Um grande amigo vem à Paris todos os anos e, por não poder comer açúcar, sofre bastante. Um dia ele desabafou: Paris odeia os diabéticos!

E isso parece ser bem a verdade. Além da enorme quantidade de pães e doces maravilhosos a cada esquina, nunca há adoçante nos cafés e restaurantes e as opções de chocolates sem açúcar (ou com adoçantes) são praticamente inexistentes. Em contrapartida a maioria dos doces e sobremesas franceses levam bem menos açúcar do que os brasileiros (falamos sobre isso aqui) e os sucos comprados nos supermercados não têm adição de açúcar.

10592702_835198506595944_338159118185516530_n

A padaria e confeitaria Eugène

É tentando suprir essa falta que o auto-proclamado “diabético guloso” Christophe Eugène Touchet junto com o pâtissier Luc Baudin abriram a Eugène, uma pâtisserie/boulangerie que oferece doces e pães contendo menos açúcar, menos gordura e mais fibras. Todos os produtos foram criados pela dupla com a ajuda de médicos e passaram por uma série de testes antes de chegarem as prateleiras da loja.

Ingredientes

Nas receitas utilizadas na Eugène o açúcar não é totalmente eliminado, mas reduzido ao máximo e substituído, na medida do possível, por açúcares com baixo índice glicêmico ou por edulcorantes naturais. O objetivo é ter um baixo índice glicêmico geral sem perder o sabor.

2015-06-15-22.16.231-e1442917284241

Doce de framboesa

manteiga é substituída por óleos vegetais que contenham grandes quantidades de ômega 3 (óleo de linhaça, óleo de avelã) e ômega 6 (óleo de semente de uva). Pelas mesmas razões, o creme de leite é substituído por uma mousse de leite especial menos rica em gordura porém mais rica em fibras.

O chocolate da Eugène foi concebido e criado em colaboração com a empresa Cacao Barry, tendo como base os grands crus (Venezuela, Cuba, Gana) selecionados por Luc Baudin. A sacarose (açúcar simples de elevado índice glicêmico) foi substituída pelo maltitol (um forte adoçante natural de índice glicêmico quase inexistente), a fim de minimizar o impacto da glicemia do chocolate.

Os chocolates

Os chocolates

Com pouquíssimo açúcar e nenhuma manteiga é realmente um desafio fazer um doce com o sabor de um doce da tradição francesa. Ainda não provamos os produtos da Eugène mas ficamos tão animados com a iniciativa que resolvemos escrever um artigo mesmo assim. O objetivo é informá-los de todas as opções disponíveis em Paris. Muitos leitores frequentemente nos escrevem perguntando sobre locais que sirvam comida sem glúten (veja aqui), sem lactose ou vegetariana (veja aqui).

Eugène: 28 rue des Lombards, 75004. Metrô Châtelet, linhas 1, 4, 7, 11 e 14.


restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.

 

 


Veja as melhores ofertas de passagens aéreas no KAYAK Brasil.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro nao KAYAK Brasil.