Por Marina Stroh Ibri, proprietária da La Brigaderie de Paris e professora de culinária brasileira na França.

“Os doces franceses são menos doces do que os doces brasileiros”.

Quantas vezes você já escutou esta frase?

A pâtisserie francesa é de fato menos doce do que a confeitaria brasileira. E uma das razões é o fato da pâtisserie francesa utilizar muitas frutas na sua elaboração, o que atenua o seu sabor açucarado.

Mas isso quer mesmo dizer que o paladar dos franceses tolera menos o açúcar do que o paladar dos brasileiros? Uma simples comparação mostra o contrário.

Leite Moça X Nutella: ambos os produtos são extremamente doces, não?

leite moça e nutella

leite moça e nutella

leite moça e nutella

leite moça e nutella

A França é o país campeão de consumo do famoso creme de avelã com chocolate (onde a presença da avelã, na verdade, é ínfima). A cada segundo come-se 2,7 quilos de Nutella na França, ou seja, 230 toneladas por dia. Em outras palavras, a cada ano são consumidas 84 mil toneladas de nutela na França, o que representa 26% do consumo total mundial.

O Brasil é o país campeão no consumo do leite condensado açucarado, popularmente conhecido como Leite Moça. São consumidas 18 mil toneladas por mês, ou seja, cerca de 600 toneladas por dia e 200 mil toneladas por ano.

Nesta comparação, os franceses ganham o primeiro lugar com um consumo médio de 1,2 quilo de Nutella por ano. Os brasileiros ficam em segunda posição com um consumo médio de “apenas” 1 quilo de Leite Moça por ano.

Se nos basearmos apenas nestes dois produtos, chegamos à conclusão de que os paladares franceses e brasileiros não são tão diferentes assim. Sem falar ainda de especialidades locais com alto nível de açúcar e que fazem vibrar qualquer francês como o famoso « caramel au beurre salé » (caramelo com manteiga salgada), ou os merengues (suspiros), e até mesmo os célebres macarrons.

Os deliciosos brigadeiros da

Os deliciosos brigadeiros da Marina

Desde que abri a La Brigaderie de Paris, esta minha teoria só tem se confirmado. O francês gosta de brigadeiros sim, diferentemente do que pensam muitos por aí. Claro que adaptamos um pouco a receita, mas a essência é a mesma, a base é leite condensado açucarado e chocolate.

A tática que usei foi de sair oferecendo brigadeiros por aí: aos funcionários dos correios, da padaria, da farmácia e, claro, aos amigos franceses, para quem eu pedia muita sinceridade. E a cada dia eu adaptava a receita do brigadeiro aos comentários que me eram feitos sobre o sabor, a textura, o tamanho… O segredo eu guardo à sete chaves, mas fico feliz em constatar que hoje a grande maioria dos nossos clientes são franceses e eles têm-se tornado fiéis ao mais brasileiro de todos os doces.

Acho que a grande diferença entre os dois países é a variedade. Na França temos uma imensa oferta de receitas, umas mais doces e outras menos. Se você prefere um doce bastante doce, aqui tem. Mas se optar por um menos doce, aqui tem também. Já no Brasil, o nível de açucar é mais padronizado. Os doces são em sua maioria bastante doces e as opções menos açucaradas ainda mais limitadas.

Além disso, na França os preparos são mais elaborados, etapa por etapa, podendo-se dosar o nível de açucar. No Brasil temos a tendência de “pular” algumas etapas por praticidade, usando com frequência produtos como o Leite Moça, que nada mais é do que leite com açúcar cozidos lentamente até chegar à textura que conhecemos.


acesso internet na EuropaNo site Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris