Antes de mais nada, informo que os puristas são contra. Vinho quente? Nunca. Os snobs também.
Mas nas estações de esqui ou quando está fazendo muito frio em Paris já vi os mais recalcitrantes se esquentarem com um bom e popular vinho quente.
Percebi neste fim de semana, subindo a avenida Champs Elysées, que os quiosques de sanduíches e bebidas já oferecem vin chaud. Se não fosse 9 horas da manhã, teria parado para tomar um vinho bem quente perfumado com canela.
Se estiverem com frio, provem e verão o efeito. Delicioso e faz parte do folclore, das tradições populares deste país. Para os que não conhecem esta bebida, a receita tradicional aconselha misturar vinho tinto e conhaque, colocar em uma panela, esquentar e flambar. Tirar do fogo e acrescentar açúcar, cascas de laranja, canela e cravo.
Conheça mais pratos tradicionais da culinária francesa:
- Confit de canard
- Foie Gras
- Sopa de cebola
- Raclette
- Queijos como sobremesa
- Steak Tartare
- Ovo com maionese
- Queijo Mont d’Or para o inverno
- Coquille Saint Jacques
- Salada de abacate
- Morango com pimenta. Aprenda esse segredo dos franceses.
- Como comprar e preparar aspargos
- As tradicionais sobremesas francesas
- Couscous
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
29 Comentários
Tania Baiao
Concordo com a Maria Cristina: receita de quentão!!! No inverno tem seu valor..Dependendo das especiarias que usar, fica delicioso!
Graziela
Olá, onde fica o mercado de natal? Ah, aproveito para elogiar seu blog, vamos para Paris dia 26/12 e diariamente passo aqui para ler suas dicas. Parabéns!
Lina
Graziela
O mercado está na avenida Champs Elysées.
Maurício Christovão
Eymard, concordo com você. Esse vinho quente me transportou para as festas juninas do interior, com aquele friozinho…
August Souza
Putz! Comi nesse quiosque ai. Muito bom relembrar.
Vanessa
Chego em Paris dia 21/12.. não vejo a hora!
ana
sim, experimentar vin chaud na Champs Elysées, acompanhado de um sanduíche com saucisse de Toulouse é uma delícia! o vinho quente docinho se contrapõe ao picante da salsicha e fica uma combinação perfeita, além de ajudar a combater o frio.
claro que é uma bebida popular, como o quentão no sul do brasil, mas dentro do contexto em que é bebido funciona muito bem: se esquentar em uma festa na rua.
a propósito, como muitas coisas na frança, achei menos doce do que o que é feito no brasil.
Adriana Pessoa
Adorei isso!! Quero experimentar sim, em um dia frio. Em Paris!!
Ana Maria
Tomei um vinho desses em Belo Horizonte, nos anos 70; nunca mais encontrei um igual nem nos lugares frios que já visitei fora do Brasil. No começo de abril/13, vou a Paris e espero saborear, novamente, esse vinho maravilhoso…
Maria Cristina
Essa é areceita do nosso “quentão” aqui do Sul. Aliás, muito apreciada.
Eymard
O nosso vinho quente é para as noites de Sao Joao. Noites mais frias. Como na maioria dos estados brasileiros o frio é passageiro, não fazemos dele uma tradição (salvo no sul do país). Ainda assim, mesmo no inverno, prefiro um bom vinho para esquentar. Continuo deixando o “vinho quente” apenas para as festinhas de São Joao!