Resumo aqui um artigo publicado no jornal Le Monde e assinado por Jean-Claude Ribaut.
O artigo é interessante e complementa informações sobre as transformações – alguns chamam de decadência – por que passam os restaurantes franceses. Alguns restaurantes passaram a trabalhar com produtos congelados e conservas. A estratégia possibilita reduzir o preço do almoço de todos aqueles que trabalham em Paris e moram na periferia de Paris. Com a explosão do preço dos imóveis, a classe média foi expulsa do centro da cidade. Outros restaurantes trabalham somente produtos frescos, preparados por chef e neste caso o preço não é o mesmo.
Com todas os meios de informação à disposição dos turistas, é muito fácil, hoje, saber escolher. Leia o artigo abaixo.
No final de dezembro o Senado francês deve votar uma lei que aumenta a informação aos consumidores. Este projeto de lei prevê as seguintes menções nos cardápios dos restaurantes:
. produit frais – produto fresco
. produit surgelé – produto congelado
. conserve – conserva
. fait maison – feito no restaurante
A luta será feia pois o lobby da indústria agroalimentar é forte.
Enquanto esperamos esta lei eis aqui alguns restaurantes parisienses de confiança onde os pratos são preparados no restaurante:
– Christophe – 8 rue Descartes, 75005
– L’Insoumis – 22 rue des Capucines, 75001
– La Galère des Rois – 8 rue Cavallotti, 75018
– Le Coude-à-Coude – 46 rue Saint Honoré, 75001
– Gorille Blanc – 4 impasse Guéménée, 75004
– Chez Plume – 6 rue des Martyrs, 75009
Leia o artigo do Le Monde aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
17 Comentários
Ana
Ano passado estive em Paris com minha mãe. Fomos almoçar no Moulin de la Gallete, onde ela tinha estado alguns anos antes. Que decepção! A carne estava com o interior gelado e os legumes eram nitidamente Bonduelle congelados. Confrontamos a garçonete sobre a origem da comida e ela, constrangida, deu a entender que, de fato, era congelada. É bom ficarmos atentos! Obrigada pelas dicas!
Luciana
Querida Lina,
Muito obrigada mais uma vez!!!
Dessa vez estou levando os dois guias para viagem.
Vou ficar no Hotel Scrib e vou aproveitar bem essas dicas.
Andrea
Boa tarde Lina e amigos do CP,
Eva,
Vou a Paris no carnaval e reservei 1 quarto quadruplo no Citadines Prestige Saint German. Também tive esta dificuldade e esta foi a melhor solução que consegui.
Gostei da localização e as intsalações me pareceram boas.
Abs
conexaoparis
Andrea
Este Citadines é ótimo e bem localizado.
Eva
Ola colegas viajantes!
Acho legal os viajantes que alugam apto para a familia mas confesso que meu nivel de ousadia nas viagens ainda nao chega a tanto! Meu marido nao fala nada de ingles nem frances e nao quer ter arriscar! Eu confesso que para esta viagem prefiro a praticidade e seguranca do hotel! Mas quem sabe qdo estiver com um grupo maior eu me sinta mais segura?
Mary, vc vai ficar no Cluny La Sorbonne? Eu ja desisti de quarto quadruplo e reservei dois duplos no Cluny Square. Cada qto saiu por cerca de 160 euros a diaria sem cafe. Tentei ver o Cluny Sorbonne no booking mas nao trouxe…Ouvi dizer que a regiao do Square é bem barulhenta, mas pra mim o importante é ser seguro e ter opcoes diversas por perto.
Ainda tenho de preparar os roteiros e decidir se fazemos um bate e volta para Londres…
Obrigada pelas dicas!