ESSE RESTAURANTE FECHOU
Por Kátia Becho
Seguindo sugestão das meninas descoladas do Rock Hair, salão moderninho à beira do Canal Saint-Martin (veja post aqui), fui experimentar o novo restaurante que fica entre o Canal e a République.
O lugar, aberto pelos irmãos Mathieu e Yannick há cerca de 6 meses (onde já funcionou um açougue), tem a proposta de resgatar alguns pratos tradicionais da culinária francesa – a começar pela delícia que dá nome ao lugar: L’oiseau sans tête.
Não, você não vai ter que comer um pássaro sem cabeça. Esse também é o apelido pelo qual é conhecida a paupiette de veau, um enrolado de carne de vitela recheado com champignon, cebola, salsa, carne de porco, carne de vitela e outros segredos do chef – tudo picado à faca bem miudinho, como manda o figurino. A especialidade, acompanhada de molho maison e batatas bem amassadinhas, lembra aqueles pratos de casa de avó – mesmo pra quem nasceu bem longe dali, no interior das Minas Gerais.
O aroma que o acompanha à mesa já entrega o prazer de uma refeição sem frescuras, mas com aquele toque que revela a presença de um chef na cozinha. Chef, não, cuisinier. Mathieu ficou atrás do balcão observando discretamente qual seria nossa reação ao provar a tradicional paupiette que ele amorosamente resgatou (talvez do livro de receitas de sua grand-mère). Ele se considera apenas um cozinheiro, enquanto o alegre irmão Yannick é o atendente e relações públicas que circula pelo pequeno salão com um bom humor e uma simpatia que precisam ser checados uma vez mais (voltarei em breve pra conferir se cheguei num dia de sorte ou se aquele prazer em receber é genuíno como me pareceu).
Decoração descontraída, música super agradável, bons vinhos e boa sobremesa feita no lugar. Se o artigo anterior da Lina te deu vontade de conhecer o Canal Saint-Martin (clique aqui para ler nossos artigos sobre a região), já sabe onde parar para almoçar ou jantar.
Paupiette de veau a 15,50 euros, moelleux au chocolat (que chamamos de petit-gateau) com calda de framboesas frescas a 5,50 euros e taça de vinho tinto a partir de 4 euros (experimente o Bergerac “les sens du fruit”, boa sugestão da casa).
L’oiseau sans tête: 3, rue Beaurepaire, 75010 Paris
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
42 Comentários
Rafaella
Gostei muito da sugestão! Já está minha lista para a próxima viagem, junto com algumas outras sugestões colhidas aqui!
Queria saber se vocês conhecem o Chez Louis-Phillipe (não lembro exatamente se a escrita é assim), ali no Marais. Bem, fica como sugestão! Fiquei hospedada bem pertinho de lá (dava para ver o restaurante da janela do quarto) e, alguns anos atrás, numa noite de verão em que todas as outras opções nas proximidades estavam muito cheias, peguei a indicação com a recepcionista da pousada (que, inclusive, já morou no Rio por 2 anos e tem uma pronúncia linda do português). Desde então, é o meu preferido e sempre visito novamente, todas as vezes que volto a Paris.
Acessando pela Rue des Barres, é só continuar em frente, descer alguns degraus e já se chega lá.
Entrada + prato principal + sobremesa + bebida (jantar): 40 – 50 euros (em geral).
Fica minha indicação!
Beijos
martina knoll
hummmm!!! que saudades!!! passamos aí pertinho mês passado! e as saudades já são imensas!! que fome!! MEU DEUS! não sei qdo verei um croissant novamente! mas já está anotado!bjs!
Maria das Graças
Estela, siga este link http://www.lafourchette.com/2_restaurant/restaurant_Paris/restaurant_L_Oiseau_sans_Tete/17200/
Para quem mora no Rio é uma bagatela.
Marcos
Ou da nonna, Suely! Uma epifania proustiana…
Suely
Agora não tem como não ir pelos cantos do Canal Saint Martin…
Esse prato lembra a velha bracciola da mama,hummm.
Nilza Freire
Lina, que dica ótima!
Esta de encomenda para mim, que vou me hospedar desta vez na Rive Droite. Esses cantinhos sao pérolas, a gente explora com muito prazer! Pela descrição, já me deu água na boca! Abs.
Andreia
Ah… tenho outra curiosidade, é perigoso pegar metrô à noite em Paris? Pretendo fazer os trajetos da Lina… à pé pela cidade, e pretendo voltar pra casa à noite, vou ficar no Marais, rue Ecouffes. O que você acha?
Lina
Andreia
Pode pegar o metro sem medo.
Estela
Kátia por favor – qual o preço do prato? Gostaria de saber para ter uma idéia de gastos por dia/pessoa com refeição. Obrigada!
Andreia
Olá… Parece ser ótimo… que dias e a partir de que horas abre? Quero ir em setembro… depois te conto!!! Bjos.
Ilma Madureira
Oba! Mais uma sugestao para eu “provar e comprovar” rsrs