego do meu esposo.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Fabiane, os bairros mais familiares e residenciais são o 12, 13, 14, 15 e 16 (esse último mais isolado). O ideal seria escolher um arrondissement que tenha acesso fácil ao local de trabalho do seu marido.

  3. Dora Araujo disse:

    Olá, vou a Paris em janeiro e gostaria de ficar em um bairro como Pinheiros – largo da Batata (com lojas e restaurantes acessíveis, mas seguro, a pouca distância do centro). Qual bairro é parecido?

  4. Talita disse:

    Estou querendo me mudar para paris na metade do ano que vem, para cursar moda. Alguma dica de onde morar? Preciso de um lugar mais barato porque os custos da faculdade são caros, mas não queria muito longe!
    Sabe se é muito dificil arrumar emprego lá?
    muito obrigada!

  5. Ana Claudia disse:

    Rodrigo bom dia.
    Vamos a Paris final de setembro pela primeira vez. Meu marido vai a trabalho na região de bobigny estou q pesquisando hotel na região 3. Hotel meslay. O transporte pra bobigny é fácil? Como eu vou ficar sozinha boa parte do dia queremos um local que tenha fácil acesso ao pontos turísticos e que o deslocamento do meu marido tbm seja fácil. É uma boa localização? Obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ana, esse hotel fica próximo à estação République onde passa o metrô linha 5 que vai até Bobigny. Ele não fica em uma região super central mas, pegando o metrô linha 11 em République, você chega rapidamente à região do Hôtel de Ville, pertinho do Sena e da Notre Dame.

  6. Carolina disse:

    Ola!
    Estou olhando para me hospedar em um Airbnb no Place d’Italie – Quartier Chinois. O que voce acha?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Carolina, é uma região segura e residencial. É um pouco afastada do “centro turístico” da cidade, quer dizer que você terá sempre que se deslocar de metrô, mas isso é fácil e simples.

  7. Gleyde disse:

    Rodrigo, gostaria de saber onde fica Sceux (acho que escreve assim). É um bairro de Paris? Pelo que me disseram não é um bairro de Paris, mas fica próximo. Então gostaria de ter informações mais confiáveis. Qual a distância de Paris, se é perigoso, se há metrô para lá. Por favor, me ajuda com mais essa!! Muito, muito, muito Obrigada!!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Gleyde, Sceaux é uma cidade próxima a Paris. A ligação entre ela e Paris é feita pelo trem RER B que corta a cidade de norte a sul (em torno de 20 minutos de viagem). As estações mais centrais em Paris são a Saint-Michel – Notre Dame (a mais indicada para quem pretende fazer o circuito turístico) e a Châtelet – Les Halles.

  8. Renan disse:

    Olá… Tenho 25 anos e estou indo para Paris pela primeira vez. Ficarei 8 dias, e estou indeciso entre um apartamento próximo a Champs Elyséés (perto do metro Roosevelt) e um na região Marais (próximo metro Saint Paul). Qual você indica?
    Obrigado

  9. Caroline disse:

    Rodrigo, obrigada pelas dicas. Tenho lido muita coisa aqui no site!! 😀
    Beijos!!!

  10. Caroline disse:

    Neftalí, obrigada pelas dicas!! Eu vi perto da Gare du Nord pq alguns colegas que já foram pra lá disseram que é uma boa região. 🙂
    Vamos em três pessoas… Seria interessante se conseguíssemos um quarto pra três… Pensamos em hostels tbm, um quarto pra casal (eu e marido) e uma cama em quarto misto (minha irmã). Mas tudo que vi de hostel tb está caro… 🙁
    Se tiverem mais pitacos, eu aceito! Rs

    Obrigada!!!!!!!

  11. Neftalí disse:

    Oi Caroline. Eu prefiro a região da Place d’Italie que da Gare du Nord. Mas realmente, como você só vai ficar 2 noites (pouquíssimo tempo!), talvez seja melhor ficar em algum lugar mais prático. Só avisando, o entorno da Gare de Lyon é bem melhor que o da Gare du Nord…
    Se você busca preço, vai ser difícil uma boa localização Fiz uma pesquisa rápida no ibis.com, do 3 ao 5 de julho, e me assustei com os altos preços nessa data, quase tudo sobre 100 Euros (quarto duplo). Só encontrei duas pechinchas, o Ibis Styles Voltaire República (60 Euros/noite, casal com café da manhã) e o Ibis Paris Canal Saint Martin (50 Euros). Nenhum dos dois ficam nos meus setores preferidos, mas estão perto do metrô, e com tão pouco tempo em Paris você finalmente vai estar fora o dia inteiro.
    De qualquer modo, o gurú de Paris é o Rodrigo, melhor esperar a resposta dele. Abraço!

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.