Estamos na época dos aspargos.
Como comprar? Observe o pé do aspargo. Se estiver seco, ele foi cortado há muitos dias. Se escolher o aspargo branco, a ponta deve brilhar e ter um tom ligeiramente rosa. Não escolha aspargos grossos demais.
Se preferir o aspargo verde, verifique se a ponta não está brotada. O que sempre acontece no final da estação.
Como preparar? O branco deve ser descascado. E tire bem a parte fibrosa e dura. Descasque no último momento senão o aspargo forma outra casca. O verde não precisa ser descascado. No momento de cozinhar prenda os aspargos juntos em feixe, isso os protege e impede que quebrem. Coloque água, sal, caldo de limão e uma pitada de açúcar. O verde deve ficar crocante mas o branco é servido bem cozido, bem macio.
Às vezes os sirvo como entrada. Outras como prato principal simples e leve: aspargos cozidos, acompanhados por presunto cru e regados por uma vinaigrette especial. Faça uma vinaigrette clássica – azeite, vinagre, pimenta do reino e sal – e acrescente creme de leite e ovos cozidos picados.
Gosto também dos aspargos em creme. Esta receita de velouté é excelente e simples. Cozinhe os aspargos verdes com um pouquinho de água e manteiga em panela tampada. Quando estiverem bem cozidas bata no liquidificador, acrescente caldo de galinha e um pouco mais de manteiga salgada.
Conheça mais pratos tradicionais da culinária francesa:
- Confit de canard
- Foie Gras
- Sopa de cebola
- Raclette
- Queijos como sobremesa
- Steak Tartare
- Ovo com maionese
- Queijo Mont d’Or para o inverno
- Vinho quente
- Coquilles Saint Jacques
- Salada de abacate
- Morangos temperados com pimenta
- As tradicionais sobremesas francesas
- Couscous
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
25 Comentários
Sydney Roza
É simples, gostaria de ver pelo email um pé de aspargo. Ficaria muito grato.
Kika Mello
Maria da Graças
Realmente vc é verdadeira Chef .! Gostei das receitas
Lina
Que post gostoso! Adoro aspargos frescos ou em lata, temperados apenas com limão, azeite e sal.
Para preguiçosas como eu há duas dicas gostosas:
. Restaurante francês tradicional de São Paulo , o La Casserole serve aspargos verdes frescos gratinados, com leve toque de noz moscada que é divino! É uma outra versão quente além da sopa para saborear. Adoro comer com linguado frito na manteiga. Très, très ‘ light!
. Pasta de aspargos preparada para Bruschettas da La Pastina. Feita com aspargos verdes é saborosa e eu como pura ! É claro que há temperos que mascaram, mas não anulam o gosto dos deliciosos talos verdes!
Abraço!
Maria das Graças
Jane Maria, estou aqui imaginando a cor dos aspargos, o aroma e o sabor do seu refogado. Ulalá!
Jane Mara
Maria das Graças
Depois de ler este post e ir ao super vi e comprei pela primeira vez aspargos verdes frescos peruanos.Paguei quinze reais.Separei as pontas,como você sugere,e misturei num refogado de carne.Ficou delicioso.
Maria das Graças
Beth,aspargos plantados na Europa é típico da primavera mas aqui no Rio temos aspargos peruanos frescos, de excelente qualidade, o ano inteiro. E como o mundo é pequeno a França também está aproveitando os aspargos peruanos fora da estação. Encontrei aspargos peruanos frescos em Paris, em diversos mercados, em outubro de 2011. Eu só não entendo como o Peru consegue produzir tanto!
Mas está por pouco o começo do cultivo de aspargos no Brasil. No Ceará, na divisa com o Rio Grande do Norte.
solange
Hoje resolvir fazer aspargos- coloquei na panela a vapor , eles são verdinhos , com a ponta fina para cima, pois pelo que eu entedi são essas pontas que cozinham muito rápido. Vou ficar de olho , para ver quanto tempo será necessário o cozimento. Serão acompanhado com churrasco e salada. Espero que fique bom! Bom domingo a todos.
Maurício Christovão
Jane Curiosa:
Mandou bem na receita. Parece deliciosa. Acho que até eu consigo fazer.
Beth
Sueli
Aspargos são legumes de primavera…
Suely
Não encontrei aspargos frescos, descobri que a época aqui vai de agosto a novembro…
Suely
Gostei das dicas, tanto as de comprar como as de preparar.
Vou fazer o Velouté da Lina amanhã mesmo se encontrar no mercado, hummmm…